O término do primeiro semestre acontece agora em julho. Um período de descanso que pode ser aproveitado para reavaliar as ações, e então começar o próximo semestre com um cronograma elaborado. Para isso, coordenadores pedagógicos devem estar atentos as transformações da escola, refletindo sobre as práticas pedagógicas. Aqui vão algumas dicas.
1 - Planeje uma reunião pedagógica. Monte uma pauta antes de entrar em reunião com os objetivos e itens a serem discutidos com a equipe. Leve as estratégias que a instituição possui e planeje metas que possam ser atingidas até o próximo encontro.
2 - Avalie como foram os primeiros 6 meses. Analise as condições de ensino, os resultados das avaliações, as aprendizagens alcançadas e os processos dos educadores. Reflita junto ao seu corpo docente as metodologias aplicadas em sala de aula.
3 - Repense. Organizar o trabalho pedagógico em julho é mais fácil. A equipe está entrosada, os educadores já conhecem as turmas e a gestão escolar. Então, escute a equipe e repense estratégias utilizadas e, se necessário, proponha mudanças que melhorem o processo de ensinar e aprender.
4 - Defina temas e metas. Planejar todo um semestre demanda tempo e dedicação. Para organizar seu cronograma, defina alguns temas chaves que precisam ser desenvolvidos no segundo semestre e repasse para sua equipe. Pode ser definição de livros didáticos e as avaliações externas.
5- Faça disso um documento formal. Não pode ficar só na conversa. Faça um documento formal e distribua para educadores, gestores e demais profissionais. Quanto todos conhecem os métodos e estratégias da escola fica mais fácil montar aulas e trazer conteúdos para as turmas, avaliando se os temas abordados na reunião são funcionais ou não. Escute sua equipe. Leve sempre conteúdos e modelos novos para seus educadores. E um ótimo início de segundo semestre.