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Guia prático para abrir sua própria escola de inglês | Sponte

Escrito por Cristopher Ronsani Morais | Jul 13, 2023 3:00:00 AM

Você é um empreendedor e está pensando em investir em educação? Pois saiba que ter sua própria escola de inglês pode ser a escolha certa para o seu investimento.

Mas saiba que simplesmente “colocar dinheiro” em uma escola de idiomas não é um caminho garantido para o sucesso. Se você quer que seu empreendimento dê certo, é preciso ter estratégia, planejamento e organização desde o primeiro momento.

Com as práticas certas, você pode abrir uma escola de inglês e outros idiomas com mais praticidade, eficiência e um potencial enorme de crescimento — além de gastar menos no processo.

Continue sua leitura e descubra como abrir uma escola de idiomas, com os principais passos, requisitos e estratégias para o sucesso do empreendimento:

  1. Pesquisa de mercado e planejamento
  2. Definição do modelo e plano de negócio
  3. Organização dos aspectos legais e burocráticos
  4. Desenvolvimento do currículo escolar
  5. Estabelecimento de infraestrutura e recursos
  6. Investimento em marketing e divulgação
  7. Contratação de professores e demais profissionais
  8. Organização da gestão financeira escolar
  9. Acompanhamento e melhoria contínua
  10. Contratação de um sistema de gestão para escolas de idiomas

O potencial de uma escola de idiomas como oportunidade de negócios

Todo mundo sabe que o mundo está cada vez mais globalizado. A tecnologia, a internet e a revolução social nos deixam muito perto do resto do mundo — e grande parte desse mundo fala inglês.

Nesse cenário de globalização crescente, as pessoas já perceberam a importância de uma segunda língua — ou mesmo de uma terceira. Aí acabam buscando o trabalho de uma escola de idiomas.

Afinal, elas querem preparar os filhos para o futuro, buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho ou estão interessadas em expandir seus horizontes para um mundo novo. Seja qual for a situação, elas vão precisar de educação em outra língua.

Esse é o potencial de abrir uma escola de inglês hoje! Ou seja: a globalização pode ser uma oportunidade de negócios para você, então não perca essa oportunidade.

Requisitos básicos que você precisa ter antes de abrir uma escola de inglês

O primeiro requisito que vem à mente quando falamos de abrir uma escola de inglês é o conhecimento da língua. Afinal, seria interessante que o gestor conhecesse o idioma a ser ensinado em seu centro de ensino.

No entanto, isso não é uma obrigação. Se você contar com ótimos professores e uma equipe muito bem capacitada, é possível dirigir uma escola de idiomas conhecendo apenas o básico (ainda assim, recomendamos aprender mais para ser um exemplo em sua escola, principalmente se você tiver contato direto com alunos, pais e responsáveis).

Agora, partindo para a parte mais prática, um empreendedor nessa área precisa de capital de investimentos — seja para comprar uma franquia, seja para abrir sua escola de inglês com marca própria.

Se necessário, é possível fazer empréstimos para isso. Mas lembre-se de fazer um planejamento financeiro antes de contrair dívidas.

Na sequência, temos um ponto indispensável: um gestor escolar precisa ter noções de empreendedorismo e negócios. Só assim é possível fazer a escola evoluir.

Da mesma forma, é importante ter conhecimentos sobre o setor de educação, além de uma vontade de aprender e manter-se atualizado no assunto. Afinal, escolas que entendem a evolução educacional têm muito mais potencial de crescimento.

Por fim, temos um requisito bônus. Ele não é necessário, mas ajuda a ter uma escola de inglês de sucesso: é a paixão por ensinar. Gestores que amam a educação geralmente trabalham com mais afinco, lideram pelo exemplo e crescem mais.

Leia mais: O que é liderança escolar e como ter sucesso na sua escola?

Principais passos e estratégias para começar sua escola de idiomas

Você tem os requisitos necessários para abrir uma escola de inglês de sucesso? Então agora é hora de colocar a mão na massa!

Preparamos nove passos fundamentais para começar seu negócio de forma inteligente, organizada e cheia de potencial. Confira:

1. Pesquisa de mercado e planejamento

Antes de qualquer coisa, você precisa avaliar o mercado. Confira quem seria a concorrência em sua cidade ou região e veja se há demanda de alunos não atendidos. Saber disso pode ser a diferença para ter uma escola de sucesso.

Aproveite para definir também quem é seu público-alvo nesse contexto e descubra quais são os interesses e exigências das pessoas desse grupo. Assim, você pode planejar seu futuro de forma muito mais efetiva.

Considere essas informações também para escolher um espaço físico para sua escola, próximo de onde seu público está. A pesquisa também é ótima para ter previsão de futuro, calcular gastos, avaliar o retorno financeiro e, finalmente, estabelecer os objetivos da escola.

2. Definição de modelo e plano de negócio

Há diferentes possibilidades para a organização de uma aula de inglês. Você pode trabalhar com aulas individuais ou em grupo, assim como pode focar em cursos de fluência mais longos ou cursos intensivos.

Outras decisões a fazer envolvem a possibilidade de ter aulas online ou de explorar o ensino híbrido em sua escola de idiomas.

O plano de negócio também vai envolver a forma de cobrança dos alunos e a postura jurídica do seu centro de ensino.

Por fim, você também pode optar por investir em uma franquia educacional, que já entregará boa parte desse processo pronto.

3. Organização dos aspectos legais e burocráticos

A parte burocrática é essencial para uma escola de inglês dar certo, sem sofrer percalços no futuro. Então comece buscando a autarquia de sua cidade para conhecer quais são os documentos necessários nesse momento e o processo para fazer a abertura de um centro de ensino.

