A infraestrutura escolar de qualidade é um dos mais importantes pilares de uma instituição de sucesso na educação básica. Além de ser fundamental para a aprendizagem dos alunos, permitindo uma educação segura, acessível e completa, ela ainda funciona como um chamariz para ter muito mais matrículas.
Também é importante lembrar que a infraestrutura escolar é o espaço de trabalho de sua equipe. Vários funcionários se empenham diariamente para que a escola cumpra seu papel com excelência, então o espaço físico da instituição deve contemplar também suas necessidades.
E é papel do líder escolar oferecer um ambiente acolhedor para toda a comunidade, desde a gestão pedagógica até o corpo discente, seus pais e responsáveis.
Por tudo isso, a estrutura escolar é geralmente uma das primeiras coisas a se pensar na hora do planejamento em uma instituição de ensino.
Será que sua estrutura contempla todas as necessidades da comunidade escolar? Há alguma área que requer investimentos? A estrutura permite a exploração de novas metodologias? Será que há algo que pode se tornar ainda melhor?
Acompanhe este post para saber em que pé sua escola está quando o assunto é infraestrutura e como aprimorá-la para melhorar ainda mais o ensino e o trabalho em sua instituição.
- Qual é a importância da infraestrutura escolar no desenvolvimento dos alunos?
- Como saber se é preciso investir na infraestrutura da escola?
- Como mudar a infraestrutura e ter melhorias para a escola?
- Conclusão: uma infraestrutura escolar mais dinâmica e acolhedora
Qual é a importância da infraestrutura escolar no desenvolvimento dos alunos?
Você sabe o que é a infraestrutura escolar?
Ela é um conceito usado para englobar todas as instalações físicas de uma instituição de ensino, além dos equipamentos e serviços disponíveis para garantir a aprendizagem.
Afinal, segurança, iluminação, conforto, tranquilidade e equipamentos de qualidade são elementos essenciais para que os alunos tenham um bom rendimento educacional.
Da mesma forma, para transmitir seus ensinamentos, os professores também demandam de uma ótima estrutura escolar.
Ou seja, tanto o corpo discente quanto o docente precisam de salas de aula equipadas, organizadas, iluminadas, limpas, espaçosas e adequadas. Além de espaços dedicados exclusivamente a atividades específicas, como laboratórios, quadras, pátios, bibliotecas, entre outros.
Por mais que você tenha uma ótima gestão de professores, a presença de uma infraestrutura deficiente em qualquer desses requisitos pode resultar em subdesenvolvimento das capacidades dos alunos.
Isso já foi comprovado em diferentes análises, com destaque para um estudo de 2006 feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chamado Infraestructura Escolar y Aprendizajes en la Educación Básica Latinoamericana: Un análisis a partir del SERCE.
O estudo do BID tomou como base dados sobre infraestrutura e aprendizagem coletados em uma pesquisa da UNESCO que analisou o desempenho de quase 200 mil alunos em três mil escolas de 16 países da América Latina.
O resultado foi claro:
O desempenho escolar dos estudantes em escolas que oferecem uma infraestrutura mais completa é superior ao dos alunos que não contam com esses recursos.
Esse é um argumento sólido para afirmar o quanto espaços adequados voltados ao aprendizado são importantes para o processo pedagógico.
Além disso, uma boa infraestrutura afeta consideravelmente a experiência do aluno na escola, contribuindo para o desenvolvimento de sua criatividade e capacidade de socialização.
Ela é ainda mais fundamental se sua escola pretende ir além dos básicos, explorando novas propostas educacionais, metodologias ativas, itinerários formativos ou mesmo currículos escolares mais completos e diversificados.
Tudo isso depende de dois elementos fundamentais:
- Professores motivados, engajados e capacitados
- Infraestrutura escolar de qualidade
Bônus: infraestrutura de qualidade ajuda a aumentar as matrículas e rematrículas
Como vimos, investir na infraestrutura escolar faz parte do relacionamento entre ensino e aprendizagem e possibilita uma educação muito mais plena, consciente e efetiva.
