Procurando um meio para modernizar o Ensino Médio, o Ministério da Educação fez significativas mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que alteraram também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua escola já está preparada para essas mudanças? E para o Novo Ensino Médio?
As mudanças consideram três aspectos em especial, sendo o primeiro deles o encorajamento do protagonismo dos estudantes e de seus projetos de vida.
O segundo aspecto diz respeito à escolha pessoal do que os jovens desejam estudar. Para isso, os alunos precisam ser orientados pelos professores para tomarem essa decisão de forma consciente e assertiva.
O terceiro e último fator aborda a valorização do processo de ensino-aprendizagem, já que haverá a ampliação da carga horária escolar.
Assim, o objetivo da implementação do Novo Ensino Médio é garantir que o direito à educação de qualidade, previsto na Constituição Federal de 1988, seja efetivamente colocado em prática.
As escolas precisam se adequar às mudanças do Novo Ensino Médio a partir de 2022, seguindo as diretrizes do novo sistema. Por isso, preparamos este conteúdo para explicar as alterações que vão ocorrer a partir do próximo ano e como a gestão escolar deve se preparar para aplicar tamanha mudança na prática.
Como preparar sua escola para o Novo Ensino Médio?
Quais são as ações para a implementação do Novo Ensino Médio?
Desafios para a implementação as mudanças na gestão educacional
Sua gestão escolar está preparada para receber o Novo Ensino Médio?
Como preparar sua escola para o Novo Ensino Médio?
De acordo com o Governo Federal, por meio da Portaria do MEC n.º 521/2021, de 14 de julho de 2021, as escolas brasileiras passam a ter datas específicas para implementar as mudanças do Novo Ensino Médio, que já havia sido aprovado em 2017.
O que parecia distante, aproximou-se a passos largos. A partir do primeiro semestre de 2022, o primeiro ano do Ensino Médio precisa estar de acordo com as mudanças no currículo, em conformidade com as habilidades previstas na BNCC.
Depois desse momento inicial, a mudança ocorrerá de maneira progressiva até que todas as escolas estejam funcionando dentro do novo currículo até 2024, ano em que o Enem também será atualizado.
Para implementar o Novo Ensino Médio, as redes estaduais e privadas de ensino precisam definir a Formação Geral Básica e sugerir um currículo a ser seguido, além de elaborar dois Itinerários Formativos, pelo menos.
Além disso, a atualização abrange também a tecnologia como parte fundamental para o ensino e a regulamentação das aulas online, que antes da pandemia eram muito raras para essa fase escolar.
Sendo assim, sua escola deve estar preparada com infraestrutura tecnológica para a aplicação total desse novo currículo, como a disponibilidade de redes sem fio por todo o ambiente e a presença de salas multimídia, além de salas de aula online integradas à gestão da escola.
Ainda, para estar de acordo com a modernização do Ensino Médio, recomenda-se contar com um sistema de gestão escolar, equipado com uma plataforma de educação a distância, por exemplo, o sistema Sponte, que torna os processos escolares mais ágeis e oferece a modalidade de ensino virtual.
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Depois de modernizar o ambiente, é preciso tomar algumas ações para que a implementação do novo currículo seja completa. Vamos analisá-las em seguida.
Quais são as ações para a implementação do Novo Ensino Médio?
Além do currículo comum proposto por cada Secretaria Estadual de Educação, as escolas precisam prestar atenção em outros aspectos:
- Publicação do regimento interno de cada escola, representado pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP).
- Explicação de como as matrículas e a escolha de itinerários devem ocorrer.
- Preparação do corpo docente para a implementação do novo currículo.
- Renovação de materiais didáticos, que devem permitir a integração de aulas com o Ensino Técnico, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
- Consulta junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) sobre o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e a aprovação do novo currículo.
Essas ações são bem específicas e é interessante contar com uma equipe de pedagogos e professores para ajudarem nesse processo, especialmente na revisão do PPP e na escolha dos novos materiais didáticos.
Entrar em contato com a Secretaria Municipal e Estadual de Ensino é outra medida necessária para superar os desafios nesse período inicial.
Vejamos, a seguir, quais podem ser esses desafios e como se preparar de antemão para a implementação completa dessa atualização nos anos finais de sua escola de educação básica.
Desafios para a implementação do Novo Ensino Médio
A legislação responsável pela mudança no Ensino Médio foi aprovada em 2017. De lá para cá, o novo sistema educacional foi testado em algumas escolas, tanto da iniciativa pública quanto da privada, para verificar como o modelo funciona na prática.
Nesse primeiro momento, diversos desafios já foram relatados por gestores e professores que atuaram no novo regimento.
Os principais deles foram:
- Adaptação ao aumento na carga horária: o Novo Ensino Médio prevê um aumento de 2.400 horas para 3.000 horas totais, das quais 60% são destinadas para a formação geral básica e 40% aos itinerários formativos.
