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Aprendizagem Significativa: conhecimento com conexões duradouras

5 min de leitura

A teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, surge como uma abordagem poderosa para promover um aprendizado profundo, relevante e aplicável na vida dos alunos. Além de ser essencial para o sucesso pessoal do estudante, a gestão...

A teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, surge como uma abordagem poderosa para promover um aprendizado profundo, relevante e aplicável na vida dos alunos. Além de ser essencial para o sucesso pessoal do estudante, a gestão pedagógica de escolas privadas que implementa modelos que melhoram a qualidade do ensino acaba atraindo e fidelizando mais alunos. 

É por isso que, ao longo dos anos, educadores e pesquisadores, como Ausubel, nunca pararam de estudar sobre a melhor forma de ensinar de um modo que os alunos realmente consigam aproveitar o conhecimento ao longo de sua vida.

Conforme o artigo Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel, “os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz”.

Este artigo explora os principais conceitos da aprendizagem significativa, destacando suas características distintivas em relação a outras abordagens educacionais. 

Também vamos falar sobre estratégias e práticas pedagógicas para fomentar a aprendizagem significativa em sala de aula. 

Assim, ao compreender a importância desse método, educadores poderão aprimorar suas práticas de ensino, tornando o processo de aprendizado mais envolvente e relevante para os alunos aplicarem o conhecimento em suas vidas pessoais e profissionais.

Descubra como a aprendizagem significativa pode revolucionar a forma como aprendemos e compreendemos o mundo ao nosso redor, desenvolvendo cidadãos críticos e autônomos capazes de enfrentar os desafios do mundo em constante mudança. E, de quebra, ainda fideliza os alunos da sua escola. 

O que é aprendizagem significativa?

O psicólogo americano David Ausubel desenvolveu a aprendizagem significativa,  um conceito chave da teoria educacional que enfatiza a importância de conectar o novo conhecimento com o conhecimento prévio e relevante já existente na mente do aprendiz. 

O objetivo é tornar o aprendizado mais significativo e duradouro, em vez de simplesmente memorizar informações de forma isolada.

O que é aprendizagem significativa? | Sponte

Entre as principais características da aprendizagem significativa estão:

Relevância

O aprendizado é mais eficaz quando as informações são consideradas relevantes e aplicáveis aos conhecimentos e experiências prévias do aluno.

Estruturação do conhecimento

Imagine que a sua mente é como um grande armário com muitas gavetas. Cada gaveta representa um pedacinho de conhecimento que você possui. Por exemplo, uma gaveta pode ser sobre "português", outra sobre "matemática", outra sobre "história", e assim por diante.

A estruturação do conhecimento é como você organiza essas gavetas em seu armário mental. Quando você aprende coisas novas, é como se colocasse novos itens dentro dessas gavetas. 

Mas aqui está o segredo: o que você aprende de novo fica mais fácil de entender e de lembrar quando você coloca esse novo item em uma gaveta que já tem coisas parecidas ou relacionadas.

Ausubel propôs a existência de uma estrutura hierárquica de conhecimentos na mente do aprendiz, onde novas informações são conectadas a conceitos já existentes, tornando o processo de aprendizado mais organizado.

Aprendizagem ativa

A aprendizagem significativa é um processo ativo, no qual o aluno busca relacionar o novo conhecimento com o conhecimento prévio, interpretando e integrando as informações de maneira pessoal, como nas metodologias ativas.

Aprendizado de conceitos-chave

Em vez de se concentrar apenas em fatos isolados, a aprendizagem significativa enfatiza a compreensão de conceitos fundamentais, que atuam como âncoras para o entendimento de informações adicionais.

Aprendizado colaborativo

A interação com outros alunos e professores pode facilitar a construção de significados compartilhados, promovendo um aprendizado mais significativo.

Diferenças entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica

A diferença entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa está relacionada à forma como os indivíduos adquirem e processam o conhecimento. Vamos entender melhor cada tipo de aprendizagem:

Aprendizagem Mecânica

A aprendizagem mecânica é caracterizada pela memorização e repetição de informações sem que haja uma compreensão profunda do significado por trás dessas informações. Nesse tipo de aprendizagem, o foco está na retenção superficial de dados, muitas vezes sem conexão com o conhecimento prévio do aluno.

As principais características da aprendizagem mecânica são:

  • Ênfase na memorização de fatos e dados.
  • O aluno pode ser capaz de reproduzir informações, mas sem necessariamente entender seu significado.
  • A aprendizagem é superficial e de curta duração, pois não há uma conexão significativa com o conhecimento prévio do aluno.

Assim, a aprendizagem mecânica pode ser útil para informações que precisam ser lembradas temporariamente, mas geralmente não leva a uma compreensão profunda e duradoura.

Aprendizagem Significativa

Como já dissemos, a aprendizagem significativa é um processo no qual os novos conhecimentos são conectados de maneira relevante e significativa ao conhecimento prévio do aluno. Nesse tipo de aprendizagem, o aluno busca entender os conceitos em um contexto mais amplo e aplicável.

As principais características da aprendizagem significativa são:

  • O aluno relaciona o novo conhecimento com o que já sabe, criando conexões significativas.
  • A aprendizagem é mais profunda e duradoura, pois os novos conceitos são incorporados à estrutura cognitiva existente do aluno.
  • O entendimento é pessoal e ativo, envolvendo uma compreensão real do significado e da relevância das informações.
  • A aprendizagem significativa leva a uma melhor transferência do conhecimento para diferentes situações e contextos.

Em resumo, a principal diferença entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa está na forma como o conhecimento é adquirido e processado. 

Enquanto a aprendizagem mecânica enfatiza a memorização e a repetição sem compreensão profunda, a aprendizagem significativa busca criar conexões relevantes com o conhecimento prévio do aluno, resultando em uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo. 

A aprendizagem significativa é geralmente considerada mais valiosa e eficaz, pois permite que o aluno utilize o conhecimento de maneira mais significativa em sua vida e em diferentes contextos.

Aprendizado significativo | Sponte

Como promover a aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é considerada mais valiosa, pois permite que os alunos construam uma compreensão mais profunda e ampla dos conceitos, tornando o aprendizado mais útil e aplicável em diferentes situações.

Para promovê-la, sugerimos algumas práticas em sala de aula. Confira:  

Ative o conhecimento prévio

 Inicie a aula fazendo perguntas ou atividades que incentivem os alunos a refletirem sobre o que já sabem sobre o assunto a ser abordado. Isso ajuda a conectar o novo conteúdo com o conhecimento existente.

Estabeleça relações relevantes

Ao apresentar um novo conceito, relacione-o a experiências pessoais dos alunos, situações do cotidiano ou temas que sejam relevantes para eles. Isso torna o conteúdo mais significativo e aplicável.

Desenvolva um aprendizado baseado em problemas

Proponha problemas ou desafios que os alunos precisem resolver usando o conhecimento adquirido. Isso estimula a reflexão, a busca por soluções e a aplicação prática dos conceitos.

Promova um aprendizado colaborativo

Incentive a discussão em grupo, trabalhos em equipe e projetos colaborativos. A troca de ideias e perspectivas enriquece o entendimento e possibilita a construção coletiva de significados.

🔎 Leia também: 6 maneiras de deixar uma aula mais interativa.

Teoria da aprendizagem significativa | Sponte

Contextualize o conteúdo

Apresente o conteúdo em um contexto real e relevante para os alunos. Demonstre como o conhecimento pode ser aplicado em situações reais ou na resolução de problemas do mundo real.

Aplique a avaliação formativa

Utilize avaliações formativas ao longo do processo de ensino para identificar o nível de compreensão dos alunos. Isso permite ajustar o ensino para atender às necessidades individuais e aprimorar a aprendizagem.

🔎 Leia mais: Tudo sobre avaliação escolar: melhores práticas no processo avaliativo, objetivos e análise de resultados.

Construa feedbacks

Forneça feedback detalhado e construtivo aos alunos sobre seu desempenho e compreensão do conteúdo. O feedback ajuda a orientar os alunos no caminho certo e a melhorar sua compreensão.

