Com o foco voltado às redes sociais, à internet e até às propagandas offline, muita gente esquece do e-mail para escolas no marketing educacional. No entanto, o potencial dessa ferramenta para a captação e a retenção de alunos é enorme.
O e-mail marketing pode, inclusive, melhorar a captação de alunos e ajudar sua escola a conquistar mais matrículas.
Quer saber como aproveitar essa ferramenta ao máximo? Continue sua leitura e entenda:
Com o crescimento da comunicação imediatista das redes sociais, é muito fácil esquecer da importância dos e-mails, não é? Afinal, a maioria das pessoas passa muito mais tempo no Instagram, no Twitter e no TikTok do que no e-mail.
No entanto, isso não significa que o e-mail tenha perdido a relevância. Uma pesquisa do instituto Statista aponta que no final de 2021, 91% da população dos Estados Unidos usava e-mail. Em 2020, havia 3,9 bilhões de usuários dessa ferramenta no mundo inteiro.
Além disso, o mesmo estudo estima que só no ano passado tenham sido enviados 319,6 bilhões de mensagens por esse canal.
Ou seja: o e-mail ainda é muito importante. O que aconteceu é que suas funções se tornaram mais específicas. Enquanto as redes sociais são ótimas para contatos rápidos e para o entretenimento, o e-mail mantém uma posição de destaque no envio de mensagens sérias e importantes.
Por isso, ele não pode ser esquecido no marketing educacional. Por meio do e-mail marketing, a escola pode criar um relacionamento muito sólido com seus leads (possíveis clientes), encaminhando-os a realizar uma nova matrícula de forma sutil, inteligente e agradável.
Assim, além de conquistar novas matrículas, você já começa a relação com uma comunicação aberta com esses novos alunos, pais e responsáveis, o que aumenta muito as chances de fidelização à escola.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
As estratégias de e-mail marketing não se resumem apenas à captação de alunos. Elas são excelentes também para melhorar a retenção, por meio de uma comunicação contínua e atenciosa com sua comunidade escolar.
Isso porque o envio de e-mails com conteúdos interessantes, informações sobre os estudantes e avisos da escola ajuda a fazer com que os pais e responsáveis — e mesmo os próprios alunos — se sintam mais participantes da realidade educacional.
🔎 Leia mais: A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?
Se você quer potencializar sua captação de alunos, o momento certo para usar o e-mail no marketing educacional é quando uma pessoa começar a demonstrar interesse pela sua instituição — o suficiente para deixar suas informações de contato.
Para entender melhor esse processo, confira o passo a passo do e-mail marketing para escolas:
Para começar um relacionamento por e-mail com pessoas interessadas pela sua escola, é preciso criar estratégias para que elas ofereçam esse endereço por conta própria.
Para isso, invista em estratégias de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.
Essas técnicas se baseiam na criação de conteúdos, postagens e informações que chamem a atenção do público. Pode ser um post no Instagram falando sobre metodologias educacionais, um artigo no blog explicando como escolher a melhor escola ou um anúncio apresentando os diferenciais de sua instituição, entre outras possibilidades.
Seja qual for o canal, o Inbound Marketing proporciona esse primeiro passo, em que a pessoa começa a se interessar pela escola e tenta se informar mais.
Nesse momento, é hora de disponibilizar um formulário no qual ela possa deixar seu e-mail. Avise que ela receberá ainda mais informações caso o faça.
Assim, você conquista o contato de uma pessoa que já começou o relacionamento com sua instituição, o que significa que a conquista de uma nova matrícula será muito mais fácil.
Para saber mais sobre essas estratégias de atração digital, confira nossos textos:
Eventos escolares como ponto de partida do e-mail marketing
Além das possibilidades da internet, também é válido disponibilizar formulários para as pessoas preencherem em eventos da escola. Assim, você aproveita melhor esses espaços para começar a conquistar novas matrículas.
Agora que você tem o contato de seu lead, é hora de aplicar o próximo passo do Inbound: o funil de marketing.
Esse funil é uma analogia usada no marketing para descrever o fato de que muitas pessoas são atraídas pelos conteúdos da escola. Mas a cada passo desse “funil” fictício, várias ficam de fora e as que continuam são aquelas que têm mais chance de iniciar uma nova matrícula.
