A principal fonte de renda de uma escola vem das mensalidades pagas ao longo do ano pelos alunos matriculados, seus pais e responsáveis. É por isso mesmo que todo gestor precisa se preocupar com a captação de alunos e com sua campanha de matrículas.
Com boas estratégias para aumentar matrículas, uma instituição de ensino não apenas se mantém financeiramente viável, mas também melhora sua lucratividade.
Sem falar que a captação de novos alunos ajuda a garantir uma posição de destaque na educação da cidade ou região em que a escola está inserida.
Por isso, continue sua leitura e confira nossas 10 dicas para organizar sua campanha de matrículas e aumentar a captação de alunos:
- Planeje sua campanha de matrículas previamente
- Invista na infraestrutura da escola e em metodologias modernas de ensino
- Realize eventos para apresentar sua escola e potencializar a captação de novos alunos
- Invista em marketing para escolas focado na captação de alunos
- Mantenha suas redes sociais atualizadas e interessantes
- Conte com um bom site para sua escola, com estratégias de SEO e marketing educacional
- Considere investir em mídias pagas em suas estratégias para aumentar matrículas
- Trabalhe o funil de captação de alunos em sua campanha de matrículas
- Use recursos de CRM para sua campanha de matrículas
- Facilite o processo de matrículas e divulgue isso em seu marketing para escolas
1. Planeje sua campanha de matrículas previamente
Para começar, você precisa estabelecer os alicerces de sua campanha. Isso significa planejar todo o processo, desde a abertura até o encerramento das matrículas.
Nesse ponto, é importante:
- Indicar um cronograma para cada momento da campanha de matrículas
- Estabelecer quais descontos e vantagens a escola pode oferecer
- Definir políticas e meios de pagamentos
- Planejar eventos de captação de alunos
- Organizar a secretaria escolar para receber as matrículas
No planejamento, também é preciso pensar em como será a gestão financeira da campanha de matrículas. Qual é o orçamento? Quanto você pode dar em descontos? Quanto será investido em cada setor?
Por fim, estabeleça metas que você deseja alcançar com sua campanha.
Além do número de matrículas, pense também em estimular rematrículas, aumentar o número de prospects (possíveis alunos contatados pela escola) e reduzir as taxas de turn over (número de alunos, pais e responsáveis que desistem antes de fechar a matrícula).
🔎 Leia mais: Como planejar uma campanha de rematrícula escolar com sucesso?
2. Invista na infraestrutura da escola e em metodologias modernas de ensino
Uma boa campanha de matrículas passa diretamente pela reputação de sua escola. Se ela conta com uma excelente infraestrutura e um ensino de qualidade, a probabilidade é de que sua captação de alunos seja mais bem-sucedida.
Examine todos os pontos, desde metodologias ativas para usar em sala de aula até equipamentos que podem ser adquiridos para sua escola, ou ampliações do espaço físico. Tudo isso é importante para destacar sua instituição.
Nesse sentido, vale a pena acompanhar as tendências para a educação, para saber quais são as novidades do mercado. Assim sua escola se manterá atualizada e sempre pronta para inovar.
Alguns exemplos de tendências na educação para os próximos anos são:
Também é importante capacitar seus professores para que eles se mantenham sempre em sua melhor forma, garantindo um processo de ensino-aprendizagem efetivo em sua escola.
🔎 Leia também: Como capacitar professores para aulas online e ensino híbrido.
Além disso, a infraestrutura também envolve a tecnologia de gestão. Um sistema de gestão escolar potencializa o relacionamento com o público, melhora a eficiência de sua secretaria e ajuda até na captação de alunos.
3. Realize eventos para apresentar sua escola e potencializar a captação de novos alunos
Uma excelente estratégia para ampliar o reconhecimento de sua escola e estimular a captação de alunos é a realização de eventos escolares.
Pode ser desde festas abertas para a comunidade até projetos dos alunos, como feiras de ciências ou atividades esportivas. O importante é abrir as portas da escola e mostrar a eficiência de sua equipe e a qualidade do seu ensino.
Nesses eventos, busque disponibilizar fichas de inscrição em que as pessoas possam registrar nome, e-mail e telefone. Assim, você pode contatá-las e iniciar um processo de atração para matrículas.
4. Invista em marketing para escolas focado na captação de alunos
Agora chegamos em um ponto fundamental para qualquer campanha de matrículas: o investimento em marketing.
A participação da escola na internet e nas redes sociais, aliada à sua presença em mídias offline (outdoors, jornais, etc), pode realmente revolucionar a captação de alunos, atraindo muito mais matrículas todo ano.
