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Saiba o que é disciplina positiva na escola e como aproveitar seus benefícios

4 min de leitura

Acolhimento, respeito e protagonismo do estudante são elementos que têm ganhado cada vez mais destaque na educação atual. Essa tendência é tão relevante que chegou a trazer de volta a prática da disciplina positiva na escola.

Acolhimento, respeito e protagonismo do estudante são elementos que têm ganhado cada vez mais destaque na educação atual. Essa tendência é tão relevante que chegou a trazer de volta a prática da disciplina positiva na escola.

Afinal, sabemos o quanto a disciplina é importante para garantir o bom andamento das lições em sala de aula. Alunos disciplinados aprendem melhor e ajudam a criar um ambiente de aprendizagem respeitoso com o professor, os colegas e toda a gestão pedagógica da instituição.

No entanto, também já sabemos que algumas das práticas disciplinares tradicionais não oferecem os melhores resultados.  O autoritarismo, as punições e até as recompensas nem sempre são capazes de propiciar o desenvolvimento de bons relacionamentos e a formação de um cidadão pleno, feliz e bem-sucedido.

Ao mesmo tempo, a permissividade absoluta é ainda mais arriscada. Sem uma dose adequada de disciplina, a escola pode virar um caos — principalmente em uma instituição de educação básica que trabalha com crianças e adolescentes.

A disciplina positiva na escola apresenta-se, então, como um meio termo possível. Ela se distancia do autoritarismo e da permissividade oferecendo uma abordagem focada em empatia, solução de problemas e respeito.

Continue sua leitura e aprenda mais:

O que é disciplina positiva na escola? 

A disciplina positiva ganhou destaque nos últimos anos, mas não é uma novidade no mundo da educação. Ela se tornou pública por meio do livro Positive Discipline, escrito pela educadora estadunidense Jane Nelson e publicado em 1981.

O conteúdo do livro de Nelson se baseia em teorias psicológicas de autores ainda mais antigos — Alfred Adler (1870-1937) e Rudolf Dreikurs (1897-1972).

No entanto, a ideia da disciplina positiva na escola continua a ser absolutamente atual.

Disciplina positiva: estratégias na escola | Linx Sponte

Ela se baseia em um preceito simples: crianças têm direito à dignidade e ao respeito. Elas não devem ser submissas ou bem treinadas, e sim ouvidas, compreendidas e respeitadas no ambiente escolar e em seu contexto social.

Leia também: Como ensinar e praticar a cidadania na escola?

Segundo texto da Associação Disciplina Positiva Brasil, a “disciplina positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa”.

Isso afasta essa proposta das abordagens mais tradicionais da psicologia, que afirmam que o que motiva o comportamento de uma criança — ou mesmo de um adulto — são as recompensas e punições.

Ela propõe que os indivíduos desejam ser aceitos em seu ambiente e querem entender a importância e o significado de seus atos e das regras que regem o contexto em que estão inseridas. E o entendimento dessa premissa seria a chave para uma educação mais inclusiva, diversa e efetiva.

Para isso, é preciso ter empatia, compreender a perspectiva do aluno e trabalhar junto com ele na solução dos problemas — em vez de contra ele, com punições e censuras.

Quais são os 5 princípios da disciplina positiva?

A disciplina positiva na escola se baseia em cinco pilares fundamentais, que te ajudarão a entender como ela pode funcionar em sua instituição de educação básica:

1. Conexão

As pessoas são criaturas sociais. Sua felicidade, na grande maioria dos casos, depende de sentirem-se aceitas como parte de algo — uma comunidade, um grupo ou uma escola, por exemplo. 

Essa conexão e esse pertencimento fazem com que as pessoas atuem pelo bem desse espaço que as acolheu. Então, ao criar uma conexão da escola com seus alunos, você os estimula a terem um bom comportamento por conta própria.

Nesse sentido, é importante ter uma boa conexão também com pais e responsáveis, para fortalecer a disciplina dos estudantes e sua formação plena.

Famílias engajadas na escola | Sponte

2. Respeito mútuo

Um erro muito comum na educação de uma criança é tratá-la como se o adulto sempre soubesse o que é certo e só a criança deve obedecer e respeitar.

A disciplina positiva defende que o respeito deve ser mútuo. Assim como a criança deve respeitar professores, pais e responsáveis, estes também devem respeitá-la, sabendo ouvir suas opiniões e valorizando o que ela tem a falar.

Da mesma forma, quando a criança questionar uma regra ou proibição, não deve-se exigir obediência cega, mas sim respeitar a inteligência dela e explicar o porquê dessa situação.

