Nascida nas décadas de 1980 e 1990, a geração Y, ou Millennials, se desenvolveu no período de transição entre o mundo analógico e digital – um fator que traz a esse grupo algumas características peculiares que podem ser observadas em sua relação com o mundo e, principalmente, com seus filhos. A escola, então, passou a se deparar nos últimos anos com essa geração atuando como pais e alguns desafios também surgiram: como a instituição deve se adaptar a esse novo público? Neste artigo, a Sponte traça um perfil dessa nova geração de pais e como a escola deve se posicionar em relação às suas demandas. Acompanhe!
Quem são os Millennials?
Ainda que tenham nascido em uma época na qual diversas tecnologias ainda eram incipientes, a geração Y foi a primeira a ter contato com o meio digital em seus primeiros anos de vida. Essa marca no tempo certamente impactou a maneira como os Millennials lidam com todos as áreas da vida, desde o trabalho e as relações de consumo até as questões pessoais e familiares. Ao contrário da geração de seus pais, os chamados baby boomers, essa parcela da população desenvolveu habilidades que os diferenciam de seus antecessores: são questionadores e famintos por informação. Flexíveis e individualistas, também esperam que todos os seus círculos se adaptem às suas necessidades, seja no ambiente profissional ou pessoal, conseguindo transitar bem entre os dois mundos – considerando que a linha que separa o trabalho da vida privada é muito mais tênue do que nas gerações anteriores.Como adaptar a sua escola para lidar com a geração de pais Millennials?
Definitivamente, a palavra-chave dessa geração é o rompimento – e nos padrões educativos não seria diferente. A geração Y, ainda que de forma inconsciente, tende a se distanciar dos moldes praticados pelos seus pais. Nesse sentido, para que exista uma troca eficiente entre família e escola, é necessário que a instituição se adapte para entender e acolher as demandas desse novo perfil de pais. Confira abaixo algumas dicas para dialogar de forma mais proveitosa com esse público – e também engajá-los para que matriculem seus filhos em sua escola:- Priorize o diálogo
- Convide-os para integrar a comunidade escolar
- Conecte os pais com a escola
- Invista em recursos tecnológicos no aprendizado
- Permita que os pais opinem, sempre que possível
Carla Helena Lange
Líder de Marketing