Mas, obviamente, é preciso ter boas estratégias para isso. Como esse é um assunto longo, vamos deixar alguns conteúdos extras para você se informar.
Para começar, confira este texto repleto de conteúdo sobre o assunto: Marketing educacional e captação de alunos: tudo o que você precisa saber para ter sucesso.
Por fim, assista à palestra com Leonardo Mendonça, especialista em marketing educacional. Ele tem até percepções que vão além da captação de alunos:
Além disso, nos próximos tópicos você saberá um pouco mais sobre estratégias de marketing para escolas divididas em diferentes canais. Continue sua leitura e confira:
5. Mantenha suas redes sociais atualizadas e interessantes
Hoje, as redes sociais estão entre os principais meios do marketing educacional. Uma campanha de matrícula precisa envolver essas ferramentas para potencializar sua captação de alunos.
Afinal, este é um dos melhores meios para chamar a atenção de seu público na internet, além de mostrar todos os diferenciais da escola.
🔎 Leia mais: Como usar o marketing nas redes sociais para melhorar a captação de alunos.
6. Conte com um bom site para sua escola, com estratégias de SEO e marketing educacional
Ter um site para a escola também é uma ótima decisão. Por meio dele, você pode destacar seus diferenciais, coletar informações sobre seu público e até começar o contato para captação de novos alunos.
Mas, para conseguir isso tudo, é importante ter um site bonito, interessante, com bons conteúdos e — principalmente — que apareça bem no Google.
Preparamos um texto especialmente sobre isso. Confira: SEO para instituições de ensino: como fazer sua escola aparecer no Google?
7. Considere investir em mídias pagas em suas estratégias para aumentar matrículas
Às vezes, as redes sociais e o site não são o bastante para alcançar o público que sua escola quer atrair. Então, para potencializar esse processo e aumentar a captação de alunos, você pode investir em mídias pagas.
Plataformas como Facebook Ads e Google Ads permitem a divulgação da escola para um público muito mais segmentado, de forma direta e efetiva.
Esses são espaços pagos, mas o valor é flexível e, se investido de maneira estratégica, não deve afetar negativamente sua gestão financeira.
🔎 Leia mais: Como anunciar a escola no Google Ads e no Facebook Ads? Melhore a captação de alunos com mídias pagas.
Confira nosso eBook com estratégias e modelos prontos para captação de alunos e rematrículas:
8. Trabalhe o funil de captação de alunos em sua campanha de matrículas
Você já ouviu falar do funil de marketing para escolas? Essa ferramenta permite visualizar sua campanha de matrículas de maneira muito mais esquematizada, com diferentes estratégias para cada passo da captação de alunos.
Por meio dela, você pode verificar as etapas pelas quais um novo aluno passa, desde o momento em que ele conhece a escola até a hora de fechar a matrícula.
Esse processo te ajuda a facilitar a captação de alunos, diminuir a desistência e até conhecer melhor seus novos estudantes — antes mesmo de eles entrarem na escola. É uma ótima ferramenta para a campanha de matrículas.
🔎 Entenda melhor: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.
9. Use recursos de CRM para sua campanha de matrículas
Outro ponto que faz toda a diferença na captação de alunos são os recursos de CRM — sigla para Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Esses recursos registram todos os pontos de contato que uma pessoa tem com a escola, organizando um histórico do relacionamento e potencializando a captação de novos alunos.
Nesse sentido, é importante investir em um sistema que tenha ferramentas de CRM e funcionalidades de captação integradas, como é o caso do Sponte.
As ferramentas de CRM disponibilizadas pelo sistema já fizeram a diferença em muitas escolas, ajudando a conquistar até três vezes mais matrículas.
10. Facilite o processo de matrículas e divulgue isso em seu marketing para escolas
Outra questão que pode ser decisiva na captação de alunos é o próprio processo de matrículas. Isso porque, hoje em dia, ninguém mais quer perder tempo com procedimentos demorados e cheios de burocracia.
Se você oferecer um processo desburocratizado, com matrículas online, suas chances de atrair novos alunos são muito maiores.
Além disso, como bônus, você terá alunos mais satisfeitos e vai otimizar até o trabalho em sua secretaria.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Mas é claro que isso é só o começo. Se você quer uma captação de alunos bem-sucedida, é possível ir ainda mais longe. Confira nosso kit com tudo que você precisa para ter mais matrículas na gestão escolar:
Cristopher Ronsani Morais
Executivo com mais de 16 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, liderando a gestão de produtos, marketing e experiência do cliente. Graduado em Tecnologia e especialista em Gestão de Negócios. Atualmente, é Diretor de Negócios da Sponte