Além disso, esses investimentos são fundamentais para a sobrevivência financeira de uma escola particular de educação básica.
Isso porque, por um lado, eles também fazem com que os estudantes sintam-se acolhidos e atraídos pela instituição, o que potencializa extremamente as taxas de retenção de alunos.
Por outro, a infraestrutura é um dos principais pontos que pais e responsáveis avaliam na hora de fechar uma matrícula, o que favorece a captação de estudantes.
Como saber se é preciso investir na infraestrutura da escola?
Você não sabe se sua infraestrutura escolar é suficiente ou se está na hora de fazer investimentos? Então vamos te ajudar.
O primeiro ponto é entender se sua escola possui uma estrutura básica, com salas de aula o suficiente, além de espaço para administração, biblioteca, cozinha, banheiros, sala dos professores e uma área destinada ao lazer e socialização dos alunos.
Se algum desses elementos estiver faltando, é urgente resolver o problema!
Na sequência, visite todos esses espaços e avalie se eles:
- Estão visualmente agradáveis
- São convidativos para a comunidade escolar
- Têm o espaço necessário
- Contam com bons equipamentos
- São seguros e acessíveis
- São modernos, acompanhando as tendências atuais
Depois de resolver tudo isso, é hora de ir além do básico. Então faça uma lista de todos os outros espaços escolares e de suas funções, e visite-os para responder às mesmas questões anteriores.
Agora, a partir dessa lista de tudo o que sua escola tem a oferecer, busque pensar no que ela ainda não tem e que você gostaria de oferecer.
Por exemplo, se você pensa em disponibilizar aulas de robótica, é preciso investir em um laboratório adequado. Laboratórios de química, salas de computação e até anfiteatros são outros possíveis diferenciais que podem ser destacados pela sua escola.
Por fim, considerando todos os espaços e demandas, busque responder: “o que ainda podemos fazer para melhorar?”
Para encontrar a resposta, não fique no achismo. Além dos seus próprios conhecimentos, aproveite também o potencial da gestão escolar democrática e leve a pergunta para professores, pedagogos, alunos, pais e responsáveis.
No fim, você vai descobrir que sempre será necessário fazer novos investimentos em infraestrutura escolar, seja para criar novos espaços, seja para atualizar os ambientes já disponíveis. A questão é decidir o que é prioridade e fazer um planejamento adequado.
Como mudar a infraestrutura e ter melhorias para a escola?
Acabamos de dizer que é preciso ter um planejamento para melhorar sua infraestrutura, não é? Então agora é hora de tratar de projetos para melhorar a escola e descobrir como elaborar planos que façam sentido na gestão educacional.
Ou seja: como essa infraestrutura deve ser “montada”?
O primeiro ponto é entender quais são suas necessidades, como já indicamos acima. Depois disso, confira as próximas dicas:
Conte com uma equipe responsável pela infraestrutura escolar
A responsabilidade pela manutenção da estrutura é, como de costume, do gestor escolar. Ele é que deve controlar as demandas e as potencialidades da instituição.
A boa notícia é que ele não precisa fazer isso sozinho! Defina pessoas de sua equipe que podem ajudar no processo e divida essa responsabilidade.
O bibliotecário, por exemplo, pode ser responsável por levantar as demandas da biblioteca, assim como um cozinheiro-chefe pode avaliar o que a cozinha precisa de novidades ou de manutenção.
Da mesma forma, um representante da gestão financeira pode ser o encarregado de avaliar quais investimentos são possíveis neste momento.
Ou seja: monte uma equipe capacitada e saiba como delegar tarefas. Essas são importantes habilidades do gestor escolar do futuro.
Tenha um bom planejamento financeiro
Como vimos, independente das instalações que sua escola tem atualmente, é sempre uma boa ideia pensar e se planejar, inclusive financeiramente, para buscar novidades e atualizações na infraestrutura escolar.
