A gestão escolar e os professores, em especial, enfrentaram muitos desafios de ensino durante pandemia de covid-19. As escolas tiveram de fechar as portas, os alunos foram mandados para casa e o ensino acabou — de uma hora para outra — sendo transferido para um esquema de aulas remotas.
Isso transformou radicalmente o modo de trabalho dos professores em todo o Brasil. E o pior: a velocidade da transformação jogou os educadores nessa nova realidade com pouquíssimo preparo.
É uma situação tão séria que, mesmo depois de seis semanas do início do isolamento, a grande maioria dos professores brasileiros continuava se sentindo despreparada para a nova forma de ensino.
Essa informação vem de uma pesquisa do Instituto Península, publicada no final de maio. A pesquisa foi feita com 7.734 professores no Brasil inteiro, entre os dias 13 de abril e 14 de maio de 2020.
Além disso, 88% dos entrevistados disseram que nunca tinham dado aulas em formato digital — o que aumenta ainda mais os desafios dos professores para se adaptar a essa realidade.
E o impacto emocional também é algo que precisa ser levado em conta! Nós sabemos da importância que cada professor tem na educação e reconhecemos o quanto os desafios podem impactar o psicológico.
O mesmo estudo do Instituto Península indicou que 67% dos entrevistados disseram estar ansiosos durante o período de pandemia. 35% sentiam-se sobrecarregados, e 34% estressados.
Tudo isso deve ser levado em conta e significa que os professores precisam da gestão escolar mais do que nunca! Mas também é importante buscar outras formas de melhorar a relação do professor com essa nova forma de ensino, visto que o mundo não está livre de outras situações como a causada pela pandemia que se iniciou em 2019.
Por isso, continue lendo este artigo para conferir os desafios de ensino enfrentados pelos professores a pandemia de covid-19, e veja nossas dicas para te ajudar a lidar com essas situações.
O primeiro grande desafio das aulas online que professores tiveram de enfrentar — e muitos ainda não o superaram — é a adaptação das aulas para as ferramentas digitais.
Até o início de 2020, o ensino acontecia em salas de aula presenciais, geralmente amplas, com uma lousa e, às vezes, um material de apoio digital. O professor precisava saber controlar a turma, passar seus conhecimentos e ter um pouco de experiência com tecnologias em sala de aula para usar uma lousa digital ou um projetor multimídia, por exemplo.
Além disso, quando o professor dependia de uma ferramenta digital, a maioria das escolas, especialmente as particulares, contava com um técnico para ajudar a usar esses equipamentos.
Como todos sabemos, isso tudo mudou quando a pandemia chegou — e muitos professores se viram despreparados para a nova realidade.
Para lidar com isso, é essencial conhecer as ferramentas necessárias. Não importa qual plataforma de videochamada será utilizada para promover o ensino remoto, é preciso experimentar suas funcionalidades nos momentos de planejamento de aula e entender tudo o que você pode fazer com essa ferramenta.
Nesse sentido, vale a pena pesquisar informações sobre a plataforma de videochamada na internet, pedir orientações para a gestão escolar e também trocar experiências com outros professores.
Essas três possibilidades ajudam muito a aprender e aproveitar o que a tecnologia tem a oferecer neste momento.
Outra dica é encarar a tecnologia como uma aliada, e não como um desafio. Lembre de que sem ela seria praticamente impossível continuar lecionando. Então, aproveite! Aprenda como usá-la ao máximo e continue levando ensinamentos aos seus alunos.
Aprender a usar as ferramentas é um passo importante. No entanto, é apenas uma das etapas para um ensino remoto de excelência. Depois disso, também é essencial saber como engajar uma turma de alunos em aulas online.
Sabemos o quanto pode ser difícil manter o controle de uma turma de crianças ou adolescentes em uma aula presencial, não é? Essa tarefa exige bastante jogo de cintura e preparo do professor.
No entanto, isso fica ainda mais difícil quando cada aluno está em sua própria casa, com acesso ao celular e tantas outras distrações — e sem muita possibilidade de controle da parte do professor.
Nessa situação, é preciso buscar estratégias para manter o engajamento dos alunos. Isso inclui conhecê-los muito bem, para saber como captar sua atenção e seu entusiasmo.
Também é importante fazer perguntas e pedir a opinião dos alunos durante a aula, para que eles tenham a oportunidade de interagir e se sintam mais integrados ao processo de aprendizado.
Além disso, integrar as aulas com outras mídias também enriquece as aulas. Pode ser Netflix, Google, YouTube e outros meios que complementem o ensino com informações relacionadas. No mesmo sentido, contextualize o assunto das aulas com a realidade do aluno. Ambas as ações aumentam o interesse.
Proponha desafios, reconheça o esforço de cada estudante, parabenize quando eles completam as atividades e promova a interação, com exercícios em grupo, que possam ser feitos de forma virtual.
Outra forma de manter o engajamento é com a aplicação de metodologias ativas no EAD, para que o aluno seja um protagonista do próprio aprendizado. Isso ajuda muito a fazê-lo se sentir engajado.