Estimule a curiosidade

 Incentive a curiosidade dos alunos, estimulando-os a fazer perguntas e buscar respostas por conta própria. Isso motiva a investigação e aprofundamento dos temas estudados.

Apresente exemplos significativos

Ao explicar um conceito abstrato, use exemplos concretos e significativos para ilustrar como o conhecimento pode ser aplicado em situações práticas.

Essas práticas em sala de aula são apenas algumas das muitas maneiras de promover a aprendizagem significativa. A diversidade de abordagens ajuda a envolver os alunos e a permitir que eles construam uma compreensão profunda e duradoura dos conceitos estudados.

Formas de aprendizagem que levam ao conhecimento duradouro | Sponte

Use recursos multimídia

 Utilize recursos multimídia, como vídeos, imagens, simulações e atividades interativas, para enriquecer a experiência de aprendizado e tornar o conteúdo mais envolvente.

Teorias que se complementam

Após Ausubel, vários teóricos e estudiosos foram complementando essa teoria. Entre eles estão:

  • Jerome Bruner, um renomado psicólogo cognitivo que enfatizou a importância da estruturação do conhecimento e propôs a ideia de que os alunos podem aprender de forma mais eficaz ao organizar as informações em categorias ou esquemas.
  • Lev Vygotsky, psicólogo e teórico do desenvolvimento que enfatizou a importância do contexto social e da interação na aprendizagem. Ele destacou a relevância da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a diferença entre o que o aluno pode fazer sozinho e o que ele pode fazer com ajuda de um instrutor ou colega mais experiente.
  • Jean Piaget, o teórico do desenvolvimento cognitivo mais conhecido, que contribuiu para o entendimento da aprendizagem significativa ao enfocar a construção ativa do conhecimento pelo aluno. Sua teoria sugere que as crianças constroem seu entendimento do mundo por meio da assimilação e acomodação de novas informações.
  • Carl Rogers, psicólogo humanista que abordou a aprendizagem significativa sob o prisma do ensino centrado no aluno, enfatizando a importância do professor ser um facilitador do aprendizado, promovendo um ambiente acolhedor e empático para o aluno se engajar na busca por conhecimento.
  • Seymour Papert, pesquisador no campo da aprendizagem e da tecnologia educacional que desenvolveu a teoria da construção do conhecimento e defendeu o uso de tecnologias educacionais, como o computador, para promover a aprendizagem significativa, especialmente por meio da resolução de problemas.

Em suma, a aprendizagem significativa é um poderoso caminho para proporcionar uma educação enriquecedora e transformadora aos alunos. Ao conectar os novos conhecimentos com o que eles já sabem e tornar o aprendizado mais relevante e aplicável, os educadores podem cultivar um ambiente de aprendizagem estimulante e gratificante.

🔎 Leia também: O que é gestão pedagógica? Tudo o que você precisa saber para sua escola.

Ferramentas tecnológicas colaboram para a aprendizagem significativa

Para alcançar todo o potencial da aprendizagem significativa, é essencial contar com ferramentas modernas e eficazes que auxiliem no gerenciamento escolar. É aí que entra a importância do uso de um software de gestão escolar como o Sponte, que oferece suporte a organização das informações acadêmicas e administrativas. 

Com recursos de fácil acesso, é possível acompanhar o progresso dos alunos, registrar notas, criar relatórios detalhados e até mesmo monitorar a eficácia das práticas pedagógicas.

Além disso, um software de gestão escolar pode contribuir para a personalização do ensino, permitindo que cada aluno seja acompanhado individualmente e receba suporte específico em seu processo de aprendizagem.

Portanto, ao combinar a abordagem da aprendizagem significativa com o uso de um software de gestão educacional, as instituições de ensino podem criar um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual e emocional de seus alunos, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança.

Se você quer saber como avaliar os seus alunos que estão inseridos na abordagem da aprendizagem significativa, preparamos um material exclusivo. Confira:

Os desafios da avaliação | Sponte

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