Se você quer melhorar sua escola, é preciso acompanhar o trabalho constantemente, com análises sérias e equilibradas dos resultados da gestão escolar e administrativa. A recomendação, então, é fazer uma avaliação bimestral com todos os setores da instituição.
Essa avaliação do desempenho escolar de sua gestão precisa ser feita com base em dados, níveis de satisfação da comunidade, feedback educacional, números de aprovação e relatórios para verificar a evolução da escola no decorrer dos anos.
Isso é indispensável para escolas de educação básica, que precisam conferir a evolução dos alunos nas diferentes séries e o alinhamento com as cobranças do Ministério da Educação e com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mas também é muito importante para escolas de idiomas e cursos livres, em que a cobrança por excelência é ainda maior no combate à evasão de alunos.
Parece muita coisa para fazer a cada dois meses? Então fique tranquilo, porque neste texto vamos te dar os principais passos para fazer uma avaliação bimestral completa de forma eficiente e organizada. Confira:
A avaliação bimestral da gestão escolar deve ser um processo realmente amplo, analisando os resultados em muitas frentes e sob diferentes pontos de vista.
É preciso considerar as condições da infraestrutura, o trabalho da equipe de gestão pedagógica, o cumprimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), os resultados dos alunos e até o relacionamento com a comunidade escolar.
Para fazer isso, você pode dividir a avaliação bimestral em diferentes etapas:
O primeiro passo é o mais comum na realidade escolar, afinal, toda escola realiza avaliações de seus alunos, não é?
No entanto, a maioria delas não usa tudo o que esses números têm a oferecer. Eles não indicam apenas a evolução do aluno, mas também o desempenho da própria instituição em passar os ensinamentos de cada lição.
Por isso, reúna todos esses dados e alinhe com os resultados das outras avaliações (que vamos explicar abaixo) para ter uma noção da situação da escola e de seus pontos fracos que possam estar prejudicando a relação ensino-aprendizagem.
Este ponto de avaliação é relativamente simples. Ele envolve conferir toda a infraestrutura da escola; principalmente ambientes e equipamentos. Está tudo inteiro? Tudo seguro para prevenir acidentes? Tem acessibilidade? Os equipamentos e materiais são suficientes para as aulas?
Passe a escola toda sob um pente fino para ver o que pode estar quebrado, o que pode representar um risco para os alunos e o que é insuficiente e precisa passar por melhorias.
Busque ter todo o patrimônio da escola registrado, faça avaliações bimestrais e documente muito bem as manutenções da estrutura, para saber quando é hora de mexer de novo.
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Este pode ser um ponto difícil de mensurar sem um sistema de gestão escolar, mas ele envolve ver os resultados de sua equipe.
Os profissionais da secretaria estão perdendo muito tempo na realização de atendimentos ao público ou estão mantendo os registros sem a organização adequada? A equipe financeira está atrasando boletos ou esquecendo de acompanhar as situações de inadimplência?
Busque avaliar toda a equipe, tanto com números (tempo dedicado a cada tarefa, quantidade de boletos atrasados, etc) quanto com pesquisas de satisfação da comunidade escolar.
🔎 Veja mais práticas para a avaliar a equipe: Como fazer a avaliação de desempenho escolar de funcionários?
Neste ponto é preciso avaliar didática, planejamento de aula, engajamento dos alunos, práticas de avaliação, relacionamento com os demais professores e conhecimento a respeito da disciplina.
Para fazer essa verificação, vale a pena acompanhar algumas aulas, fazer pesquisas de satisfação com os alunos e até pedir que os professores façam autoavaliações.
Além disso, analise as notas dos alunos para ver quais turmas estão com maiores dificuldades.
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Esta avaliação vai ser diferente em cada escola, mas o padrão é pegar o Projeto Político Pedagógico (PPP) realizado no começo do ano, assim como outros documentos de planejamento.
A partir disso, avaliar ponto por ponto o que está sendo alcançado e em quais questões sua escola pode estar falhando.
A participação de pais e responsáveis é fundamental para a escola. Pesquisas como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015 comprovam que alunos que têm o envolvimento dos pais no aprendizado apresentam resultados muito melhores.
Ou seja, a instituição deve buscar melhorar o engajamento com a comunidade escolar e avaliar bimestralmente como estão os resultados.
Para fazer essa análise, busque metrificar quantos pais e responsáveis têm um relacionamento constante com a escola, quais enviam mensagens com frequência e quais participam de eventos e outras atividades educacionais.
Fazer pesquisas de opinião entre alunos, pais e responsáveis sobre o assunto também é uma boa estratégia.
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A avaliação bimestral da gestão e dos resultados da escola é um importantíssimo papel do líder escolar. E o motivo mais óbvio é que é impossível melhorar algo se você não sabe o que já está bom e o que não está.
Esse acompanhamento frequente permite ter uma visão muito mais real de sua escola, com dados, estatísticas e um histórico de evolução.
A partir dessa análise, fica muito mais fácil fazer um planejamento que aumente a satisfação da comunidade escolar, as taxas de retenção, o trabalho da equipe pedagógica e as notas de seus estudantes.
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Para os alunos, as vantagens são que eles poderão compartilhar suas impressões sobre como o ensino está ocorrendo e receber uma constante melhoria da aprendizagem e de infraestrutura.
Já para os professores, a avaliação bimestral vai permitir que eles demonstrem um trabalho de qualidade, ao mesmo tempo em que vai melhorar suas condições de exercer a profissão.
Para a escola como um todo, os benefícios são vários. Alguns dos principais são:
Ao dividir sua avaliação bimestral nas etapas que descrevemos anteriormente, o processo já fica muito eficaz e organizado. Mas, para te ajudar a ter ainda mais eficiência, separamos algumas dicas:
O gestor não pode ser responsável por realizar toda a avaliação. Por isso, reúna profissionais da escola para ajudar no processo e delegue tarefas para todos.
Todos os dados de cada avaliação devem ser registrados de forma clara e acessível, para servirem como base de comparação ao longo do tempo.
A autoavaliação é uma ótima estratégia para que a equipe pense em seu próprio trabalho e busque melhorá-lo.
Por meio dessas pesquisas, você pode ter diferentes perspectivas do andamento de sua escola. É ótimo para ter uma avaliação bimestral mais completa e democrática.
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Pouco adianta fazer as etapas da avaliação de forma isolada. Aproveite as informações coletadas de forma integral, comparando-as com as outras para identificar os verdadeiros gargalos e pontos de melhoria de sua gestão.
Muitos dos dados de gestão que você precisa para a avaliação podem ser levantados por meio de relatórios.
Se você contar com um sistema de gestão escolar como o Sponte, a emissão de relatórios fica fácil, rápida e acessível, o que otimiza muito sua avaliação bimestral.
Não existe segredo para ter melhores resultados em sua avaliação bimestral. O caminho é simples: coloque em prática o que você aprendeu durante a análise.
E esses são apenas alguns exemplos, de acordo com cada situação.
Além deles, há uma dica que vale para todos: faça feedbacks com a comunidade escolar para compartilhar as percepções da análise e buscar — em conjunto — soluções práticas para o futuro da sua escola.