Blog Sponte | As principais novidades da gestão escolar

As habilidades e características do gestor escolar do futuro | Sponte

Escrito por Cristopher Ronsani Morais | Oct 23, 2023 3:00:00 AM

A tarefa de um gestor escolar sempre foi desafiadora. Mas hoje, com inovações na tecnologia, transformações no ensino e novas gerações de alunos, é preciso de habilidades ainda mais eficientes, criativas e alinhadas com as tendências desta era da educação a fim de garantir uma gestão escolar adequada a esse contexto.

🔎 Leia também: Tudo sobre gestão escolar: como ter sucesso na administração da sua escola.

Você está preparado para coordenar uma escola do futuro? Ou ainda está esperando para aprender essas novas habilidades apenas quando elas se tornarem urgentes?

Não espere mais! A urgência já chegou e o futuro da educação é agora. Se sua escola não acompanhar essa tendência, ela perderá lugar frente às concorrentes.

Por isso, continue sua leitura e saiba quais são as características do gestor escolar preparado para dominar este momento de transformação.

A função do gestor escolar na escola do futuro

As mudanças no mundo da educação afetaram também as funções que o gestor escolar deve cumprir. 

As atividades básicas com que um gestor já estava acostumado continuam valendo, mas agora é preciso integrá-las com tecnologia, novas tendências, empatia e muito mais.

Um passo fundamental neste momento é buscar novidades e transmitir isso para a equipe. Afinal, uma escola do futuro tem muito a ver com a aplicação de metodologias ativas, gamificação do ensino, uso do metaverso na educação, entre outras novas tendências.

🔎 Para conhecer mais dessas novas tendências na gestão, confira: Escola do futuro: saiba como transformar sua gestão escolar

É importante lembrar que o professor está na linha de frente da educação e do contato com os alunos, então, ele também deve buscar essas novidades. Por isso, o gestor escolar precisa investir na formação de educadores dentro desse novo contexto.

Além disso, a contratação de professores também é uma das tarefas do gestor. Portanto, busque profissionais já preparados para o futuro.

🔎 Leia também: Contratação de professores: como ter os melhores docentes em sua escola?

No mesmo cenário, um diretor escolar tem a necessidade de conhecer a tendência do ensino híbrido, que ganhou muita força no pós-pandemia da covid-19 — e veio para ficar.

Outra importante função do gestor escolar é garantir a eficiência e a produtividade da equipe, para evitar a perda de tempo e de dinheiro com processos manuais e demorados. Nesse sentido, é importante contar com um sistema de gestão escolar.

Entre as responsabilidades que o gestor já tinha tradicionalmente, podemos citar:

No entanto, todas essas funções também passaram por transformações. É função do gestor de uma escola do futuro conhecer as tendências que já estão dando mais eficiência e bons resultados para cada uma dessas tarefas. Clique nos links acima para aprender mais.

As duas principais características do gestor escolar de sucesso

Para ter eficiência ao lidar com todas essas funções, um gestor escolar precisa desenvolver certas habilidades e características.

Em sua palestra na segunda edição do Sponte para a educação, evento organizado pela Sponte, o fundador e mantenedor do Educbank, Danilo Costa, abordou o assunto, deixando claro quais são as duas habilidades mais importantes para o mantenedor escolar do futuro.

Ele as separou de acordo com o momento da carreira desse gestor:

Principal característica para o gestor escolar iniciante

O pilar de sucesso para um gestor que está iniciando em uma escola que não tem um histórico de conquistas é a comunicação

Afinal, esse gestor não tem resultados, credenciais ou vitórias para mostrar. Ele está começando do zero e precisa convencer toda a comunidade escolar de que vale a pena investir em sua ideia.

Isso não significa conquistar apenas os alunos, pais e responsáveis para ter novas matrículas. É preciso, também, mostrar o potencial de sua nova escola para atrair bons professores e colaboradores, garantir a compra ou o aluguel do imóvel, buscar patrocinadores etc.

Além disso, a comunicação também é fundamental para lidar com problemas e diferentes expectativas que sua comunidade escolar possa apresentar nesse momento. 

Esse cuidado é indispensável porque a escola, em seus primeiros momentos, é frágil. Ela não tem um histórico realmente sedimentado que a ajude a enfrentar grandes desafios. Pelo contrário: seus alicerces ainda estão sendo construídos. Portanto, a comunicação do gestor é fundamental para garantir que ela não seja derrubada por qualquer brisa.

Habilidade fundamental para o gestor escolar veterano

Quando a escola já tem seus alicerces bem firmes, com reserva financeira, comunidade escolar bem estabelecida e princípios educacionais reconhecidos, ela se torna muito mais resistente a problemas.

No entanto, ela também se torna rígida e inflexível. Os riscos são maiores. É preciso manter o conforto de investidores, professores, colaboradores, alunos, pais e responsáveis, o que torna muito difícil abraçar a inovação.

Mas, lembre-se: sem inovar, é impossível acompanhar as tendências da escola do futuro. Uma instituição presa no passado está fadada a se tornar obsoleta e a perder alunos para quem ousou evoluir.

Por isso, a principal habilidade para esse gestor escolar veterano é a organização que o permite abraçar novas tendências e revolucionar sua escola sem perder a firmeza que ela construiu em tantos anos.

Vale lembrar: nosso destaque neste texto tem como objetivo deixar claro as etapas em que inovação e comunicação são mais importantes na carreira do gestor escolar. No entanto, elas são habilidades fundamentais em todos os momentos da escola.

Habilidades fundamentais para o gestor em uma escola do futuro

Organização e comunicação podem ser a alma de um gestor escolar de sucesso. Mas há outras características que também devem fazer parte de seu repertório.

Familiaridade com ferramentas digitais

Uma das maiores marcas de uma escola do futuro é a tecnologia aplicada à gestão educacional. O sistema para escolas privadas Sponte, por exemplo, possui funcionalidades que podem transformar profundamente qualquer instituição.

Ele melhora a captação e retenção de alunos, otimiza a gestão pedagógica, facilita a comunicação com a comunidade escolar e aumenta drasticamente a produtividade da secretaria.

Em um cenário como esse, o gestor escolar precisa ter familiaridade com a tecnologia, para ser capaz de manter sua escola atualizada.

Flexibilidade e disposição para novas experiências

Vivemos um momento de transformação nas escolas. Há novos estudos, metodologias inovadoras e ideias revolucionárias que abrem o caminho para um futuro brilhante na educação.

Mas tudo isso é inútil se o gestor não tiver flexibilidade para experimentar as novidades.

Vale lembrar: flexibilidade não significa inconstância. A atualização precisa ocorrer, mas sem jamais abrir mão dos princípios da escola e sem causar trauma na comunidade escolar. 

Conhecimento sobre as novas tendências

O gestor escolar do futuro precisa estar “antenado” para saber quais são as tendências que estão em alta na educação. Esse conhecimento é chave para a evolução.

🔎 Confira algumas das principais tendências:

Empatia 

Como você acabou de ver, a educação socioemocional é uma das principais tendências da escola do futuro. Isso porque o ensino é muito mais completo quando o aluno aprende a lidar com suas próprias emoções.

Mas, para isso, o gestor deve compreender esse mundo de sentimentos.

Ter empatia e entender como o estudante, pai, responsável, professor ou colaborador está se sentindo é um passo fundamental para uma escola mais acolhedora para todos.

Capacidade de delegar tarefas

No começo deste texto, falamos sobre a imensidão de funções que um gestor escolar acumula. No entanto, ele não deve abraçá-las sozinho.

Para ter mais eficiência e não acabar sobrecarregado, é fundamental dividir essas responsabilidades com a equipe — e até com a comunidade escolar. 

Afinal, uma grande tendência da escola do futuro é a gestão escolar democrática.

Entendimento de que o aluno deve ser o protagonista do seu próprio aprendizado

Uma das maiores transformações da educação moderna é a inversão do protagonismo. No ensino tradicional, ficamos acostumados a uma sala de aula padronizada, com o professor em destaque, palestrando por horas para um turma enfileirada que toma notas e faz atividades.

Isso mudou. Ficou comprovado que o aluno absorve o conteúdo com muito mais facilidade quando tem uma participação mais ativa do que passiva no processo de aprendizagem.

Nesse cenário, temos a evolução das metodologias ativas e a compreensão de que o aluno deve ser o protagonista do próprio aprendizado.

O gestor escolar precisa desse entendimento para ajudar sua escola a evoluir.

Não se esqueça: a mudança do protagonismo não significa que o professor perde sua relevância. Pelo contrário, ele se torna ainda mais importante. Agora, ele deve ser um mentor, um orientador que guiará o aluno em sua jornada educacional. 

Por isso mesmo, uma das chaves para a educação do futuro é a valorização dos professores.

Iniciativa

Em sua palestra no Sponte para a educação, Danilo Costa propôs um exercício de imaginação. Vamos experimentá-lo aqui também?

Considere que abriu uma escola concorrente do outro lado da rua e ela está disputando seus alunos. Agora, pergunte-se: o que essa nova instituição precisaria ter para conquistar seus estudantes e fazer todos eles se mudarem para lá?

Pode ser a infraestrutura, as metodologias de ensino, a tecnologia aplicada ou seja qual for o tipo de vantagem que ela ofereça.

Pensou? Ótimo. Então agora é hora de colocar isso em prática em sua própria escola!

A iniciativa de buscar inovações é uma habilidade fundamental para o gestor escolar do futuro que não quer perder alunos. Não espere que o concorrente faça, antes de você, a escola que você sempre sonhou.

Para dar esse passo tão importante em direção ao futuro, você pode ler mais em nosso eBook: