Mais do que nunca, por diversos motivos, a tecnologia na escola precisa ser uma aliada do ensino, do planejamento da gestão administrativa, pedagógica e das equipes como um todo. Em primeiro lugar, o ensino híbrido tornou ainda mais essencial a assistência de recursos tecnológicos para as aulas online.
Além disso, a Educação 5.0 e a necessidade de novas metodologias de ensino que conquistem a atenção de um aluno nascido na era digital, também demandam uma escola modernizada.
É por isso que o planejamento do ano letivo precisa ser feito com atenção a novos critérios. Diferentemente dos anos anteriores, a necessidade de adaptação será mais substancial do que nunca, tanto na Educação Básica, quanto em centros de ensino de idiomas e cursos.
Devido a essas novas demandas, pode ser um desafio para os gestores efetivarem esse planejamento.
Neste artigo, você, gestor, pode conferir dicas de como fazer o planejamento de sua escola para alcançar o sucesso em um cenário de muitas novidades.
Em primeiro lugar, é importante saber que existem dois tipos de planejamento escolar: o participativo e o estratégico.
O planejamento participativo é construído por meio de comunicação com toda a comunidade escolar, de modo a estabelecer uma gestão democrática entre pais, alunos, responsáveis, docentes e os demais colaboradores.
Mas como isso é feito?
Basicamente, a gestão participativa ocorre quando o diretor e os demais integrantes da comunidade escolar apresentam propostas e todos votam sobre elas. Dessa forma, as decisões são tomadas de maneira coletiva. É claro que, para isso, todos os votantes precisam conhecer a realidade da escola.
Esse modelo tem grandes vantagens:
É uma forma de trabalhar coletivamente pelo avanço escolar e o engajamento dos alunos.
Esse planejamento é mais objetivo. A decisão fica centralizada no gestor, que baseia suas ações em dados de mercado, situação financeira, políticas e metas de investimento.
Para isso, é necessário ter uma análise adequada e uma boa gestão administrativa, financeira e, especialmente, de resultados, uma vez que eles são o foco das decisões.
Com um sistema de gestão escolar, esse diagnóstico é otimizado, já que os dados ficam organizados de uma forma prática e segura.
Esse modelo também oferece benefícios:
Não há uma resposta pronta, porque isso depende muito das demandas de cada gestão e também da proposta da escola.
O ideal é ter organização e equilíbrio de modo a atender as necessidades da escola, mesmo que seja necessário combinar as duas formas de planejamento, a variar da necessidade do momento.
Em qualquer que seja o modelo de gestão, é fundamental ter:
🔎 Leia também: Tudo sobre gestão administrativa escolar para escolas de sucesso.
Como vimos, os novos tipos de metodologias e o ensino híbrido exigirão que o planejamento escolar siga novos critérios para ser efetivado de maneira positiva.
É por isso que é fundamental trazer inovações a cada período letivo, inserir disciplinas que promovam o letramento digital dos alunos, ouvir as experiências e aprendizados que os docentes trazem durante as aulas utilizando novas ferramentas e, não menos importante, comparar e revisar os resultados para organizar o planejamento.
Acompanhe nossas dicas para fazer isso tudo:
Nossa primeira dica é estruturar um Projeto Político Pedagógico (PPP), que não é novidade para os gestores.
Esse documento importante define o que a escola deve cumprir na proposta de aprendizagem, na formação dos professores e na gestão administrativa.
Todas as instituições de ensino devem ter um PPP bem estruturado, para ser utilizado como guia para desenvolver o planejamento escolar, de forma que abranja as estratégias e objetivos de cada área da escola.
O PPP tem a força de um guia, que indica o caminho que os gestores de escola devem seguir para atingir as metas. Além disso, ele deve ser flexível, caso haja necessidade de mudança.
A rotina do gestor pode ser muito cheia, ao ponto de ser impossível para ele saber de tudo que acontece na escola.
É por isso que a equipe pedagógica da escola deve ser a grande parceira do diretor, principalmente na elaboração do planejamento escolar e na troca de informações sobre o andamento do ano letivo.
Para isso, é importante que o gestor promova a participação da equipe nesse importante momento, criando um ambiente agradável para que todos possam fazer seus comentários, críticas e sugestões.