Há a liberdade para escolher como o aumento será feito, como acrescentar uma hora em cada dia de aula ou optar pelo acréscimo no contraturno. Contudo, várias questões merecem atenção para oficializar esse aumento, como o transporte dos alunos e a disponibilidade de professores.
- Elaboração dos itinerários formativos: as redes estaduais têm liberdade para a elaboração dos currículos dos itinerários, desde que respeitem os quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo dentro das escolas.
Contudo, cada escola fica responsável por escolher quais itinerários implementar, considerando o PPP da escola e o desejo dos alunos. É uma grande decisão, sendo um desafio tomá-la.
- Descrédito do corpo escolar aos alunos: apesar das muitas liberdades que as escolas terão ao se adaptar ao Novo Ensino Médio, retirar o aluno da posição de protagonista não é uma delas. Aliás, esse é um ponto central do novo currículo, sendo a sua espinha dorsal.
Muitos professores e gestores acreditam que os alunos não têm maturidade para tamanha decisão, sendo esse um possível desafio para a implementação do Novo Ensino Médio.
Apesar desse detalhe, em escolas onde o sistema foi testado, os alunos mostraram maturidade para tomar essa decisão, mas os docentes orientam que os estudantes já devem ser guiados para isso desde o nono ano do Ensino Fundamental.
- Formação de professores: como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação permite a contratação de profissionais para lecionar os cursos dos itinerários formativos e os técnico-profissionais, bem como a elaboração de materiais didáticos a serem utilizados nessas aulas, a escola tem mais liberdade para escolher o seu corpo docente.
É recomendável continuar com professores que já atuam na escola. Contudo, também é essencial buscar a especialização desses docentes para que eles possam se adaptar com facilidade a esse novo modelo de ensino, tornando indispensável a formação continuada de docentes.
Em casos de novas contratações, a escola deve buscar garantir o conhecimento e a habilidade pedagógica dos professores.
- Adaptação tecnológica: a presença da tecnologia é prevista na nova matriz escolar e muitas escolas relataram esse desafio como um dos maiores a serem superados, devido à baixa disponibilidade de recursos financeiros. Sendo assim, implementar esses recursos tecnológicos será um investimento necessário.
- Diálogo com a comunidade: o Novo Ensino Médio tem uma abordagem mais prática e procura dar um ensino mais técnico aos alunos, para que eles tenham uma inserção imediata no mercado de trabalho.
Diante disso, analisar quais são os profissionais em falta no mercado local, e quais são as demandas da comunidade, é uma maneira de elaborar os itinerários formativos. Ter essa troca de informações com a comunidade local foi um dos desafios para a implementação do novo currículo.
Ter conhecimento sobre as dificuldades que outras instituições de ensino tiveram ao implementar o Novo Ensino Médio pode ajudar a sua instituição a ter uma experiência mais enriquecedora e menos tortuosa.
Ao levar em consideração esses desafios, sua gestão escolar saberá como começar a fazer as adaptações necessárias para implementar a grade atualizada já no primeiro semestre de 2022.
Sua gestão escolar está preparada para receber o Novo Ensino Médio?
Há ainda muitas dúvidas relevantes sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Porém, a exigência da tecnologia no ambiente escolar já ficou mais do que evidente.
Modernizar a escola é uma ótima estratégia para se preparar para a implementação do novo currículo. Para isso, sistemas de gestão escolar podem ser a solução. O Sponte, por exemplo, tem as seguintes vantagens:
- Conta com uma plataforma para salas de aula online, que estão previstas e regularizadas no novo currículo.
- Permite a avaliação online personalizada pelo sistema de gestão pedagógica, com um método que está de acordo com a BNCC.
- Torna possível o cadastro de novas matrizes curriculares, o que será necessário ao atualizar o currículo escolar.
- Facilita a organização do quadro de horários de professores e disciplinas, sendo isso indispensável, visto o aumento da carga horária e a adição de novos profissionais no Ensino Médio.
- É possível gerar os planos de aulas, ferramenta útil aos professores, já que otimiza o tempo dos docentes, os quais poderão focar em sua formação.
Além de tudo, o sistema de gestão Sponte ajuda sua escola a se inserir no método de ensino proposto pela Educação 4.0, cujo principal preceito é colocar a tecnologia na sala de aula, tal como esse elemento se apresenta na realidade discente.
Assim, o gestor estará preparado para enfrentar os desafios que virão junto com o Novo Ensino Médio e oferecer essa educação tecnológica tão necessária aos jovens.
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Cristopher Ronsani Morais
Executivo com mais de 16 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, liderando a gestão de produtos, marketing e experiência do cliente. Graduado em Tecnologia e especialista em Gestão de Negócios. Atualmente, é Diretor de Negócios da Sponte