A partir disso, é possível ter uma disciplina firme, mas com gentileza.

3. Eficácia em longo prazo

A disciplina positiva convida sua gestão pedagógica a uma reflexão: como o aluno vai responder a suas estratégias disciplinares quando crescer? 

No longo prazo, as punições e recompensas vão ajudá-lo a ser um cidadão mais pleno e feliz? Ou apenas vão servir para fazê-lo obedecer imediatamente?

No contexto da disciplina positiva, esses são questionamentos essenciais e a educação verdadeira depende desse cuidado, considerando o que as crianças estão pensando e sentindo em cada momento.

4. Foco no desenvolvimento de habilidades de vida

A disciplina positiva compreende que o comportamento e os relacionamentos de uma criança dependem muito de sua formação. 

Ou seja: se o aluno desenvolver habilidades socioemocionais, que permitam que ele expresse melhor sua subjetividade, a relação dele com os outros tem tudo para melhorar.

Isso significa incluir a educação socioemocional no contexto escolar e ensinar competências como cooperação, empatia, responsabilidade e autodisciplina.

Leia mais: Quais são as competências socioemocionais importantes para desenvolver na escola?

5. Estímulo à autonomia

O último princípio da disciplina positiva é o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Ela propõe formar alunos protagonistas e independentes, que tenham responsabilidade pelo próprio aprendizado.

As crianças e os adolescentes devem saber identificar e valorizar suas habilidades e pontos fortes, assim como devem ter o direito de explorar seus interesses, com apoio e orientação dos educadores.

Essa autonomia faz com que eles conheçam o processo de aprendizado e tenham um comportamento adequado porque entenderão que é o melhor para eles, e não uma imposição da escola.

Leia mais: Aluno protagonista: 12 passos para desenvolver esse conceito em sua escola.

Quais são os benefícios da educação positiva na educação?

Essa abordagem humanizada à disciplina escolar tem um potencial muito grande na educação básica. Pelo que vimos até agora, já é possível identificar os principais benefícios, mas vamos reforçá-los abaixo:

Como manter alunos engajados? | Sponte

Como aplicar a disciplina positiva em sala de aula?

Adotar essa prática em sua escola não é difícil. Organizamos aqui alguns dos principais passos para isso:

  • Escute seus alunos

O primeiro passo para ter uma disciplina positiva é exercitar a escuta ativa em sua escola. Capacite sua gestão pedagógica e seus professores para que saibam ouvir os estudantes de maneira aberta e respeitosa, entendendo suas demandas e sugestões.

  • Desenvolva um ambiente acolhedor

O acolhimento é parte fundamental da disciplina positiva. Os alunos devem se sentir valorizados, seguros e pertencentes ao ambiente escolar. 

Isso envolve desde investir em uma estrutura agradável até organizar sua equipe para tratar os estudantes de maneira acolhedora, com empatia.

Disciplina positiva em sala de aula | Linx Sponte

  • Proporcionar a educação socioemocional

Já falamos sobre a educação socioemocional mais cedo, mas vale reforçar: o desenvolvimento dessas competências é essencial para criar uma escola mais positiva.

Leia mais: Educação socioemocional: o que é e qual a sua importância para o contexto escolar?

  • Praticar a resolução positiva de conflitos

Problemas escolares não podem ser resolvidos com punições ou isolamento. Pelo contrário, eles devem envolver negociação, mediação e compromissos de todos os envolvidos. 

Se houver comportamentos negativos, não humilhe, culpe ou puna seus alunos. Em vez disso, busque entender a motivação para aquilo e trabalhe para criar soluções conjuntas e permanentes, no longo prazo.

  • Dê autonomia ao aluno

Permita que o aluno explore seus interesses e desenvolva sua própria educação — sempre com a orientação e a mentoria do professor.

Metodologias ativas da educação são ótimas práticas para isso. 

Leia mais: Metodologias ativas: quais as vantagens e como contribuem na educação?

  • Estimule a parceria dos alunos com a equipe escolar

Professores, pedagogos e gestores não podem ser motivos de medo para os alunos. Os estudantes devem se sentir parte de uma comunidade acolhedora, que trabalha em conjunto para seu desenvolvimento.

Tudo isso é importantíssimo, e vale lembrar que uma boa comunicação com a comunidade escolar é fundamental não só para a disciplina positiva, mas também para todo o desenvolvimento educacional.

Por isso, invista em canais efetivos e tenha abertura para receber críticas e sugestões. Leia mais no eBook da Linx Sponte:

Saiba como melhorar o atendimento e facilitar a comunicação com os alunos | Sponte

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