Todo gestor sabe que o engajamento com alunos, pais e responsáveis é parte fundamental do sucesso de uma escola. E com uma boa comunicação escolar, esse objetivo fica muito mais acessível.
Uma comunicação eficaz entre escola e família permite a criação de relacionamentos saudáveis, com aproximação e envolvimento dos pais e responsáveis na realidade dos alunos e da própria instituição de ensino.
Esse contato possibilita, ainda, o desenvolvimento de uma cultura da escola, que motiva a participação de todos, incentiva a comunidade escolar a realmente “vestir a camisa” da instituição e melhora até o desempenho acadêmico de seus estudantes.
Afinal, alunos engajados entregam melhores resultados e participam com motivação e interesse das atividades escolares. Sem falar que pais e responsáveis integrados à escola também podem ajudar os estudantes a se desenvolverem de forma saudável e efetiva.
Mas é claro que melhorar o engajamento com a comunidade escolar depende do desenvolvimento de um contato regular, aberto, honesto e eficiente. Continue sua leitura e confira as 10 dicas essenciais para o sucesso de sua comunicação escolar.
O elemento mais importante da comunicação escolar de sucesso é a regularidade. Ou seja: de pouco adianta entrar em contato com os familiares apenas quando a escola vai fazer algum evento ou quando o aluno precisa de uma atenção especial.
Se você quer desenvolver o engajamento com pais e responsáveis, além de integrar mais o aluno na realidade escolar, busque criar uma comunicação eficaz e constante, com um contato regular.
Há várias estratégias para fazer isso e vamos falar mais sobre elas no decorrer deste texto. Mas o mais importante, neste primeiro momento, é entender a necessidade de fazer com que alunos, pais e responsáveis sintam-se parte da escola durante o ano todo.
Para potencializar a comunicação escolar, use vários contatos diferentes, com estratégias específicas para cada tipo de mensagem e para cada objetivo da escola.
Por exemplo, se você pretende avisar sobre um evento que a instituição vai promover, é possível enviar e-mails, anunciar no aplicativo de agenda escolar (se sua instituição tiver essa opção) e mandar bilhetes pelos alunos.
Já se sua gestão pedagógica está precisando falar com os pais sobre dificuldades de um estudante, a conversa precisa ser ao vivo.
Por outro lado, se o foco deste momento é apenas manter alunos, pais e responsáveis sentindo-se parte da escola, sem nenhum evento, problema ou objetivo específico, é válido enviar e-mails ou fazer postagens nas redes sociais.
Todas essas práticas são válidas e devem ser integradas, com estratégias síncronas e assíncronas. Você conhece esses termos?
É o contato que acontece “ao vivo”, de forma simultânea. Isso inclui telefonemas, chamadas de vídeo e conversas ao vivo.
São conversas que não ocorrem em tempo real. Um dos lados envia uma mensagem e o outro pode responder mais tarde. É o caso dos e-mails, das mensagens nas redes sociais, dos bilhetes enviados aos pais por meio dos alunos, etc.
Ter essa variação entre comunicação síncrona e assíncrona é fundamental para manter o relacionamento com a comunidade escolar sempre vivo. Lembre de escolher a forma mais adequada para cada momento e faça um contato regular com alunos, pais e responsáveis.
Também busque variar entre estratégias offline (bilhetes, conversas ao vivo, reuniões, etc) e online (e-mail, redes sociais, WhatsApp, aplicativo do sistema de gestão escolar). Assim, o potencial da comunicação é muito mais amplo.
A comunicação escolar não pode se resumir ao envio de mensagens e comunicados. Ela precisa ser um caminho de mão dupla. Ou seja: sua escola precisa estar pronta para receber feedbacks, contatos, pedidos e até reclamações da comunidade escolar.
Para isso, abra canais de comunicação pelos quais alunos, pais e responsáveis possam enviar seus feedbacks e conversar com a equipe pedagógica sempre que necessário.
E não se limite a simplesmente receber esses contatos. Busque apresentar também uma escuta ativa, demonstrando interesse verdadeiro por cada feedback e mostrando resultados a partir dos pedidos, elogios e reclamações — seja de alunos, seja de pais ou responsáveis.
Esse tipo de comunicação é fundamental para o engajamento dos alunos. Conheça mais técnicas com a palestra de Lana Paula Crivelaro:
Um passo a mais, depois de ouvir as demandas da comunidade, é abrir a essas mesmas pessoas a possibilidade de atuarem ativamente nas decisões da gestão escolar.
Por meio de uma comunicação direta, busque proporcionar a oportunidade de uma gestão democrática, em que alunos, pais e responsáveis participem no desenvolvimento da escola.
Essa prática faz com que sua instituição seja construída de forma conjunta, com mais efetividade e satisfação para sua comunidade. Além disso, ela potencializa o engajamento da comunidade e facilita a comunicação escolar nas próximas oportunidades, pois todos sentem-se parte ativa da realidade da instituição.
As redes sociais são ferramentas muito poderosas para a comunicação escolar. Elas possibilitam uma comunicação assíncrona mais rápida, ágil e efetiva, com participação democrática da comunidade escolar.
Além disso, elas permitem divulgar as ações da escola, mostrar suas atividades e fazer com que os seguidores possam acompanhar um pouco da rotina escolar. Isso é excelente para o engajamento com alunos, pais e responsáveis.
Leia também: TikTok na educação: como usar a rede social para prender a atenção dos alunos?
Um dos caminhos mais rápidos para perder a confiabilidade de sua instituição e aumentar a evasão de alunos é fazer uma comunicação enganosa, que omite fatos sobre a escola e demonstra pouca transparência para a comunidade.
Por isso, busque o caminho oposto, demonstrando clareza e total honestidade nas mensagens, de forma a fortalecer a confiança de alunos, pais e responsáveis na comunicação escolar e em sua idoneidade.
A tecnologia pode transformar radicalmente a realidade de sua gestão escolar — inclusive no âmbito da comunicação e engajamento com alunos, pais e responsáveis.
Já mencionamos neste texto algumas dessas vantagens, como as redes sociais e os aplicativos de comunicação escolar. Eles são, de fato, portas para uma educação do futuro, conectando, em tempo real, pais e responsáveis com as vivências e a rotina da instituição.
O sistema de gestão escolar Sponte possui várias dessas tecnologias transformadoras para sua comunicação escolar — além de potencializar a própria gestão, com eficiência, organização e otimização do tempo.
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Lembre-se sempre de procurar as possibilidades tecnológicas e entender o que elas podem oferecer, mas mantendo sempre a humanização tão necessária para o contato com sua comunidade.
Vamos mencionar mais alguns destaques da tecnologia na comunicação escolar nos próximos tópicos, mas, se quiser se aprofundar ainda mais, você pode conferir o texto: A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?
O engajamento com a realidade da escola é muito importante para o desenvolvimento dos alunos — tanto no quesito social quanto no acadêmico. Para a equipe pedagógica, que vive a situação diariamente, isso é muito natural.
No entanto, pais e responsáveis, que poderiam ajudar na evolução dos estudantes, nem sempre estão tão “conectados” com essa realidade. Afinal, eles têm seus compromissos diários e não conseguem ficar entrando em contato com a escola o tempo todo.
Por isso, é tão importante que sua equipe pedagógica use os meios de comunicação para informar a comunidade sobre atividades, notícias e outros elementos do dia a dia escolar.
Mandar e-mails e fazer postagens nas redes sociais são duas ótimas estratégias para isso, que podem ser potencializadas ainda mais com uma agenda automatizada, que permite o envio automático de avisos para toda a comunidade escolar.
É o caso do app Sponte Agenda Plus, integrado ao sistema de gestão escolar Sponte. Ele permite aos pais e responsáveis o acompanhamento da rotina escolar do aluno e o recebimento de notificações em tempo real — tudo diretamente no celular.
Ter acesso a essas informações é indispensável para o engajamento de pais e responsáveis. Entenda mais sobre o assunto:
A tecnologia transformou a integração entre escola, pais e responsáveis, abrindo possibilidades de eles interagirem em tempo real, além de acompanharem todas as informações pedagógicas e financeiras dos estudantes.
Com o Portal do Aluno do Sponte, pais e responsáveis podem fazer tudo isso e muito mais. Junto com o potencial da agenda, eles ficam totalmente conectados à realidade escolar!
O Portal do Aluno ainda permite que os próprios estudantes interajam com a escola fora do horário letivo. Eles podem acessar conteúdos das aulas, conferir sua própria evolução e realizar avaliações e outras atividades online.
A responsabilidade pela comunicação escolar geralmente fica para a equipe pedagógica e para a secretaria. No entanto, esses profissionais costumam estar tão sobrecarregados com suas funções diárias que o contato recorrente acaba não ocorrendo.
Por isso, uma ação importantíssima para melhorar a comunicação escolar é facilitar o trabalho dessas equipes, diminuindo a perda de tempo com processos manuais e permitindo que elas tenham o tempo necessário para dar atenção a alunos, pais e responsáveis.
Para alcançar esse objetivo, você também pode contar com a tecnologia! O Sponte tem funcionalidades feitas especificamente para otimizar:
Esses são apenas alguns dos exemplos do que o Sponte pode fazer pela sua escola. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.
E se quiser saber ainda mais sobre a comunicação com a comunidade escolar, aproveite que a equipe Sponte preparou um eBook completo sobre a relação entre escola e alunos. Confira: