No ambiente educacional, em que inúmeras tecnologias são lançadas com uma frequência muito rápida, o treinamento de professores e colaboradores de uma escola deve ocorrer da maneira mais eficiente possível.
Nesse processo, não há como negar o fato de que as metodologias ativas têm muito a contribuir em qualquer instituição.
Afinal, o ambiente escolar está em constante mudança, o que o torna mais dinâmico do que nunca. Por isso, se informar e acima de tudo se adaptar às mais recentes metodologias de ensino é fundamental.
Isso porque a tecnologia continuará evoluindo de forma acelerada, independentemente do método de ensino adotado pela escola.
A seguir, confira algumas dicas de como utilizar as metodologias ativas para aumentar a produtividade da sua gestão escolar.
- O que são metodologias ativas?
- Como as metodologias ativas podem contribuir com as estratégias de gestão educacional?
- Aplicando a aprendizagem ativa na rotina escolar
O que são metodologias ativas?
O conceito de metodologias ativas de aprendizagem existe desde a década de 1990. A sua principal motivação é colocar a responsabilidade de aprender nas mãos dos próprios atores desse processo, sejam os alunos, sejam os professores ou colaboradores de sua instituição.
Nesse formato, ao contrário do ensino passivo, que cria uma relação de subordinação do aprendizado, o aluno desenvolve habilidades que vão muito além da memorização e assimilação dos conteúdos, permitindo maior entendimento sobre determinado assunto.
Isso porque ela não se limita apenas à sala de aula, pelo contrário. Ele cria seus próprios processos de aprendizagem e tem a liberdade de questionar o professor quanto ao ensino que está sendo transmitido.
Essa é uma realidade que vem sendo utilizada até mesmo no universo corporativo, que tem utilizado da sua eficácia na hora de treinar suas equipes. “A aprendizagem ativa é um componente crucial no desenvolvimento de habilidades e na capacidade de fazer coisas, em vez de apenas conhecê-las”, aponta Ben Piscopo, designer de aprendizagem sênior da edX.
Como as metodologias ativas podem contribuir com as estratégias de gestão educacional?
Hoje, o maior desafio de um gestor educacional é atender efetivamente às necessidades de planejamento, organização, recursos, liderança e direção dessa nova geração de atores envolvidos na educação: pais, educadores, responsáveis e alunos.
Nesse sentido, as abordagens passivas empregadas tornam-se obsoletas. Por isso, salas de aula tradicionais estão, lentamente, abrindo o caminho para os métodos de aprendizagem mais dinâmicos.
Isso exige que o gestor domine a tecnologia a favor da educação e, ao mesmo tempo, promova um ambiente atualizado sobre as abordagens modernas de aprendizado.
Sendo o gestor alguém que cuida do funcionamento das atividades que acontecem dentro de uma escola, as suas responsabilidades incluem tarefas como assegurar que os processos internos ocorram da melhor maneira possível, garantir a segurança da instituição, entre outras ações.
Sendo assim, qualquer indivíduo dentro da escola, professor ou aluno, conta com esse profissional em diversas situações, seja para solucionar um problema, seja para apresentar uma reclamação ou dar um feedback.
Assim, os métodos ativos de aprendizagem possibilitam ao gestor atuar como um guia e otimizar a jornada dos alunos para que aprendam por conta própria por meio do uso de diferentes atividades de treinamento ativo. Afinal, o tempo de todos é limitado e maximizar a atenção para que aprendam habilidades críticas de forma eficaz é fundamental.
Sendo a aprendizagem ativa uma abordagem que combina o material do curso com a aplicação e reflexão, ela resulta no desenvolvimento de habilidades de uma forma que pode ser retida, transferível e, em última análise, transformadora para a organização.
Por isso, não basta adotar o uso de métodos ativos, como a gamificação, a cultura maker, o design thinking, entre outros, sem atribuir ao aprendiz um papel muito significativo, de construtor do seu conhecimento a partir de determinadas diretrizes, atividades ou cenários desenhados pelo condutor desse processo.
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Diante disso tudo, a aprendizagem pela ação pode ser um método eficaz e prático para apoiar gestores em suas unidades educacionais no treinamento de seus colaboradores e professores, apesar dos desafios associados ao método, pois pessoas aprendem mais e melhor quando o conhecimento ocorre de forma prática do que quando recebem passivamente informações.
Devidamente implementadas, as metodologias ativas aumentam o engajamento, a motivação e a participação dos funcionários na experiência de treinamento, em benefício de si próprio e da instituição. A título exemplificativo, as maiores empresas do mundo já utilizam essa estratégia em sua gestão: Microsoft, Cisco, Samsung, Google, entre outras.
A gamificação, nesse cenário, quando implementada com outras técnicas de aprendizagem ativa, surge como uma alternativa para fortalecer a equipe, reter talentos e ampliar a sua expertise sem grandes investimentos.
Entre seus principais benefícios na gestão, podemos citar:
- Cenários de como a gamificação em aplicativos de aprendizagem pode ajudar a adotar melhores hábitos entre os colaboradores.
- A dependência da recompensa mantém a motivação intrínseca.
- Emoções positivas formam uma atitude de lealdade.
- Torna a educação e os treinamentos acessíveis para pessoas especiais e outros.
Aplicando a aprendizagem ativa na rotina escolar
Fica claro que os métodos ativos estão diretamente associados à produtividade, razão pela qual o gestor escolar precisa incluir a aprendizagem ativa no seu dia a dia. Assim, conseguirá delegar tarefas com inteligência e otimizar processos e treinamentos internos de sua instituição.
Atualmente, as escolas enfrentam enormes riscos e concorrência na economia digital e precisam garantir que as funções críticas estejam nas mãos de pessoas com capacidade comprovada de fazer. Para atender a essa demanda, é essencial proporcionar aos seus colaboradores e educadores um aprendizado profundo e transformador.
Embora existam muitas abordagens e opções para o aprendizado corporativo, em um cenário de Educação 5.0, digitalização de processos, ensino remoto, big data, assinatura eletrônica, automação e integração, identificar as lacunas de habilidades que são centrais para alcançar a alta performance e desenvolver essas competências por meio do aprendizado ativo é a chave dos centros de ensino mais bem-sucedidos do mercado.
* Este texto foi escrito em parceria com a Clicksign, a primeira empresa de assinatura eletrônica do Brasil. As soluções da Clicksign são ideais para quem deseja reduzir custos e agilizar processos, pois, de qualquer local, por meio de um dispositivo com acesso à internet, é possível fazer uma assinatura em menos de 1 minuto.
Carla Helena Lange
Líder de Marketing