Blog Sponte | As principais novidades da gestão escolar

Dinâmicas em grupo favorecem o aprendizado | Sponte

Escrito por Carla Helena Lange | Mar 8, 2016 3:00:00 AM
A promoção de atividades em grupo vem ganhando forca entre os educadores, que defendem a aplicação de metodologias de ensino baseadas em ações de discussão coletiva, para melhorar a absorção de conteúdos ministrados em sala de aula. A proposta tem o objetivo de estimular a criação de ambientes colaborativos, onde os alunos são incentivados a discutir entre si, os conteúdos propostos. Essa medida leva a um envolvimento e até a um comprometimento maior dos estudantes. A correlação entre ensino e a aprendizagem e o fato de serem mediados cultural e historicamente por relações humanas, há muito vem sendo discutidos na esfera educacional. O tema foi evocado através de estudos fundamentados por Lev Semenovich Vygotsky, que levam ao entendimento de que o pensamento não é formado com autonomia e independência, mas sim, que é determinado através da exposição dos alunos a fatores culturais, resultantes da relação dos seres humanos com os objetos sociais com os quais interagem. Preparação para o mundo real Colocar o aluno em um ambiente passível de trocas, questionamentos e argumentações com os colegas é algo valioso, não apenas para o aprendizado do conteúdo didático, mas também, para prepará-lo para as experiências vivenciadas em sociedade. A dinâmica em grupo expõe os alunos a contextos de debate, e consequentemente, de resolução de problemas. Outro fator positivo claramente visível nesse processo, diz respeito ao fortalecimento de valores básicos aplicados à vida em sociedade que são: a aceitação e o respeito às diferenças de pensamento intelectual e opiniões divergentes. Consequentemente, estes mesmos estudantes aprendem na prática, a lidar com imprevistos, a resolver conflitos presentes no dia a dia e a conviver em harmonia em ambientes de competição. Estratégias didáticas Que as dinâmicas em grupo oferecem resultados positivos, já é algo comprovado através de muitas experiências aplicadas por educadores Brasil afora. A questão, agora, diz respeito à necessidade de capacitar os professores para desenvolver estas atividades de maneira a alcançar altos níveis de aprendizado. O preparo de professores é fundamental para que novas estratégias didáticas sejam elaboradas e aplicadas em sala de aula. Talvez um dos grandes desafios pedagógicos das atividades em grupo, seja conseguir passar o conhecimento cognitivo, utilizando o lúdico sem que a interação entre alunos extrapole o ideal e torne-se um ambiente confuso e barulhento. As dinâmicas em grupo estão ganhando um novo reforço, à medida que novas tecnologias vêm sendo adicionadas ao contexto escolar. Os recursos tecnológicos, nesse caso, são utilizados com o objetivo de elevar os índices de interação e absorção de conteúdos pelos alunos, atualizando e modernizando as técnicas de aprendizado.