Para ter professores engajados no planejamento do ano letivo e acompanhamento dos resultados, o gestor pode:
As metas a serem alcançadas durante o ano letivo são essenciais no planejamento escolar. É importante que elas sejam mensuráveis, para monitorar com mais facilidade.
Alguns exemplos de metas:
Após estabelecer com clareza qual vai ser o maior foco do ano letivo, não se esqueça de acompanhar periodicamente para ter certeza de que tudo vai bem.
Determinar esses objetivos para as diferentes áreas da escola — pedagógica, financeira, administrativa e outras — é uma prática que auxilia o gestor a se preparar para realizar mais um bom ano de trabalho.
🔎 Leia também: A importância da coleta e análise de dados educacionais.
Durante o ano letivo, alguns problemas podem surgir nas instituições de ensino, de forma que o planejamento pode precisar ser reformulado.
Para não ser pego de surpresa, é essencial que o gestor saiba o que precisa ser aprimorado na escola. Por isso, durante a execução do planejamento, é indispensável refletir sobre as demandas e definir como vai melhorar ao longo do ano.
Confira pontos importantes para prestar atenção e melhorar o processo de ensino e aprendizagem:
Por conta do ensino híbrido, os professores e alunos podem se deparar com novas tecnologias e ferramentas que complementam o ensino mais tradicional.
Nesse contexto, nos deparamos com a necessidade de letrar tecnologicamente a comunidade escolar. Propiciar esse letramento digital é importante para incluir de fato as inovações na escola, considerando que o ensino híbrido veio para ficar.
Há muitos recursos tecnológicos que podem ser inseridos em sala de aula, aliados à metodologias ativas de aprendizagem. Desde ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), ferramentas colaborativas, vídeos, smartphones, notebooks, aplicativos, redes sociais e afins, todos podem ser utilizados para o ensino, se houver planejamento adequado.
A própria Base Nacional Curricular Comum (BNCC) solicita que as escolas contemplem as novas tecnologias.
Nesse sentido, é indispensável que o planejamento do ano letivo inclua práticas pedagógicas alinhadas com as inovações tecnológicas, para que os alunos desenvolvam essas habilidades.
Além disso, o planejamento também deve prever capacitações ao longo do ano letivo, que ajudem os docentes a desenvolverem a articulação necessária para inserir a tecnologia na sala de aula efetivamente.
🔎 Leia mais: Entenda o que é STEAM e como aplicar essa metodologia em sua escola.
O planejamento do ano letivo deve incluir a introdução de uma plataforma de ensino.
A sala de aula online, por exemplo, é uma forma tecnológica de ensinar que vai ao encontro do ensino híbrido, otimizando a experiência dos alunos com a aula e também o trabalho dos professores.
Essa inserção é fundamental para preparar a escola para diferentes situações em que pode haver fechamento de escolas ou outros acontecimentos.
Além disso, outras tecnologias que melhoram a gestão podem ser incluídas no planejamento do ano escolar. O sistema de gestão escolar Sponte tem várias funcionalidades, além da sala de aula online:
Aprimore a tecnologia na gestão escolar para ter uma comunicação muito melhor com alunos, pais e responsáveis, aumentar a produtividade e se preparar para qualquer mudança de planejamento.
O ano letivo é marcado por diferentes datas, como comemorações da escola, feriados, datas religiosas, entre outras. Assim, uma maneira de planejar as atividades escolares é trabalhar essas datas comemorativas para definir a temática de cada mês do planejamento.
Por exemplo, no mês em que é comemorado o aniversário da instituição, o gestor pode promover gincanas e outras tarefas, como forma de engajar os estudantes e os professores.
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Como vimos até aqui, realizar o planejamento escolar de uma instituição de ensino é uma prática de muita importância por auxiliar o gestor a alcançar o sucesso no ano letivo.
Mas é preciso ficar atento, uma vez que a chegada do mundo digital nas escolas não é um inconveniente passageiro: a tecnologia veio para ficar.
Então, é hora de parar de perder alunos e oportunidades apostando sempre no ensino tradicional. É preciso transformar sua gestão pedagógica com um planejamento novo, inteligente e inovador.
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