A importância da internet e das redes sociais para o marketing escolar é inegável. Com estratégias digitais, a instituição pode atrair mais alunos e até melhorar o relacionamento com a comunidade. No entanto, muitos gestores de sucesso já estão dando um passo a mais ao anunciar a escola no Google Ads e no Facebook Ads!
Você conhece essas plataformas de mídia paga? Elas podem fazer qualquer empresa — inclusive escolas particulares — se destacar na internet.
Por meio delas, sua instituição é capaz de ter ainda mais sucesso na captação de alunos. No entanto, há estratégias e boas práticas fundamentais para alcançar esses excelentes resultados.
Por isso, continue sua leitura e conheça as melhores estratégias de Google Ads e Facebook Ads para sua escola!
De forma bem resumida, Google Ads e Facebook Ads são ferramentas que permitem a empresas e pessoas investirem dinheiro em troca de destaque na internet e nas redes sociais.
Muitos gestores questionam o porquê de pagar por esse espaço. Afinal, ter páginas nas redes sociais é de graça, certo? Além disso, com boas estratégias é possível se destacar na página do Google sem pagar nada. Temos até um texto completo sobre isso. Confira: SEO para instituições de ensino: como fazer sua escola aparecer no Google?
No entanto, simplesmente contar com esse tráfego orgânico* pode não ser o bastante. Sem investir em Ads, o alcance de suas páginas no Facebook e no Instagram é muito menor. Da mesma forma, fica bem mais difícil aparecer nas primeiras páginas do Google.
Além disso, tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads oferecem vários formatos diferentes, que podem potencializar ainda mais seu marketing educacional.
As plataformas permitem também segmentar seu marketing para que os anúncios apareçam especificamente para o público-alvo da instituição. Assim, você não desperdiça tempo e dinheiro “falando” com pessoas que moram muito longe ou que não têm interesse no que a escola pode oferecer.
Por isso, para potencializar a captação de alunos com eficiência e inteligência, é importante ir além do tráfego orgânico, contando com as mídias pagas para fazer suas campanhas alcançarem mais público e dominarem o ambiente da internet.
*Tráfego orgânico ou tráfego pago? As diferenças para anunciar sua escola no Google
“Tráfego orgânico” é o termo usado em marketing digital para fazer referência às interações online que ocorrem sem investimento financeiro. Se você não investe em anúncios, todas as visitas ao seu site e às suas redes sociais são oriundas de tráfego orgânico.
Essa circulação de visitantes sem investimento é fundamental. Além de ser gratuita, ela ajuda a reforçar a autoridade de sua escola na internet e a atrair ainda mais pessoas.
No entanto, o alcance do tráfego orgânico é limitado. Sem um investimento adequado, suas campanhas podem acabar presas em “bolhas” de pessoas que já conhecem a instituição, o que dificulta muito a captação de novos alunos.
É aí que entra o tráfego pago: aquele que é conquistado por meio de Google Ads, Facebook Ads e outros tipos de anúncios pagos. Por meio dessa mídia paga, você potencializa seu alcance e melhora ainda mais a autoridade da escola.
Assim, o caminho para o marketing de sucesso envolve combinar o tráfego orgânico com o tráfego pago em uma estratégia completa.
Com uma boa estratégia, o investimento em mídias pagas não precisa ser alto e pode conquistar excelentes resultados. No entanto, é essencial saber o momento certo de anunciar no Google e no Facebook.
Afinal, os anúncios pagos que chegarão ao seu público precisam chamar a atenção para conquistar cliques e interações, ou até mesmo para despertar o interesse para a realização de uma nova matrícula. Por isso, busque sempre ter algo interessante para falar em suas campanhas.
Nesse sentido, é interessante investir em ads em momentos específicos, como:
Com esse tipo de conteúdo, a probabilidade de atrair a atenção do público é muito maior.
🔎 Leia mais: Captação de alunos e retenção: entenda os principais desafios para sua escola.
Não existe um valor fixo para anunciar a escola em Google Ads e Facebook Ads. Pelo contrário, as plataformas oferecem flexibilidade para você investir de acordo com as possibilidades da instituição e com os objetivos de sua estratégia de marketing.
Em ambos os casos, o investimento funciona como um leilão. Já que os espaços para anúncios são limitados, a empresa que deseja anunciar vai definir palavras-chave e segmentos específicos, assim como o valor que está disposta a pagar por clique (ou seja, você só paga se alguém clicar em seu anúncio).
Dessa forma, se sua escola tiver dado um dos maiores “lances” dentro do segmento e das palavras-chave definidas, seu anúncio deve aparecer com destaque.
O valor ideal para dar nesse leilão depende muito da concorrência. Por exemplo, se você está investindo em um anúncio para a palavra-chave “escola em São Paulo”, haverá uma disputa muito grande, com muitas outras instituições querendo ocupar o mesmo espaço. Por isso, o valor deve ser maior.
Parece complicado, não é? Mas fique tranquilo. As próprias plataformas oferecem ferramentas que permitem calcular o lance ideal com mais tranquilidade para garantir resultados.
🔎 Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Para não perder dinheiro em suas campanhas de mídias pagas, é importante ter estratégia. Por isso, organizamos um passo a passo com algumas das práticas mais importantes para aproveitar ao máximo esses canais:
Saber quem é seu público é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing, pois permite produzir conteúdos e campanhas que realmente atingirão seus interesses.
No entanto, em Google Ads e Facebook Ads isso é ainda mais importante, pois as plataformas permitem segmentar os anúncios para que eles sejam enviados justamente para seu público-alvo a partir de características como canais mais acessados, idade, localização geográfica, interesses, etc.
Assim, o investimento se torna muito mais inteligente, sem perdas de dinheiro com o envio de anúncios para pessoas que não têm nada a ver com o que sua escola tem para oferecer.
Para anunciar estrategicamente, é preciso ter em mente uma meta específica para seus investimentos. O objetivo pode ser conquistar novas matrículas, atrair atenção para a escola, potencializar um evento da instituição, etc.
A partir dessa meta, você terá mais clareza para os próximos passos.
O Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios, com funções específicas que se adaptam a várias estratégias. Neste momento de planejamento, você deve definir quais modelos sua escola vai usar. Confira os mais indicados para o segmento:
Se você quer melhorar sua visibilidade e alcançar pais, responsáveis e alunos que estão pesquisando uma escola para realizar a matrícula, essa é uma excelente pedida.
Essa rede é uma ótima opção para alcançar até pessoas que não estão pesquisando escolas. Por isso, é válido destacar seus diferenciais para realmente atrair a atenção.
O Facebook Ads, por sua vez, tem duas diferentes opções de espaços em que o anúncio pode aparecer: o próprio Facebook ou o Instagram.
As duas redes sociais possuem funcionalidades semelhantes — você pode divulgar seu anúncio por meio de imagens, carrosséis (sequência de imagens) e vídeos curtos.
Para escolher o método e o espaço, avalie o tipo de público que você deseja atingir, os objetivos da campanha e qual canal é mais acessado por alunos, pais e responsáveis.
Se você não tiver certeza, vale a pena investir em ambos e conferir onde os resultados são mais positivos. Assim, a estratégia pode evoluir de acordo com a receptividade do público.
Você pode aprender mais sobre campanhas nas redes sociais com nosso artigo: Como usar o marketing nas redes sociais para melhorar a captação de alunos.
Os anúncios pagos vão aparecer para as pessoas durante uma pesquisa no Google, em suas redes sociais, em sites diversos ou mesmo durante um vídeo que eles estão assistindo. Por isso, eles precisam ser atrativos e interessantes!
Afinal, só assim vão chamar a atenção necessária para que seu público realmente note-os.
Uma regra básica de Facebook Ads e Google Ads é que o anúncio não é o final da interação do público com a escola. Pelo contrário, ele deve funcionar como uma porta de entrada, que atraia a atenção da pessoa e faça com que ela busque saber mais sobre a instituição.
Por isso, é importante que ele “leve” para algum lugar. É por isso que todos os anúncios — desde a rede de pesquisas até os stories promovidos do Instagram — possuem algum tipo de link que o usuário pode acessar.
No marketing, a página para onde o usuário é levado quando clica em seu anúncio é chamada de landing page (página de aterrissagem, em tradução livre). Ela pode ser seu perfil nas redes sociais, seu site ou mesmo um formulário para o usuário preencher com seus dados.
Essa página precisa ter duas coisas importantíssimas:
Se conseguir apresentar essas características, a landing page tem muito mais chances de atrair a pessoa para seu funil de marketing.
Quer saber mais sobre essa estratégia? Então confira: Funil de marketing para escolas: mais captação de alunos e matrículas!
O marketing educacional não é uma ciência exata. Mesmo uma estratégia muito bem planejada pode acabar não oferecendo os resultados esperados. Afinal, é quase impossível prever com precisão o comportamento do público e a competição no Google e nas redes sociais.
Por isso, de pouco adianta investir em Google Ads e Facebook Ads para escolas e esperar que o dinheiro se converta em novas matrículas automaticamente.
O caminho correto é avaliar o resultado com frequência — se possível, semanalmente — para adaptar a estratégia, mudar os conteúdos, rever as palavras-chave, etc. Dessa forma, seus anúncios evoluirão e alcançarão muito mais gente, de forma inteligente e efetiva.
Investir em Facebook Ads e Google Ads é importante. No entanto, não pode ser a única estratégia de marketing de sua instituição.
É importante trabalhar com tráfego orgânico, marketing de relacionamento, envio de e-mails, canais de comunicação com a comunidade escolar, técnicas para aumentar as rematrículas, etc.
Para fazer isso tudo e mais, você também pode contar com as ferramentas do sistema de gestão escolar Sponte: