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6 maneiras de deixar uma aula mais interativa | Sponte

Escrito por Carla Helena Lange | Aug 1, 2023 3:00:00 AM

Quem já trabalhou dentro de uma sala de aula sabe como é difícil manter os estudantes concentrados e interessados durante as atividades. Uma das melhores formas de se conquistar a atenção dos alunos é tornar a aula mais interativa.

Além de reter a concentração dos estudantes para as atividades realizadas em sala, essa técnica pode ajudar alunos que possuem mais dificuldades em determinados assuntos ou que se sentem desmotivados a aprender pelo método tradicional.

Além disso, as escolas de educação básica estão lidando com uma nova geração, acostumada a receber muitos estímulos o tempo todo. Por isso, ideias de aulas criativas são muito bem-vindas nesse contexto.

Neste artigo, você entenderá quais são as principais maneiras para a equipe pedagógica deixar as aulas mais interativas para os alunos, com técnicas que tornam as atividades mais dinâmicas e divertidas.

Continue sua leitura e acompanhe:

  1. Implementar metodologias ativas
  2. Aproveitar técnicas de aprendizagem ativa
  3. Expor o conteúdo com apresentações dinâmicas e divertidas
  4. Utilizar vídeos para complementar e enriquecer as aulas
  5. Levar os alunos para fora da sala de aula
  6. Incentivar a participação dos alunos

Quais são as principais maneiras para deixar uma aula mais interativa?

Para tornar uma aula mais interessante para os alunos, há diversas formas criativas que podem ser utilizadas tanto em aulas presenciais quanto em aulas online, principalmente se pensarmos na transformação digital na educação por causa da tecnologia. 

Além disso, há a possibilidade do ensino híbrido nas escolas, o que amplifica ainda mais a necessidade de aulas diferenciadas voltadas para o mundo tecnológico unidas ao processo de ensino aprendizagem já aplicado nas instituições de ensino.

Assim, os seis tópicos a seguir apresentam as principais maneiras para que a gestão pedagógica auxilie sua equipe a deixar as aulas mais interativas.

1. Implementar metodologias ativas 

As metodologias ativas envolvem o conceito de modificar o aprendizado do aluno, deixando as aulas mais interessantes para que os estudantes se sintam abertos a participarem das aulas. Entre os exemplos de metodologias ativas estão a sala de aula invertida, o STEAM e o uso de gamificação. 

Essa proposta tem uma forte ligação com a tecnologia e, por isso, acaba sendo interessante para os alunos, que são nativos digitais.

Além disso, esse método de ensino é excelente para auxiliar as diferentes necessidades dos estudantes, tornando o acesso ao conhecimento ofertado em sala mais democrático. Isso porque as metodologias ativas são adaptáveis, o que significa que elas podem ser ajustadas conforme a idade dos alunos e o grau de dificuldade.

Na prática, isso possibilita que os estudantes que têm dificuldades de acompanhar as aulas expositivas consigam adquirir o conhecimento necessário de outra forma, garantindo, então, que a classe toda cumpra com o conteúdo programado.

Portanto, implementar as metodologias ativas é uma importante maneira de acrescentar mais interatividade na sala de aula da sua instituição, pois, com essa prática, os estudantes vão se sentir mais interessados em seu próprio aprendizado. 

Saiba mais sobre o que são metodologias ativas e como utilizá-las em sua escola no artigo: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola.

2. Aproveitar técnicas de aprendizagem ativa 

Juntamente com as metodologias ativas, há diversas estratégias para promover a aprendizagem ativa, tanto em aulas presenciais quanto remotas, estendendo-se, consequentemente, ao ensino híbrido.

Com isso, os alunos podem se tornar mais participantes do seu processo de aprendizagem e desenvolverem suas habilidades em sala de aula por meio de diferentes dinâmicas.

Algumas técnicas de aprendizagem ativa são a sala de aula invertida, a realização de atividades lúdicas e a promoção de debates.

Leia mais sobre estratégias de aprendizagem ativa em escolas de educação básica: 10 estratégias de aprendizagem ativa para usar em aulas presenciais e remotas

3. Expor o conteúdo com apresentações dinâmicas e divertidas 

Seja no ensino presencial ou no online, as apresentações em slides são uma ferramenta que acrescenta muito às aulas e podem ser personalizadas de acordo com o conteúdo. 

As apresentações digitais são atrativas visualmente e permitem o uso de uma série de recursos para tornar as aulas mais dinâmicas. Nesse contexto, cada vez surgem mais ferramentas que disponibilizam maneiras diferenciadas e criativas de estruturar apresentações.

É importante que os professores estejam capacitados a utilizarem essas ferramentas para criar slides que estimulem a participação dos alunos e que modifiquem a forma de aula expositiva para uma mais interativa.

Isso pode ser feito com a utilização de imagens que estejam relacionadas com o conteúdo, com memes, GIFs e com uma diagramação das informações que fique visualmente agradável.

Algumas das ferramentas mais conhecidas para a elaboração desses materiais são:

  • Canva: com ele é possível criar apresentações e infográficos de forma simples e eficiente. A plataforma é intuitiva, permitindo que mesmo profissionais que não sejam designers gráficos consigam criar produtos visualmente agradáveis.
  • Slides Carnival: esta plataforma oferece templates que ajudam a deixar os slides mais bonitos, com diversos layouts prontos para slides nos mais variados temas. As apresentações ainda contam com uma série de elementos gráficos que vêm anexados no modelo original para que o professor consiga montar uma apresentação completa. Para usar os modelos, é necessário fazer o download da apresentação original, podendo ser baixada em PowerPoint ou diretamente no Google Slides.
  • Prezi: é uma ferramenta de apresentações que encanta sobretudo pelas suas transições diferenciadas entre uma tela e outra. Diferentes dos slides tradicionais, as telas do Prezi transacionam entre si de forma fluida, contribuindo para a construção de uma ordem progressiva no processo de aprendizado.

4. Utilizar vídeos para complementar e enriquecer as aulas 

Outro recurso interessante para levar para as práticas de sala de aula são vídeos do YouTube. Muitos alunos já têm contato com essa plataforma, por isso, a utilização dos vídeos é uma forma de aproximar as aulas do cotidiano dos estudantes e contextualizar o conteúdo.

Diversos professores já utilizam o YouTube para selecionar materiais, mas é preciso ter cuidado e avaliar quais vídeos podem ser mostrados aos estudantes, se o conteúdo está correto e se realmente auxilia em determinadas atividades.

Existem diversos canais no YouTube que falam sobre matemática, ciências, redação e temas relacionados à atualidade que podem ser utilizados para complementar o ensino da aula expositiva. 

Um desses canais é o YouTube Edu, em que é possível encontrar videoaulas com conteúdos variados. 

Além disso, essa plataforma pode ser uma referência para o planejamento das aulas. Se sua instituição de ensino trabalha com aulas online e ensino híbrido, os canais de professores podem ser uma fonte de inspiração e ideias para tornar as aulas remotas mais interessantes.

Também é válido pensar na possibilidade de gravação de aulas pelos próprios professores da instituição de ensino.

É possível aliar a técnica da sala de aula invertida a estas gravações, por exemplo, deixando-as disponíveis para que os alunos possam utilizá-las como preparação para a aula, seja ela online ou presencial.

5. Levar os alunos para fora da sala de aula 

Algumas vezes, o fato de estar em sala de aula o tempo todo pode ser cansativo para os alunos. Nesse sentido, explore o potencial de realizar algumas aulas fora de sala. 

Existem diversos lugares que podem ser visitados pelas instituições de ensino, por exemplo, a fim de que o conteúdo aprendido em sala de aula possa ser visto na prática, facilitando a fixação do conhecimento pelos alunos.

Esses lugares podem ser museus, institutos de pesquisa, parques, teatros, entre outros. Conhecer lugares novos, mesmo que com a escola, motiva os alunos e funciona como uma aula interativa. 

Caso não seja possível ir a nenhum desses lugares, é válido explorar algum local dentro da própria escola. Pode ser uma aula de ciências em um ambiente aberto e arborizado, por exemplo, ou, então, um debate ou uma roda de conversa no pátio. 

6. Incentivar a participação dos alunos 

Uma das chaves para a interatividade nas aulas é o incentivo da participação dos alunos durante todo o processo. Isso faz com que eles se sintam incluídos e motivados, além de possibilitar uma aproximação maior entre os professores e os estudantes.

Durante as atividades,  podem-se desenvolver dinâmicas em que os alunos compartilhem o que eles fizeram de uma forma que todos sintam-se acolhidos. 

Com um trabalho feito em folhas ou cartazes, por exemplo, os estudantes podem ser orientados a exporem de diversas formas: apresentações faladas na frente da sala, exposições nas paredes, apresentações em grupos pequenos, entre outros.

Nesse contexto, é preciso avaliar como as turmas se adaptam às dinâmicas da sala de aula, avaliando a faixa etária dos grupos, os tipos de alunos e suas características individuais

Assim, utilizando a técnica mais adequada, aliada a uma atividade que seja interessante para a turma e se adapte ao contexto dos alunos, eles terão muito mais incentivo para participar das aulas.

Leia também: Transformações metodológicas e o que pode ser feito pela gestão escolar para manter os alunos engajados.

Promova uma aula mais interativa com as ferramentas certas

Além das principais maneiras para ter uma aula mais interativa citadas ao longo do texto, trazemos uma dica extra: o uso de plataformas e ferramentas ligadas ao mundo digital. Por meio deles, será muito mais fácil deixar as aulas atrativas e interessantes para os alunos. 

É preciso avaliar como sua escola pode usar esses recursos, se eles se aplicam às metodologias de sua instituição de ensino, se sua equipe está capacitada para utilizá-los e se é interessante oferecer treinamentos sobre eles, além de considerar se a estrutura idealizada para as salas de aula oferecem meios para utilizar tais recursos.

Para que você encontre as ferramentas ideais para sua escola, confira uma seleção com 36 plataformas e recursos que auxiliam as aulas a serem mais interativas: