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5 estratégias de retenção de alunos para você usar em sua instituição de ensino

3 min de leitura

As estratégias de captação de alunos são muito importantes.

As estratégias de captação de alunos são muito importantes.

Contudo deixar de estabelecer ações para reter alunos é um erro que não deve ser cometido.

Para que isso fique realmente claro, vamos analisar um cenário bastante comum em escolas:

A estratégia de marketing da sua instituição está focada em captar novos alunos.

Essa meta tem sido alcançada, pois muitos alunos novos estão se matriculando em sua instituição. 

Contudo, um outro movimento está acontecendo. Alguns dos seu alunos já captados estão desistindo do curso ou fazendo a transferência para outra instituição de ensino.  

Esse tipo de situação também acontece em sua escola? 

Para mudar isso é preciso compreender que, para que a soma de alunos da sua instituição siga aumentando, seus alunos captados devem ser fidelizados. 

É neste ponto que entra a retenção de alunos

Primeiro passo:

Entenda a evasão de alunos em sua escola

Colocar em prática estratégias para reter alunos em sua escola é essencial.

Contudo, é necessário ter certeza de que a estratégia em ação é a correta.

Caso contrário, você gastará dinheiro e esforços sem ter os resultados esperados. 

Por isso, é preciso avaliar sua instituição. Procure saber qual a causa da evasão de seus alunos.

Se eles estão trocando sua escola por outra, talvez seja hora de rever seus métodos ou até mesmo implantar melhorias em sua estrutura. 

Caso esses alunos estejam desistindo de continuar os estudos, a causa pode ser financeira. 

Mas não fique no achismo. Faça pesquisas e procure compreender como é a experiência do aluno em relação à sua instituição. 

Sabendo quais as razões da evasão em sua instituição, será possível colocar em prática as estratégias adequadas para ter resultados satisfatórios nas taxas de permanência de alunos.

Quando você consegue captar um bom número de alunos e manter os que já foram conquistados, a instituição cresce muito mais!

Segundo passo:

Aplique estratégias de retenção de alunos

1- Captação como passo para a retenção

A primeira estratégia de retenção de alunos é a captação. Afinal de contas, é preciso ter alunos matriculados para retê-los. 

Portanto, não omita ou aumente informações sobre sua escola no momento de buscar novos alunos. Fale sempre a verdade.

A experiência vendida deve ser a realidade. Caso contrário seu aluno ficará decepcionado e acabará descontinuando seus estudos na instituição. 

Explore todos os seus pontos positivos e deixe eles muito claros em sua campanha de captação. 

2- Ofereça soluções financeiras

Como já falamos anteriormente, talvez a causa da evasão dos alunos seja devido a problemas financeiros.

Justamente por isso, é preciso oferecer soluções que realmente resolvam o problema. 

Lembra quando falamos sobre falar a verdade desde o início? Aqui vale muito esta premissa.

Deixe bem claro qual o valor da mensalidade e dos materiais do seu aluno. Especifique também a quantia referente à matricula.

É importante que a pessoa esteja ciente do custo que terá em relação aos estudos.

Caso outros custos surjam no caminho, sem que o responsável pagante tenha sido avisado, isso pode se tornar uma razão para que o aluno abandone a instituição. 

Algumas práticas que podem prevenir a evasão causada por questões financeiras, são: 

  • Informar desde a matrícula as informações relacionadas aos pagamentos, prováveis reajustes, taxas e cobranças extras;
  • Manter uma política de inadimplência escolar muito clara;
  • Tratar as pendências financeiras sempre de forma atenciosa, a fim de resolver o problema sem expor o aluno, e nem a família;
  • Sempre que possível, ofereça soluções paliativas, tais como descontos e parcelamentos de dívidas. Considere evitar os juros, pois em alguns casos vale mais a pena receber a quantia esperada do que postergar mais a situação.

3- Se atente às necessidades dos seus alunos

A retenção de alunos está fortemente ligada a como os estudantes se sentem em relação à sua escola.

Por isso a gestão educacional deve buscar atender suas necessidades e desejos. 

Lembre-se de que os estudantes desejam ser ouvidos. Portanto, sua escola deve dar voz a eles.

Procure disponibilizar meios para que os alunos possam dar sua opinião e apresentar sugestões de melhorias na instituição de ensino.

Saber ouvir esses alunos já é uma ótima estratégia de retenção. Isso fica ainda mais eficaz quando algumas das melhorias sugeridas são implementadas.

Sua instituição existe com o intuito de promover o aprendizado.

Todo o processo deve ser pensado para tornar esse momento o mais positivo possível para o seu aluno.  

4- Invista no relacionamento com seus alunos e responsáveis 

Procurar estreitar o relacionamento com os alunos e com seus amigos e familiares ajuda a criar um laço entre todos os envolvidos na comunidade de sua escola.

Esse laço de afeição diminui as chances de que os alunos desistam de continuar seus estudos. 

A internet é um excelente ponto inicial, pois é um canal onde as pessoas podem contatar sua escola facilmente.

Utilize as redes sociais, e-mail e todas as outras ferramentas, sempre fazendo o possível para responder seus estudantes. 

Fora do ambiente digital, o atendimento a todo o seu público também deve acontecer de maneira atenciosa.

Procure resolver todos os problemas de alunos e responsáveis, procurando sempre se colocar no lugar do outro.  

5- Esteja bem localizado

O fácil acesso à sua instituição também é uma situação que deve ser considerada.

Áreas mais centrais podem ser um problema para estacionar, enquanto áreas muito remotas acabam se tornando distantes para muita gente.  

Outra desvantagem de áreas centrais é o barulho do trânsito, que pode acabar atrapalhando as aulas. 

Por isso mesmo, é bastante importante procurar por um meio termo.

Assim, a localização de sua instituição de ensino não se tornará um elemento causador da evasão escolar. 

Terceiro passo:

Conte com o sistema Sponte 

Você sabia que o sistema para gestão escolar Sponte pode ajudar na retenção de alunos? 

Como você percebeu acima, quando se trata de reter alunos, muitos fatores podem influenciar. 

Uma vez que se compreende o motivo pelo qual seus alunos estão deixando sua instituição, é hora de encontrar uma solução para acabar com essa evasão.

E para isso, sua gestão escolar pode contar com o Sistema Sponte. 

Através do Sponte, é possível saber quais alunos estarão propensos a evadir da sua escola através de um score inteligente. 

A organização também é um fator que influencia na retenção. Escolas desorganizadas, que sempre precisam marcar novamente as datas de eventos e refazer documentos, costumam ter um alto índice de evasão. 

Nem alunos nem responsáveis querem ter de lidar com questões burocráticas tantas vezes.

Com o Sponte sua gestão escolar se torna muito mais organizada e efetiva.

Além do mais, toda a comunicação entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de sua instituição pode acontecer facilmente através do sistema. 

Quando alunos e responsáveis não têm um canal de comunicação, eles se sentem distantes da escola.

Fazer reclamações e sugestões, receber comunicados sobre eventos, conversar sobre a situação dos alunos, tudo isso ajuda a desenvolver o relacionamento do qual falamos anteriormente!  

O Sponte, software de gestão para escolas, abre canais de comunicação que vão ajudá-lo a ouvir a comunidade escolar.

Estimulando essa troca de ideias, você aproxima o aluno da escola e aumenta os índices de retenção.

Descobrir, assim, as dificuldades e necessidades de cada aluno, é uma forma de saber como a escola pode ajudar – e, consequentemente, aumentar suas taxas de retenção de alunos.

Aumente o controle de retenção de sua instituição com o sistema Sponte

Vantagens do Sistema Sponte para produtividade na gestão escolar

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