Busque previsibilidade financeira, avaliando todo o dinheiro que você tem disponível para investimentos e quanto você deve receber das mensalidades, para calcular o que pode ser investido sem prejudicar sua gestão no longo prazo.
Leia mais sobre esse tipo de planejamento em nosso eBook:
Os desafios da previsibilidade na era da inadimplência
A atual situação da inadimplência na gestão escolar impossibilita a escola de prever sua rentabilidade mensal, o que dificulta muito a realização de planos no longo prazo.
Por isso, para equilibrar as finanças e investir com tranquilidade, considere contar com o programa de mensalidade garantida do Sponte. Com ele, você receberá 100% das mensalidades sem atraso, sem inadimplência e sem dor de cabeça. Saiba mais:
Ofereça espaços confortáveis
Uma sala de aula fria e sem vida certamente será desmotivadora para os alunos. Da mesma forma, uma recepção mal decorada e pouco acolhedora também não irá despertar o interesse de pais e responsáveis para matricular seus filhos.
Portanto, não basta ter o básico, é preciso que as salas sejam convidativas e confortáveis para os alunos e professores, e que os espaços reservados para a administração e secretaria sejam receptivos e funcionais.
E assim por diante, para que toda a escola seja um ambiente agradável e eficiente. Dessa forma, tanto alunos quanto colaboradores se sentirão atraídos a passar boa parte de seu tempo na instituição, melhorando seu desempenho durante o período.
Ofereça acessibilidade
A escola deve ser um lugar de pluralidade, diversidade e inclusão, onde todos se sintam bem-vindos e acolhidos. Para isso, é necessário garantir a acessibilidade para alunos e funcionários da instituição.
Contudo, sabemos que, infelizmente, boa parte dos prédios escolares não contam com itens básicos de acessibilidade, como rampas e corrimãos. Ainda por cima, eles nem sempre possuem portas e portões projetados para serem de fácil acesso para pessoas com deficiência.
O resultado disso, além dos desafios do dia a dia, é a alimentação de um sentimento de não-pertencimento para essa parte de seu público.
Por isso, busque investir em ambientes e equipamentos focados em acessibilidade e em criar um ambiente escolar positivo, inclusivo e acolhedor.
Leia mais: O que é educação inclusiva e qual a sua importância para as escolas?
Invista em segurança
Obviamente, a segurança é fundamental na infraestrutura escolar, com fiscalização dos brinquedos no playground, manutenção das áreas comuns, equipamentos de proteção nos laboratórios e muito mais.
Além disso, seus investimentos em infraestrutura também devem levar em conta estratégias para combater riscos externos, como o ingresso de pessoas não autorizadas, a venda de itens ilícitos e até a entrada de armas no ambiente educacional.
Leia mais: Como aumentar a segurança no ambiente escolar e cuidar do bem-estar dos alunos?
Dê atenção à biblioteca
Praticamente todas as escolas possuem uma biblioteca, por menor que seja. Ainda assim, esse espaço pode acabar deixado de lado em meio a outras prioridades do gestor, facilmente tornando-se obsoleto. Portanto, salienta-se a importância de manter o acervo da biblioteca sempre atualizado.
Além disso, é interessante investir no visual e no conforto desse espaço para que, além de funcional, ele possa ser atrativo e acolhedor, estimulando os alunos a permanecerem nele confortavelmente.
A organização dos materiais também é essencial, por isso, busque escolher um bom método de arquivamento.
Leia também: 8 dicas para organizar a biblioteca escolar.
Desenvolva um projeto pedagógico e administrativo que contemple a infraestrutura
Hoje em dia, muito se fala sobre metodologias ativas, como a sala de aula invertida e muitos outros métodos de ensino que visam tornar as aulas mais dinâmicas e práticas. Sem falar nos itinerários formativos, nos currículos expandidos e nas atividades extracurriculares.
Mas de nada adianta um projeto pedagógico desse tipo se a escola não contar com uma infraestrutura adequada.
Se o objetivo da instituição é oferecer aulas e atividades mais dinâmicas, é necessário que o planejamento escolar contemple mudanças de estrutura.