Outra dificuldade é passar atividades e avaliações em aulas online, especialmente a fim de garantir que o aluno realmente as execute durante o tempo de aulas remotas.
Muitos professores enfrentaram esse problema ou ainda precisam se desdobrar para tentar convencer o aluno a não copiar a atividade do colega e ter seu próprio aprendizado.
Mas essa dificuldade é muito menor para professores que contam com o sistema de gestão escolar Sponte. Por meio do Portal do Aluno do Sponte, o professor pode enviar atividades, passar avaliações, compartilhar notas e muito mais!
Se você, professor, está com dificuldade para aplicar atividades e avaliações, seja em aulas remotas, seja em aulas presenciais, converse com a gestão da sua escola. Descubra se o sistema deles permite essa funcionalidade e comece a resolver muitos dos seus problemas!
É preciso levar em conta a importância dos pais e responsáveis para manter o interesse do aluno, garantir que ele faça as atividades e não interrompê-lo durante as aulas remotas.
Por isso, o professor deve buscar ter algum tipo de contato com os pais e responsáveis, ao menos mostrando-se disponível para tirar dúvidas sobre a educação dos alunos durante períodos que exigem o ensino online ou remoto.
O Portal do Aluno do Sponte também ajuda nesse quesito, criando um caminho oficial de comunicação entre a escola, os alunos e seus familiares. Além disso, o portal também possibilita enviar notas e conteúdos para os pais e responsáveis.
Com a suspensão das aulas presenciais, os alunos perdem boa parte do contato com o professor e muitos não se sentem confortáveis para tirar dúvidas durante as aulas online.
Além disso, pais e responsáveis muitas vezes terão dúvidas e questionamentos sobre o andamento das aulas e dos desafios do ensino para seus filhos.
Já falamos como é importante estar disponível para resolver essas dúvidas e fortalecer o relacionamento com pais e alunos. Contudo, estar disponível a qualquer horário pode ser muito prejudicial!
Você, professor, pode acabar recebendo mensagens o tempo todo. Isso prejudica seu emocional, atrapalha seu descanso e aumenta ainda mais o estresse e a ansiedade em tempos que exigem isolamento social.
Por isso, evite compartilhar seu número de telefone ou WhatsApp pessoal. Conte com o Portal do Aluno Sponte para realizar os contatos e tirar dúvidas. Diga que esse é o canal oficial e estabeleça horários em que você estará disponível.
Isso permite uma gestão muito melhor do seu tempo e ajuda a dar respostas melhores, com calma para avaliar qualquer dúvida.
Já falamos sobre como o emocional dos professores pode ser afetado seriamente durante períodos de isolamento social, como a pandemia de covid-19. Por isso, é preciso ter um sério cuidado para não se deixar levar pela ansiedade e insegurança do momento.
Cuidar do seu emocional envolve ter horários separados para o seu lazer e para o seu descanso todos os dias! Nada de resolver dúvidas e problemas quando deveria estar descansando.
Não se sinta culpado por tirar um tempo para si. Sem períodos de lazer e descanso, você prejudica sua própria saúde e ainda acaba afetando os resultados das aulas.
Além disso, vale a pena procurar apoio profissional, se sentir essa necessidade. Converse com a gestão escolar para avaliar se há disponibilidade de atendimentos por meio da escola! Esse é um apoio muito importante que gestores podem dar neste momento.
Também é interessante reunir-se — sempre que possível e de maneira virtual — com colegas professores, para trocar experiências, dicas de uso das ferramentas digitais e simplesmente conversar, como você costumava fazer na sala dos professores. Isso ajuda muito a manter a motivação nas aulas a distância.
Os desafios de uma possível volta às aulas vão ser mais sentidos pela gestão escolar, mas você, professor, também precisa levar isso em conta.
Como readaptar suas aulas para o presencial? Como levar os materiais que os alunos usavam de forma digital para o mundo físico? Como lidar com os alunos, que podem ter passado por momentos difíceis durante a pandemia?
Há várias dificuldades que devem ser consideradas. Mas há também vantagens para o professor que realmente estiver preparado!
Quando as aulas presenciais voltarem, será possível levar para a escola muitas das experiências positivas do ensino a distância.
O uso de ferramentas digitais, a integração com a realidade e com outras mídias, o relacionamento com os pais, a nova forma de cobrar disciplina: todos esses desafios de ensino enfrentados pelos professores durante a pandemia podem se tornar aprendizados que vão melhorar ainda mais suas aulas presenciais!
A gestão escolar mudou com os estudos em casa. Todos sentiram na pele, esse impacto afetou não apenas os professores, mas também o setor administrativo, o setor pedagógico e até o relacionamento com a comunidade escolar.
Lidar com a covid-19 se mostrou um imenso desafio. Mas com boas estratégias e ótimas ferramentas, como as oferecidas pelo sistema Sponte, que ajuda no planejamento estratégico e integra todas as áreas da sua escola, é possível sair com uma gestão escolar ainda melhor ao fim da pandemia!