Nesse processo, as etapas do funil envolvem interações com os leads, na construção de um relacionamento que faça com que eles confiem na escola e busquem a matrícula sem que você tenha que oferecê-la de maneira intrusiva.
Para gerenciar essa ferramenta tão útil, confira nosso texto: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.
O relacionamento com seus leads precisa ser feito de forma inteligente. Para isso, planeje muito bem o envio de e-mails, avaliando os conteúdos e informações presentes em cada um deles.
Esse processo envolve alimentar o interesse do lead com informações muito relevantes e inserir, sutilmente, com um pouco mais a cada e-mail, dados e diferenciais de sua escola.
Tudo isso precisa estar planejado, com números de e-mails a serem enviados, frequência de envio, assunto a ser tratado em cada um deles etc.
Pouco adianta enviar o mesmo e-mail para todos os seus contatos. Para ter mais eficiência, separe a lista de e-mails por localização geográfica, idade, etapa de funil e outras segmentações relevantes.
A partir disso, envie e-mails feitos de acordo com o público. O interesse de seu lead será muito maior.
A segmentação, o planejamento e o envio de e-mails pode tomar muito tempo e ser profundamente ineficiente se você depender apenas do trabalho manual de sua equipe.
Para otimizar tudo isso, busque ferramentas de automatização, como o RD Station ou o HubSpot, por exemplo. Por meio delas, o processo fica mais fácil, rápido e sem erros. Os usuários do sistema Sponte, por exemplo, contam com uma ferramenta de automação de e-mails. Se quiser saber mais, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um dos nossos especialistas.
Você abre todos os seus e-mails? Ou apenas os que chamam sua atenção?
Essa é a realidade da maioria das pessoas. Se o e-mail da escola tiver um assunto desinteressante ou chato, é provável que ele acabe sendo jogado imediatamente na lixeira (ou, em casos de pessoas menos organizadas, fique mofando na caixa de entrada).
Por isso, busque ter um assunto atrativo, que tenha relação com o conteúdo do e-mail e seja marcante no meio da chuva de mensagens recebidas diariamente.
Os e-mails que dão mais resultados são aqueles que dão ao lead a impressão de que a escola está “conversando” com ele. Por isso, personalize a mensagem. Use o primeiro nome do lead (ferramentas de automatização facilitam esse processo) e converse em primeira pessoa e em um tom amigável.
Além disso, é bom assinar o e-mail. O responsável pela assinatura deve ser uma pessoa importante da equipe da escola, para que o lead sinta que recebeu uma atenção especial de sua instituição.
Além de contar com um texto interessante, um e-mail escolar também pode levar ao lead textos do blog da escola, informações do site e até postagens das redes sociais — tudo isso devidamente linkado, para que a pessoa possa acessar com agilidade.
Isso deixa o e-mail marketing mais rico e ainda melhora o tráfego nas suas páginas da internet e das redes sociais, o que é ótimo para atrair ainda mais pessoas (para saber como isso funciona, acesse nosso texto sobre SEO para escolas)
Também é válido usar formulários para o lead deixar ainda mais informações sobre si — idade, interesses educacionais, se tem filhos em idade escolar, localização geográfica e outras informações que podem ser úteis em seu funil de marketing.
Já mencionamos que o uso de planilhas, funil de vendas e automatização de e-mail é uma boa pedida para potencializar seu marketing educacional. Mas é possível ir ainda mais longe.
Busque contar, também, com formulários automatizados, que já coloquem os dados das pessoas interessadas em um cadastro digital, de fácil acesso e organizado para sua estratégia de Inbound Marketing.
A partir disso, tenha ainda ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente). Elas organizam as estratégias e melhoram o contato da escola com o lead, o que aumenta muito as chances de fechar novas matrículas.
Tudo isso está disponível na funcionalidade de captação de alunos do sistema de gestão educacional Sponte.
Para saber mais — inclusive com estratégias além do e-mail marketing — você pode ler nosso artigo: Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
Além disso, acesse também nosso eBook com modelos prontos para utilizar em seu marketing escolar: