A captação e retenção de alunos é uma preocupação comum da equipe escolar, pois envolve ações de marketing educacional e uma série de processos durante todo o ano letivo. Os alunos são o que mantêm uma escola de portas abertas, pois eles são a essência de tudo o que acontece dentro das instituições.
Sendo assim, conquistar novos alunos é muito importante para levar a escola ao sucesso e maior lucratividade, bem como para manter os alunos que já fazem parte da comunidade escolar fidelizados.
Quer captar e reter mais alunos? Para isso, é essencial uma boa estratégia de marketing e um sistema de gestão escolar que permita que a escola se comunique com seus clientes de forma efetiva, conquistando-os e transformando-os em alunos.
Por isso, neste artigo, conheça melhor o Sponte: o sistema de gestão escolar que irá te ajudar nessa tarefa.
Continue sua leitura para saber como!
A relação entre um bom sistema de gestão escolar, como o Sponte, e a captação e retenção de alunos pode não parecer tão óbvia em um primeiro momento. Mas o fato é que a forma como sua escola trabalha faz toda a diferença para chamar a atenção de novos alunos e reter os que já possui, garantindo as novas matrículas e rematrículas.
Trabalhar com um software de gestão escolar tecnológico melhora a visão que os alunos e responsáveis têm da sua escola. Eles saberão que podem confiar em uma instituição de ensino que possui um método de gestão organizado e seguro.
Em termos de imagem de marca, construir esse tipo de reputação é um fator que aumenta o interesse e a possibilidade de matrícula.
Além disso, o Sponte trabalha a favor de sua escola, otimizando o trabalho de todos os setores, do administrativo ao pedagógico. Ao oferecer um serviço de qualidade contínua, dificilmente os alunos irão querer trocar de instituição. E se algum obstáculo surgir no caminho, o Sponte tem a solução.
🔎 Leia mais: Por que começar o novo ano letivo com o sistema de gestão escolar Sponte?
Por isso, para resolver qualquer tipo de problema envolvendo seus clientes, isto é, os alunos e seus responsáveis, a melhor saída é sempre uma comunicação efetiva.
Quando os estudantes e suas famílias não têm um canal de comunicação, eles se sentem distantes da escola. Ter abertura para fazer reclamações e sugestões, receber comunicados sobre eventos e conversar sobre as questões dos alunos faz diferença, pois constrói um senso de pertencimento à comunidade escolar. Um vínculo que não se rompe com tanta facilidade.
O Sponte abre canais de comunicação realmente efetivos e que vão ajudá-lo a ouvir toda a comunidade escolar, especialmente esse público de pais e alunos. O software funciona de forma integrada às principais formas de contato utilizadas tanto pelos estudantes quanto por seus familiares, como SMS, e-mail e WhatsApp.
Assim, fica muito mais fácil estimular a troca de ideias, aproximando o aluno da escola. Com o estreitamento desse vínculo, consequentemente aumentam os índices de retenção.
E se você pensa que as vantagens do Sponte param por aí, prepare-se para se surpreender com as ferramentas de gestão de marketing e relacionamento com o cliente que ele oferece.
Como dissemos anteriormente, uma boa estratégia de marketing é a chave para aumentar a captação e retenção de alunos pelo seu centro de ensino.
O Sponte tem as ferramentas ideais para auxiliar na estratégia de marketing de sua escola, trabalhando com o funil de marketing e relacionamento e cobrindo todas as etapas da jornada do cliente, desde a procura por uma instituição de ensino até o momento de fechar a matrícula.
Com todos os dados dos estudantes de sua escola bem organizados, é muito mais fácil analisar o perfil mais frequente de alunos que frequentam a escola e perceber um padrão nas pessoas que têm interesse por ela.
Esse perfil, construído dessa forma, é chamado pelos profissionais de marketing de persona e é uma técnica muito útil para planejar e traçar uma comunicação que seja verdadeiramente eficiente com o seu público.
Isso irá chamar a atenção das pessoas que melhor se enquadram nas categorias que aparecem na construção da persona e que apresentam chances reais de fechar uma matrícula com a escola.
Ao colocar sua estratégia de comunicação em prática, use as ferramentas de monitoramento do Sponte para acompanhar os resultados e saber quais campanhas foram mais bem sucedidas e o porquê disso.
Assim, sua equipe poderá realizar investimentos de marketing ainda mais certeiros, com resultados ainda melhores.
🔎 Leia também: Marketing educacional e captação de alunos: tudo o que você precisa saber para ter sucesso.
Chamar a atenção de possíveis alunos é só o primeiro passo para que o acordo de matrícula seja fechado. Para dar as boas-vindas de verdade aos alunos, é preciso antes cultivar um relacionamento em que seus futuros clientes conheçam todas as vantagens de fazer parte de sua comunidade escolar.
Por isso, não deixe que o seu possível aluno saia pela porta da escola sem antes preencher um formulário com informações básicas de contato.
Tal formulário irá compor o seu cadastro de pessoas interessadas na sua escola. A partir daí, é possível estar sempre em contato com eles e, por fim, fidelizar esse cliente para que ele se torne um dos seus estudantes.
O Sponte possui funcionalidades pensadas exclusivamente para esse fim. Além das múltiplas opções de canais para se comunicar com seus alunos e familiares, como visto mais no começo deste artigo, você pode contar com recursos de CRM para aumentar ainda mais as taxas de conversão, transformando efetivamente clientes em potencial em alunos.
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, em português: Administrador/Gerenciador de Relacionamento com o Cliente. Ele engloba uma série de recursos que, como dito há pouco, são focados na conversão de clientes.
E o software de gestão escolar Sponte conta com recursos de CRM robustos para garantir a captação efetiva de novos alunos.
🔎 Leia mais: Funil de marketing para escolas: mais captação de alunos e matrículas!
Para garantir que ações de captação estejam entre as prioridades da equipe, o primeiro passo é definir metas e, para isso, é preciso entender o desempenho da escola até então. Com um sistema de gestão escolar como o Sponte, é possível conferir todas as estatísticas de captação dos últimos tempos.
Quantos alunos entraram na escola no último período? De que forma eles a conheceram? Isso ajuda a equipe a ter um panorama realista sobre as pessoas que estão se interessando pelos seus serviços de educação e, também, como proceder com elas.
Aproveite os recursos que o Sponte oferece e trabalhe com o funil de relacionamento com o cliente. Desde o primeiro contato dos seus futuros alunos com a escola, alimente esse vínculo e acompanhe o interesse deles pela sua instituição até o momento de efetivar a matrícula.
Todo esse processo de captação, para que seja realmente eficiente, precisa de um bom trabalho de gestão. Isso porque, principalmente entre o fim e o começo de um novo ano letivo, são muitos agendamentos de visitas e reuniões, fora as conversas em paralelo nos canais de comunicação da escola.
Por isso, o Sponte possui ferramentas que irão ajudar na organização e monitoramento de todos os alunos interessados.
Qual a vantagem de ter esse acompanhamento no funil de relacionamento? O principal benefício que essa ferramenta proporciona é o conhecimento sobre qual é a melhor estratégia para levar o possível aluno para a próxima etapa, mais perto da efetivação da matrícula.
Esse é o tipo de informação que só é possível quando os profissionais de marketing e vendas possuem ferramentas que os ajudem a visualizar e gerenciar o processo de cada um que foi cadastrado na lista de interessados.
Quando se trata de reter alunos, muitos fatores podem influenciar. É difícil encontrar um único motivo que leve os alunos a deixarem uma escola. Problemas de aprendizado, desentendimentos com os colegas de sala, sentimento de não-pertencimento ao ambiente, questões relacionadas ao conteúdo (muito difícil ou muito fácil, ou seja, não proporciona nenhum desafio ou crescimento), ou ainda questões relacionadas ao financeiro da família.
Com o sistema Sponte, é possível analisar cada uma dessas variantes de perto. A partir do Portal do Aluno, é fácil visualizar o rendimento do estudante e demais questões relacionadas ao seu desenvolvimento acadêmico.
🔎 Leia mais: Tenha 3x mais matrículas com o sistema de gestão escolar Sponte.
O Sponte também oferece soluções que integram os setores administrativo e financeiro, permitindo o compartilhamento de informações importantes para uma negociação. Por exemplo, em caso de problemas relacionados aos pagamentos de mensalidades, essa integração será válida para ambas as equipes dentro da escola.
O gestor escolar pode, inclusive, oferecer a utilização do Sponte Pay, a plataforma completa de meios de pagamento do Sponte, como métodos de pagamento das parcelas escolares.
Oferecer mais praticidade e segurança para os alunos e seus responsáveis é sempre um ótimo recurso de convencimento, além de ser altamente vantajoso.
A organização também é um fator que influencia na retenção. Escolas desorganizadas, que sempre precisam remarcar eventos e refazer documentos, costumam ter um alto índice de evasão.
Nem alunos, nem responsáveis querem ter que lidar com questões burocráticas. Novamente, quanto mais praticidade e facilidades sua escola oferecer, melhor.
Com uma solução de gestão escolar como o Sponte, você pode organizar melhor a rotina escolar e otimizar o fluxo de trabalho de toda a equipe, reduzindo problemas como erros e consequentes retrabalhos.
🔎 Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Como você pôde notar, o Sponte conta com as mais diversas ferramentas para te ajudar de várias formas com a captação e retenção de alunos em sua escola.
Então, opte por um sistema de gestão escolar robusto e completo para as necessidades de sua instituição de ensino: