A tecnologia traz vários benefícios para as escolas, que passam a contar com mais ferramentas para oferecer educação de qualidade. Vários desses instrumentos passaram a ser muito úteis para a gestão pedagógica e, mais especificamente, para o processo de acompanhamento pedagógico.
Em linhas gerais, o acompanhamento pedagógico é o processo de monitorar o desempenho dos alunos e auxiliá-los em sua jornada escolar, para verificar se eles estão enfrentando dificuldades no processo de aprendizagem, por exemplo.
O contexto da pandemia de covid-19 intensificou a utilização de ferramentas tecnológicas para esse acompanhamento, que mesmo com o retorno das atividades presenciais continuam sendo auxiliares ao monitoramento presencial.
Esta é uma prática fundamental para todas as escolas, considerando que cada instituição de ensino é única, possui seus contextos geográficos, sociais, econômicos, bem como o perfil de suas equipes e alunos.
Dito isso, este texto vai auxiliar na realização do acompanhamento pedagógico, considerando os contextos presencial, online e híbrido. A seguir, você vai encontrar:
Em resumo, o acompanhamento pedagógico são todas as práticas que orientam professores e alunos ao longo do processo de ensino aprendizagem. Ele considera fatores como:
O acompanhamento pedagógico formativo é um facilitador para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, e é fundamental para que a gestão da escola tenha uma análise clara a respeito do trabalho que vem sendo feito pela equipe pedagógica.
Com isso, é possível analisar o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado, de acordo com a realidade de cada escola, turma e aluno, auxiliando a atuação do corpo docente e gestores da instituição.
Importante: o acompanhamento pedagógico não deve limitar a autonomia dos professores em sala de aula. Ele deve ser entendido como uma ferramenta de eficiência, por meio de uma parceria entre os docentes e gestores.
🔎 Leia também: O que é gestão pedagógica? Tudo o que você precisa saber para sua escola.
É sempre importante destacar que cada instituição de ensino possui características distintas, de acordo com sua metodologia e proposta de ensino, realidade e o perfil de professores e alunos.
Apesar disso, podemos destacar que, em linhas gerais, o processo de acompanhamento pedagógico precisa considerar alguns pontos:
Observação: cabe aos professores observar e analisar o desempenho e os comportamentos dos alunos ao longo do ano letivo, buscando entender quais suas principais dificuldades, inseguranças e potencialidades.
No processo de observação é fundamental procurar encontrar soluções que auxiliem os alunos a minimizar suas fragilidades, respeitando seu tempo de desenvolvimento.
Por sua vez, cabe à coordenação e direção acompanhar o desempenho dos docentes e coordenar as ações necessárias.
Registro: o acompanhamento pedagógico é um processo constante. Por isso é importante registar o que foi observado ao longo do ano letivo, bem como as alternativas tomadas para facilitar o desenvolvimento da turma e do aluno.
Ferramentas digitais como o Software Educacional Sponte são grandes aliadas nesse processo, trazendo agilidade para o processo de acompanhamento.
Metodologia: com o auxílio da tecnologia, o processo de acompanhamento pedagógico se torna mais ágil e prático. Isso contribuiu para que a metodologia de acompanhamento seja mais eficiente.
Para criar a melhor forma de auxiliar os alunos em seu desenvolvimento, gestores e corpo docente precisam criar uma metodologia que considere fatores como o rendimento dos alunos, conforme cada nível de aprendizado.
🔎 Leia mais: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola.
O levantamento de índices, formato de feedbacks, de comunicação com pais ou responsáveis também devem ser considerados na criação dos processos de acompanhamento, de acordo com a realidade de cada escola.
Como dito anteriormente, o acompanhamento pedagógico precisa se atentar à realidade de cada escola. Porém, algumas práticas podem ser consideradas no processo de criação de uma proposta de acompanhamento:
Conselho de classe: por ser um encontro de troca de informações e vivências de professores, o conselho de classe segue sendo uma importante ferramenta de planejamento para garantir a eficiência de um acompanhamento pedagógico.
Comunicação com os alunos: ouvir os alunos é uma das etapas mais importantes do acompanhamento pedagógico formativo. É fundamental, portanto, criar um canal de comunicação efetivo e acolhedor para entender as necessidades dos estudantes.
Diálogo com pais e responsáveis: os pais ou responsáveis também são atores fundamentais nesse processo. As famílias possuem expectativas com relação ao desenvolvimento de seus filhos, e por isso também devem ser incluídas na avaliação.
É preciso criar formas de dialogar com os pais, para entender seus anseios, e também fornecer feedbacks a respeito do desenvolvimento de seus filhos, procurando formas de incluí-los no processo de educação.
Capacitação de professores: a educação é um processo dinâmico, que envolve vários fatores, desde o aprimoramento de práticas pedagógicas até a inclusão de novas ferramentas tecnológicas.
É fundamental manter professores e demais gestores atualizados nas mais diversas nuances do processo de ensino aprendizagem, o que consequentemente vai contribuir para melhores processos de acompanhamento.
A pandemia de covid-19 trouxe vários desafios para a educação e demonstrou a necessidade de implementar ferramentas tecnológicas nos processos de gestão de instituições de ensino.
Softwares de gestão como o Sponte são fundamentais para as diversas etapas da administração, entre elas o acompanhamento pedagógico, que assim como as demais áreas do processo de ensino aprendizagem precisam considerar os seguintes contextos:
O diálogo e a convivência são priorizados no modelo presencial, que costuma ser entendido como a forma mais tradicional de ensino. Aqui, alunos, professores, coordenação e diretoria convivem no espaço físico da escola, onde o acompanhamento também se baseia em relatórios, avaliações e outras ferramentas.
O diferencial é a possibilidade de intercâmbio de experiências em um mesmo ambiente. Nesse contexto, reuniões pedagógicas e conselhos de classe ganham um destaque particular no processo de desenvolvimento e acompanhamento das turmas.
Ainda que o ensino à distância não seja necessariamente uma novidade, foi a partir de 2020 que as aulas online foram verdadeiramente aplicadas nas escolas.
As orientações dadas ao longo deste texto também são aplicáveis a este contexto, porém, a predominância fica por conta das ferramentas digitais.
Se usada corretamente, a tecnologia pode trazer ganhos significativos para a gestão escolar e para o planejamento pedagógico formativo. Reuniões, conselhos e diálogos com alunos e professores são facilitados, pois não precisam necessariamente do contato presencial.
Atenção: se por um lado a obtenção e registro de dados quantitativos são favorecidos, os elementos qualitativos podem ser prejudicados pela menor convivência presencial. Por isso, é importante saber dosar quais etapas e processos de fato ganham com a tecnologia.
Em linhas gerais, é a mistura dos dois modelos anteriores. Há casos em que as aulas são predominantemente online, e em outros há uma mescla entre aulas remotas e presenciais. Também há escolas que promovem aulas presenciais e realizam atividades e avaliações pela internet.
É muito provável que este modelo se torne predominante na gestão das escolas, pois alia de forma equilibrada as potencialidades dos formatos anteriores. A seguir, acrescentamos algumas orientações que podem contribuir para o acompanhamento pedagógico no ensino híbrido.
O acompanhamento pedagógico possui características comuns para os contextos presencial e online. Porém, algumas práticas podem ser adotadas para melhorar a experiência do acompanhamento no ensino híbrido.
Planejamento: momentos como o conselho de classe e outras reuniões ganham ainda mais importância no contexto híbrido, pois o planejamento é imprescindível.
É fundamental colocar na ponta do lápis todas as expectativas, possíveis dificuldades e traçar um plano de ação para o processo de aulas, avaliações e atividades.
O plano deve ser revisitado periodicamente, para que seja feita uma avaliação do andamento e realizar ajustes, se forem necessários.
Metas: o planejamento deve definir de forma clara e objetiva as metas que a equipe pretende alcançar, a partir das expectativas de alunos, professores e pais, e também considerando a realidade da escola.
Além de orientar a prática do processo de ensino aprendizagem, a definição de metas contribui para a avaliação de resultados e para o comprometimento da equipe, que terá objetivos de trabalho mais estruturados.
Tecnologia: outra etapa importante é mapear as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola e utilizá-las a favor do processo.
O Software de Gestão Escolar Sponte possui ferramentas para as diversas rotinas de gestão, incluindo o acompanhamento pedagógico.
O Sponte tem soluções que aumentam o número de horas mensais de produtividade pedagógica, melhoram a comunicação com a comunidade escolar, diminuem a evasão escolar e a inadimplência, como o Sponte Pay, meio de pagamento que foi desenvolvido exclusivamente para escolas.
Além disso, o Software Sponte contribui para a captação e retenção de alunos, permitindo uma gestão pedagógica personalizada. Além disso, a gestão da secretaria escolar oferece funcionalidades como Portal do Aluno e Agenda Digital.
Agora que você conhece o cenário da educação e entende que a escola do futuro irá contar com muitas ferramentas digitais, aprenda a se adaptar ao ensino híbrido: