Sua escola presta a atenção necessária à captação de alunos? E à retenção? Esses dois elementos da gestão escolar são fundamentais para a sobrevivência financeira da instituição e não podem ser deixados de lado.
Afinal, são as mensalidades dos estudantes que compõem a maioria das finanças da escola. Sem boas estratégias para garantir as rematrículas e conquistar novas matrículas, fica impossível ter uma gestão financeira eficiente.
Por isso, tanto as estratégias de captação quanto as de retenção devem estar previstas no planejamento de sua instituição, principalmente na entrada de um novo ano letivo.
Mas, você está preparado com todas as informações para otimizar esses processos? Continue sua leitura e saiba tudo o que você precisa sobre a captação de novos alunos e retenção de seus estudantes.
- O que é captação de alunos e como atrair mais matrículas para sua escola?
- O que é retenção de alunos e como aumentar as chances de rematrículas para um novo semestre?
- Como avaliar os desafios da escola na captação e retenção de alunos?
- Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
O que é captação de alunos e como atrair mais matrículas para sua escola?
Conhecer o conceito da captação ou atração de alunos é urgente para qualquer escola! Ele envolve todas as ações e estratégias que sua gestão executa, ou poderia executar, para atrair estudantes novos e, consequentemente, mais matrículas para a instituição.
Obviamente, utilizar estratégias de marketing é um passo essencial para esse objetivo, mas é preciso agir com inteligência e organização para fazer isso com eficiência, sem custos exacerbados e com ótimos resultados.
1. Conheça seu público-alvo
Para começar a trabalhar com captação de novos alunos no marketing escolar, primeiro você precisa saber com quem você está conversando. Dessa forma, suas publicações e campanhas podem ser feitas para atingir diretamente as necessidades desse público. Além disso, esse conhecimento ajuda a ter a abordagem certa na comunicação escolar.
Se você quer atrair pais e responsáveis de uma criança em idade de ensino infantil, por exemplo, é interessante focar sua mensagem em temas como metodologias de alfabetização, usando uma linguagem mais lúdica.
Por outro lado, se seu objetivo é alcançar adolescentes no ensino médio, sua comunicação pode ser voltada ao preparatório para o vestibular, com uma linguagem que mistura memes e descontração com um tom sério e profissional de quem vai oferecer um ensino de ponta.
Mas esses são apenas exemplos generalistas. Busque conversar com sua comunidade escolar e conferir seus seguidores nas redes sociais, para conhecer melhor cada um de seus públicos.
Lembre-se de que você não precisa ter apenas um público. A comunicação de uma escola de educação básica, por exemplo, pode ser direcionada para pais, alunos adolescentes, crianças ou para o próprio corpo docente.
O fundamental, então, é definir todos os seus principais públicos e conhecer bem seus interesses e sua linguagem.
Assim, na hora de fazer uma nova campanha ou publicação, é só avaliar quem é o público para ela e adaptar a mensagem.
2. Marque presença na internet e nas redes sociais
Hoje, o marketing digital é o caminho da eficiência na atração de novos alunos. Afinal, a imensa maioria da população passa muitas horas de seus dias conectada.
Por isso, crie perfis nas redes sociais mais usadas por seu público e produza conteúdos interessantes e divertidos. Assim, você atrairá a atenção de muito mais gente e potencializará a captação.
🔎 Leia mais: Como usar o marketing nas redes sociais para melhorar a captação de alunos.
Além disso, é interessante desenvolver um site para a escola, no qual sua gestão pode explicar seus diferenciais e dar informações de contato.
3. Trabalhe com Inbound Marketing na captação de alunos
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia focada em atrair a atenção de alunos, pais e responsáveis com postagens interessantes.
A partir disso, a escola gera um relacionamento com o público e leva-o por um funil de vendas, desde a descoberta da instituição até o fechamento da matrícula.
4. Conte com boas ferramentas de captação
Ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), funil de vendas, gestão de captação e atração de alunos e gestão de campanhas de marketing são todas ferramentas que otimizam a atração de novas matrículas de forma inteligente, em todas as etapas do funil.
🔎 Para entender mais sobre o assunto, confira: Tudo o que você precisa saber sobre marketing educacional e captação de alunos.
O que é retenção de alunos e como aumentar as chances de rematrículas para um novo semestre?
Conquistar novas matrículas é ótimo, mas não é o suficiente se sua instituição estiver lidando com um problema de evasão escolar.
Por isso, a retenção de alunos — ignorada por muitas escolas — é uma tarefa de grande importância para as finanças da instituição. Além disso, ela prova que seu ensino é de qualidade, o que ajuda a aumentar sua reputação e potencializa até a captação.
O caminho para evitar a evasão envolve a fidelização de seus estudantes, por meio de práticas como:
Oferecer um ensino de qualidade
Contar com profissionais bem capacitados, metodologias ativas e integração com a tecnologia são passos fundamentais para que o aprendizado de seus estudantes dê resultados. Isso faz muita diferença na retenção de alunos.
🔎 Leia mais:
- Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola.
- Transformação digital na educação: como implementar nas escolas?
- 4 maneiras para motivar a formação continuada do corpo docente de sua escola.
Desenvolver um ambiente de aprendizagem acolhedor
Um ambiente escolar hostil é um dos principais motivos da evasão. Por isso, trabalhe para combater o bullying e desenvolva uma escola inclusiva, que respeita a diversidade e acolhe seus alunos.
🔎 Leia mais:
- Como sua escola pode ser mais diversa e inclusiva?
- O que é bullying na escola e como combater essa prática?
- Como a gestão escolar deve lidar com o cyberbullying.
- Saúde mental e retenção de alunos: entenda a relação e como sua escola de idiomas pode agir.
Ter uma boa estrutura escolar
Uma instituição de sucesso, que quer fidelizar seus estudantes, precisa oferecer tecnologia, equipamentos, laboratórios e uma estrutura bem completa e segura.
Contar com um ambiente de aprendizado e comunicação online
Com a evolução da tecnologia, a transformação social da nova geração e a popularização do ensino híbrido, se tornou fundamental ter um espaço de aprendizado online, em que alunos podem acessar conteúdos e atividades, expandindo a escola para além de seus muros.
Isso fica ainda melhor se esse espaço potencializar a comunicação entre a instituição e alunos, pais e responsáveis.
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Promover o engajamento da comunidade escolar
Ter uma boa comunicação e melhorar o engajamento com a comunidade escolar também são passos essenciais para a retenção. Afinal, quando alunos, pais e responsáveis sentem que são parte da escola e que suas opiniões são respeitadas, é muito mais fácil garantir sua rematrícula.
A importância do engajamento não se resume à retenção de alunos. Além disso, ela ainda melhora os resultados do aprendizado, reduz os problemas de comportamento e potencializa até a captação de novas matrículas.
Isso porque estudantes engajados têm prazer pelo aprendizado, buscam trabalhar junto com a escola e falam bem da instituição para amigos e familiares.
Como avaliar os desafios da escola na captação e retenção de alunos?
Captação e retenção de alunos são desafios sérios, e devem ser tratados dessa forma por qualquer gestor. No entanto, para desenvolver estratégias precisas e inteligentes, busque, primeiro, avaliar a situação específica de sua instituição.
No sentido da captação, contabilize o número de estudantes que você tem hoje e quantos vão se formar no próximo ano. Analise também o número de novas matrículas conquistadas nos últimos semestres e se essa quantidade está aumentando ou diminuindo.
A partir disso, crie uma meta de novas matrículas e busque focar os esforços do seu marketing escolar para alcançá-la.
Já no que diz respeito à retenção, é importante avaliar três índices: evasão de estudantes, ausências e inadimplência. Se esses números estiverem altos, é preciso tomar medidas para melhorar seu ambiente.
Uma ótima opção é consultar a comunidade escolar para ver quais melhorias os alunos, pais e responsáveis sugerem.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
O sistema de gestão escolar Sponte conta com uma ferramenta de retenção focada em combater a evasão escolar. Para isso, ela mede e apresenta índices que podem indicar que um aluno esteja reduzindo seu engajamento com a escola.
Com esses dados, você pode buscar abordar esse aluno diretamente, para entender o que está acontecendo e buscar soluções para garantir a retenção.
🔎 Leia mais: Como a tecnologia ajuda a combater a evasão e o abandono escolar?
Além disso, o Sponte também oferece tecnologias focadas na captação de novas matrículas. Ele tem ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), gestão da captação e atração de alunos, funil de vendas, gestão de campanhas de marketing e muito mais.
Acesse nosso site e veja como a tecnologia do Sponte pode ajudar sua escola.
Você também pode conferir nosso kit especial de captação e retenção de alunos. Temos quatro materiais fundamentais que vão ajudar sua instituição a ter sempre muitas matrículas.
Carla Helena Lange
Líder de Marketing