Priorize a tecnologia
A transformação digital já chegou à educação e agora não é mais suficiente contar apenas com um laboratório de informática, alguns laptops e um retroprojetor em sala de aula. É hora de ir além.
Sua infraestrutura precisa priorizar a tecnologia, com melhorias para a escola como ambiente digital de aprendizagem, tablets, integração com os smartphones dos alunos, lousa digital e um sistema de gestão escolar que otimize seu trabalho.
Leia mais: Transformação digital na educação: como implementar nas escolas?
Invista em laboratórios
No tópico anterior, falamos sobre laboratórios de computação e informática, mas o investimento pode ir muito além disso. Laboratórios de ciências, de química, de física e de robótica, por exemplo, são diferenciais para a escola do ponto de vista de mercado e, principalmente, da perspectiva pedagógica.
Com um espaço voltado para a experimentação e a realização de atividades práticas, as aulas se tornarão mais interativas e interessantes para os alunos, otimizando o processo de aprendizado.
Um laboratório de artes, como um ateliê, também é uma boa escolha para o desenvolvimento da educação artística e da criatividade dos estudantes.
Dê atenção à prática esportiva na infraestrutura escolar
A prática de esportes também faz parte da realidade escolar, nas aulas de educação física, nas atividades extracurriculares, no contraturno e até no lazer dos estudantes.
Por isso, invista nessa área para promover as atividades físicas, o bem-estar dos alunos e sua satisfação com a instituição de ensino. Além disso, é possível até incentivar a participação em campeonatos e eventos esportivos.
Aposte nos ambientes de socialização
A escola também é lugar de aprender a socializar, conviver e respeitar as diferenças, resolver conflitos de forma pacífica e compreender sua responsabilidade enquanto cidadão em sociedade.
Para isso, é fundamental que os alunos tenham um tempo e um espaço voltados para o desenvolvimento de suas relações interpessoais para além da sala de aula.
Um playground divertido e seguro para as crianças, por exemplo, estimulará suas interações e seu desenvolvimento físico e motor. Já um pátio para os alunos mais velhos permite que eles descansem entre as aulas e socializem entre si, criando laços e trabalhando suas capacidades socioemocionais.
Leia mais: Como ensinar e praticar a cidadania na escola?
Busque trabalhar com sustentabilidade
Cuidados com o meio ambiente e com sustentabilidade estão cada vez mais na pauta do dia e precisam fazer parte da rotina educacional, desde as práticas em sala de aula até os investimentos na infraestrutura escolar.
Ampliações utilizando materiais reciclados dão um bom exemplo para seus alunos, assim como equipamentos que permitam a gestão de recursos naturais dão a eles a possibilidade de trabalhar a sustentabilidade na prática.
Leia mais: Como ensinar conceitos de sustentabilidade em sua escola.
Conclusão: uma infraestrutura escolar mais dinâmica e acolhedora
A rotina escolar pode ser muito maçante, sobretudo para as crianças, que precisam de estímulo quase constante para continuarem interessadas. Sabendo disso, apostar na qualidade e na diversidade dos ambientes da escola pode ser uma excelente ferramenta para tornar o dia a dia dos alunos mais dinâmico e interessante.
As aulas se tornam mais variadas e atrativas, saindo do modelo tradicional de ensino, no qual o aluno fica por horas dentro de sala apenas ouvindo o que o professor tem a dizer. Investir na infraestrutura, sem dúvidas, é investir na qualidade do ensino oferecido por sua instituição.
Quais ambientes da sua escola você acredita que precisam de melhorias e gostaria de investir? Compartilhe conosco nos comentários.
E lembre-se: uma boa infraestrutura é essencial para a retenção de alunos e para mantê-los engajados na realidade escolar.
Mas é claro que essa não é a única estratégia para isso. Saiba mais com a palestra de Lana Paula Crivelaro no Sponte para a Educação. Você pode conferir aqui embaixo:
Carla Helena Lange
Líder de Marketing