Você precisará abrir um CNPJ, registrar uma Inscrição Estadual e Municipal, conseguir um alvará de funcionamento e licenças, lidar com questões trabalhistas, entre outros.

Contar com um contador ou com um advogado pode ser uma excelente decisão neste momento, para evitar erros e ter mais tranquilidade no processo.

4. Desenvolvimento do currículo escolar

Agora é hora de definir o “coração” de sua escola de inglês. Afinal, se a missão da escola é educar, ela deve ser construída sobre um bom currículo escolar que mostre o caminho para fazer isso.

Comece definindo os objetivos de aprendizagem que você pretende buscar, além das metodologias de ensino a serem aplicadas. Estabeleça também as práticas avaliativas, além dos materiais didáticos necessários.

Se você não for um especialista em pedagogia, vale a pena contar com um profissional da área para estabelecer esse elemento tão importante.

5. Estabelecimento de infraestrutura e recursos

Agora que você já tem a documentação em dia, é hora de tirar seus planos do papel e fazer com que o local escolhido se torne uma escola de inglês de verdade.

Para isso, prepare as salas de aula e o ambiente comum da escola com uma pintura adequada e decorações que remetam aos países dos idiomas ensinados, facilitando a imersão dos alunos e alimentando seu interesse em usar a nova língua para viajar pelo mundo.

Prepare também a infraestrutura, com banheiros, computadores, lousas, bebedouros, recepção, espaços para brincadeiras e atividades lúdicas para os alunos mais novos, entre outros.

Por fim, adquira os equipamentos, recursos didáticos, livros e materiais pedagógicos necessários para as aulas, de acordo com o currículo estabelecido.

6. Investimento em marketing e divulgação

Uma nova escola de idiomas precisa de ótimas estratégias de marketing educacional e divulgação para atrair alunos e garantir seu espaço nesse mercado tão disputado.

Então comece criando canais nas redes sociais mais usadas pelo seu público e fazendo um bom planejamento de postagens. Crie também um site, com informações básicas da escola e explicações sobre endereço e como realizar matrícula.

Vale a pena ainda fazer parcerias com outras instituições, como escolas de educação básica.

Outra boa estratégia é a realização de eventos promocionais, potencializando o relacionamento com a comunidade local.

É bastante coisa, mas não se preocupe. Para te ajudar em seu marketing escolar, vamos encaminhar aqui dois ótimos textos do blog da Sponte, além de um kit de materiais 100% focado na atração e retenção de estudantes em escolas de idiomas. Confira:

7. Contratação de professores e demais profissionais

Ter bons professores e outros profissionais capacitados é fundamental para o sucesso de uma escola de idiomas. Por isso, tenha foco em seu processo seletivo e de contratação.

Para os professores, dê muita atenção às habilidades linguísticas, à formação acadêmica e à experiência no ensino de inglês. Vale muito a pena fazer uma aula teste nesse momento.

No caso dos demais profissionais, avalie a disposição, além do conhecimento e a experiência em escolas.

8. Organização da gestão financeira escolar

Uma escola de idiomas precisa de uma ótima organização financeira para se manter no mercado. Por isso, neste momento, há vários elementos que devem entrar em jogo.

Primeiro, mapeie todos os seus custos — sejam eles fixos ou variáveis. Calcule também o investimento inicial e avalie o que você precisa ter de rentabilidade para compensar esse valor, considerando os gastos mensais.

Na sequência, avalie os preços praticados pela concorrência e defina os valores de matrícula, material e mensalidades para sua escola. Além disso, estabeleça os meios de pagamento adequados.

Lembre-se de que a inadimplência é um problema sério em escolas de idiomas, então esse processo deve ser cuidadoso e é melhor optar por meios de pagamento mais seguros.

Elabore também boas práticas de controle do fluxo de caixa e análise constante de viabilidade econômico-financeira.

Leia mais: Gestão financeira em escolas de idiomas: você está fazendo isso certo?

9. Acompanhamento e melhoria contínua

Agora que tudo parece estar pronto, é hora de ficar de olho aberto para avaliar se seu investimento realmente está dando bons frutos.

Para isso, conte com relatórios de gestão, análises de números de matrículas e feedbacks de alunos, pais, responsáveis e professores. 

Uma avaliação constante nesse sentido é indispensável! Sem esse cuidado, você pode acabar sendo surpreendido por uma crise da qual vai ser difícil escapar.

Leia mais: Como fazer a avaliação bimestral de sua gestão escolar?

E o processo não para por aqui. Apenas avaliar a situação não é o bastante. Também é importante sempre buscar melhorias para que sua escola de idiomas não acabe “atropelada” pela concorrência.

Use a avaliação para identificar oportunidades de melhoria e mantenha-se conectado ao que há de mais moderno no ensino de idiomas — seja em infraestrutura, seja em metodologias educativas.

10. Contratação de um sistema de gestão para escolas de idiomas

A última dica é um bônus. Ela não é essencial para qualquer um que queira abrir uma escola de inglês, mas é indispensável para empreendedores que entendem a importância da eficiência na gestão escolar.

Um sistema de gestão para escolas de idiomas como o Sponte reduz o trabalho manual da equipe, dá mais produtividade para seus profissionais, melhora a comunicação com a comunidade escolar, oferece relatórios gerenciais, facilita a gestão pedagógica e muito mais.

É a diferença entre uma gestão bagunçada e uma escola de sucesso, tecnológica, moderna e pronta para o futuro.

Para saber ainda mais sobre escolas em uma gestão escolar pronta para o futuro, leia nosso eBook: