Sua escola já atende alunos estrangeiros? Essa é uma tendência em pleno crescimento, seja pela chegada de imigrantes, seja pelo avanço do ensino internacional na educação brasileira.
Dessa forma, se você ainda não teve estudantes estrangeiros em seu corpo discente, pode ser apenas uma questão de tempo até receber o primeiro — e isso é ótimo para a expansão dos horizontes culturais e de diversidade em sua escola.
No entanto, receber alguém com diferenças de aprendizado, cultura e até idioma pode ser desafiador para uma instituição de ensino. Então é preciso preparar sua gestão pedagógica para acolher esses estudantes.
Por outro lado, se você já tem estudantes estrangeiros em sua escola, é sempre interessante conhecer novas técnicas e atividades de acolhimento para alunos. Isso pode fazer toda a diferença e garantir uma experiência positiva para toda a comunidade escolar.
Considerando que a internacionalização do ensino é um assunto cada vez mais relevante, aprenda mais sobre o assunto:
- A realidade dos alunos imigrantes na educação básica do Brasil
- Os desafios e o potencial da integração de alunos estrangeiros
- Ideias de acolhimento na escola para alunos estrangeiros
- Inclusão e diversidade para estudantes estrangeiros
A realidade dos alunos imigrantes na educação básica do Brasil
Um estudo recente aponta que, só em 2019, o Brasil recebeu matrículas de 130.067 alunos estrangeiros em escolas de ensino básico — mais do que o triplo registrado em 2010, quando registraram-se 43.400 estudantes.
A pesquisa é do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e utiliza o banco de dados do Censo Escolar do Ministério da Educação.
A grande variação entre 2010 e 2019 é um destaque, de fato. Mas a principal informação do estudo é que o número de matrículas escolares de alunos imigrantes esteve em evolução constante durante todo o período da análise. Veja mais no gráfico:
Segundo a pesquisa, a presença de alunos estrangeiros nas escolas brasileiras acontece predominantemente no Ensino Fundamental. Os dados mais recentes, de 2019, mostram que mais da metade das matrículas de imigrantes ocorreu entre o Fundamental 1 e 2 — e a tendência é semelhante nos anos anteriores.
Ainda assim, Ensino Médio e Ensino Infantil têm uma participação importante na estatística e esses estudantes também merecem atenção.
Além disso, as matrículas acontecem principalmente na educação pública — a predominância é no ensino municipal, seguido pelo estadual. No entanto, escolas particulares marcam presença. Só em 2019, foram mais de 30 mil alunos estrangeiros matriculados em instituições privadas.
Considerando essa realidade, o Brasil tem uma legislação específica que garante o direito à educação para imigrantes e refugiados, mesmo se eles não tiverem documentação.
Vale lembrar, ainda, que há diferentes motivos para estudantes estrangeiros se matricularem em escolas brasileiras — e sua gestão pedagógica deve entender essas diferenças na hora de acolhê-los.
Alunos que chegaram ao Brasil como refugiados, por exemplo, tendem a estar mais fragilizados. Podem, inclusive, ter passado por experiências traumáticas. Nesse caso, é importante oferecer apoio psicológico e ter uma equipe realmente preparada para acompanhá-los.
Há ainda alunos imigrantes, que vieram ao país de uma forma mais tranquila, geralmente por uma decisão familiar ou por questões profissionais dos pais.
Também há os estudantes de intercâmbio, que passarão apenas um período em sua escola.
Em todas as situações, sua escola deve dar uma atenção especial ao acolhimento para alunos estrangeiros. No entanto, cada uma dessas realidades requer um tratamento específico e cuidadoso.
Leia também: A sua escola está preparada para acolher alunos autistas?
Os desafios e o potencial da integração de alunos estrangeiros
Como vimos, há diferentes realidades e diferentes alunos estrangeiros. Não podemos colocar todos na mesma “caixinha” e tratá-los de forma padronizada. Por isso, o primeiro desafio do acolhimento para esses estudantes é entender quais são suas experiências e suas necessidades.
A partir disso, é possível entender os outros desafios, como as diferenças do idioma e da cultura com que eles estão acostumados.
Estudantes que não estão habituados à realidade brasileira ou ao português podem ter dificuldades em muitas atividades simples e diárias, como cumprimentar alguém ou fazer uma pergunta.
Esses elementos podem gerar estresse, introspecção e dificuldades no aprendizado. É importante, então, que a escola e o professor saibam trabalhar com isso, estimulando o desenvolvimento do aluno de forma acolhedora.
Integração cultural
Vale lembrar que é importante fazer uma integração do aluno estrangeiro à cultura brasileira, mas sem jamais tentar apagar sua cultura de origem.
As “raízes” do estudante imigrante devem ser vistas como motivo de orgulho e também como uma oportunidade de reforçar o respeito à diversidade e ampliar os horizontes dos alunos brasileiros.
Outro desafio muito presente é a recepção dos alunos brasileiros. Bullying e isolamento de quem é diferente são práticas comuns até entre estudantes com o mesmo background cultural e pode ficar ainda mais acentuado em relação a uma pessoa de outro país, com diferenças de cultura, etnia e idioma.
É uma função importantíssima da escola e da gestão pedagógica combater o bullying em todas as suas representações e desenvolver uma educação mais inclusiva.
Entre os desafios presentes na integração de alunos estrangeiros também há a integração da família. Nem sempre, mas muitas vezes, pais e responsáveis podem ter uma dificuldade maior em se adaptar à realidade do novo país. Nesse caso, a escola pode estender a eles o acolhimento dado às crianças e adolescentes.
Por fim, é importante também falar dos traumas. Muitos estudantes refugiados passaram por momentos difíceis e precisam de um acolhimento especial. E mesmo alunos imigrantes podem ter problemas de saúde mental pelo trauma de deixarem seu lar e chegarem a um lugar de cultura e idioma diferentes.
Leia mais: Saúde mental na escola: como identificar problemas e cuidar de seus alunos.
Contudo, apesar dos desafios, a presença de alunos estrangeiros é um presente para a escola! É uma oportunidade de ampliar horizontes, desenvolver uma educação mais respeitosa, aumentar a riqueza cultural de sua instituição de ensino e preparar seus alunos para um futuro mais inclusivo e diverso.
Ideias de acolhimento na escola para alunos estrangeiros
Para te ajudar a receber bem esses novos estudantes, preparamos ideias de acolhimento para alunos estrangeiros. Confira:
1. Invista no diálogo
O primeiro ponto para acolher alunos de outros países é abrir um canal de diálogo claro, franco e de respeito mútuo. Mostre que a escola está aberta para conhecer as necessidades dele de forma respeitosa e quer que ele sinta-se em casa.
Deixe claro que sua instituição jamais tentará forçá-lo a se adaptar contra sua vontade, mas que sua equipe pedagógica está disposta a ajudá-lo nesse processo, se assim ele quiser.
Apresente também a realidade escolar atual e tente conhecer mais sobre a realidade dele, para saber como melhorar o acolhimento.
Mas, é claro, isso não vai acontecer em uma única conversa. Por isso, o diálogo deve ser uma atividade constante com alunos estrangeiros.
2. Organização da recepção
O momento da recepção é importantíssimo no acolhimento de alunos de fora. Ele é fundamental para que se sintam mais confortáveis e menos receosos com uma possível exclusão por conta da diferença de cultura e língua.
Por isso, prepare a equipe pedagógica para apresentar a escola e tente integrar o aluno de forma acolhedora, mas discreta, sem colocá-lo muito no centro das atenções, porque isso pode ser intimidador.
Converse também com seus alunos, avisando-os da chegada do novo estudante e orientando para que possam recepcioná-lo de forma agradável, mostrando-se abertos, mas sem enchê-lo de perguntas.
3. Explicação do funcionamento da escola
Nesse momento é importante apresentar as dependências da escola, explicar o funcionamento das aulas e das atividades, apresentar o projeto político pedagógico e, principalmente, compartilhar as ações voltadas à inclusão e adaptação dos alunos estrangeiros.
Lembre-se de que o aprendizado pode ser diferente no país de onde seu novo aluno veio, então orientá-lo sobre as práticas pedagógicas da escola pode ajudar muito a prepará-lo para as aulas.
4. Engajamento das famílias
O acolhimento do aluno estrangeiro pode se estender também para a família.
Já sabemos o quanto é importante ter um bom relacionamento com pais e responsáveis, e como a participação deles é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. No caso de alunos estrangeiros, isso é ainda mais sério.
Então desenvolva uma comunicação eficaz com a família e abra os braços de sua escola para eles. Integrá-los à realidade escolar vai ser ótimo inclusive para eles passarem a fazer parte da comunidade.
5. Atividades culturais
Já falamos que a presença de uma pessoa com outra cultura pode ampliar muito os horizontes de sua escola. Então explore essa possibilidade!
Valorize a cultura de seu aluno estrangeiro com atividades e eventos que promovam sua cultura e a apresentem para a comunidade escolar. Assim, ele se sentirá mais acolhido e sua escola poderá compartilhar a riqueza dessa diversidade cultural.
6. Ensino do português
A barreira do idioma é muito grande para novos alunos estrangeiros. Por isso, ter aulas extras de português pode ser uma boa pedida para potencializar a integração dele em sua escola.
7. Aulas que abordem a mudança de país
Muitas vezes, a migração parece uma realidade muito distante para a maioria dos alunos. Para os brasileiros, o migrante pode parecer uma figura estranha, enquanto que para o aluno estrangeiro a mudança pode ser um verdadeiro trauma.
No entanto, a humanidade é uma espécie que se constituiu em migrações e mudanças. Isso sempre fez parte da nossa história e a troca cultural resultante desse processo é fundamental para nosso desenvolvimento.
Mostrar isso para seus alunos vai ajudar a superar preconceitos e medos e melhorar o acolhimento do novo estudante.
8. Compreensão de diferentes realidades na avaliação
Independente da forma com que sua escola faz isso, sabemos que realizar algum tipo de avaliação da aprendizagem é importante. Mas tenha em mente que esse processo deve ser flexibilizado para alunos estrangeiros.
Um estudante de fora do país não está familiarizado com a nossa cultura, nosso idioma e até nossos métodos pedagógicos. Por isso, nem sempre dá para simplesmente cobrar da mesma forma desde o início.
Ao mesmo tempo, é preciso levar em conta que o aluno estrangeiro é tão capaz quanto seus estudantes brasileiros. Então não é o caso de facilitar o processo ou dar “uma colher de chá” para ele.
A ideia é usar o mesmo sistema, mas compreender o contexto em que seu aluno está inserido e trabalhar com ele de modo a ajudá-lo a evoluir, em vez de simplesmente dar notas baixas que podem ser desmotivadoras.
Aliás, essa regra também vale para os alunos brasileiros! A avaliação não é uma fiscalização dos estudantes, e sim uma forma de levá-los ao aprendizado pleno! Leia mais sobre o assunto em nosso eBook:
Inclusão e diversidade para estudantes estrangeiros
Falamos já sobre a importância do respeito à diversidade e sobre a riqueza de compartilhar a cultura de alunos estrangeiros em sua escola.
Mas vale reforçar: acolher o que é diferente e valorizar a inclusão são partes essenciais de uma gestão pedagógica de sucesso, que realmente prepare cidadãos plenos — e isso vale tanto para estudantes de outro país quanto para os alunos brasileiros.
Por isso, saiba mais sobre como ter uma escola inclusiva, que realmente valorize a diversidade:
Carla Helena Lange
Líder de Marketing