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Gestão democrática escolar: a nova educação para gestores | Sponte

Escrito por Sponte | Aug 15, 2024 3:00:00 AM

Sabemos que o mundo mudou e a educação tradicional não atende mais às necessidades do século XXI. Por isso, é importante desenvolvermos a Nova Educação e também darmos espaço para a gestão democrática escolar nas instituições de ensino.

A Nova Educação proporciona a construção do conhecimento por meio da participação do aluno e de sua relação com o outro e com o meio em que vive, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para seu desenvolvimento integral.

Para que isso ocorra, é essencial disseminar a gestão democrática na escola, pois é somente por meio dela que todos os membros da comunidade escolar passam a participar de sua construção, e o gestor escolar tem um papel fundamental nesse processo.

O que é a gestão democrática escolar frente à uma gestão autoritária

A gestão democrática prioriza a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, incluindo gestores, professores, funcionários, pais e alunos. 

Esse modelo de gestão é descentralizado e faz da escola um local mais aberto ao diálogo, onde o gestor ouve todos os envolvidos, leva em consideração todos os argumentos apresentados e respeita a diversidade de opiniões. Isso permite que as melhores decisões sejam tomadas para todos, promovendo um ambiente inclusivo e participativo.

Em contraste, a gestão autoritária é centralizada e hierárquica, com pouca ou nenhuma participação da comunidade escolar nas decisões da instituição. Essas decisões são geralmente tomadas pelo gestor da escola sem levar em consideração a opinião dos demais membros. 

Esse modelo de gestão pode causar diversos problemas para a instituição de ensino, como falta de engajamento dos professores, desmotivação, alunos desinteressados e pais cada vez mais distantes das escolas.

🔎 Leia mais: Gestão democrática em escolas: conheça quais são os benefícios dessa prática.

10 principais características e habilidades para gestores impulsionarem a gestão democrática na escola

A gestão democrática promove a transparência, a inclusão, a responsabilidade compartilhada e a corresponsabilidade no processo educacional. É um dos caminhos mais importantes para se alcançar a excelência na educação e deve ser cultivada em todas as escolas, pois melhora as possibilidades de aprendizagem e é capaz de promover a transformação tão desejada na educação.

O gestor desempenha um papel fundamental na implementação da gestão democrática, pois sua adoção influencia diretamente os coordenadores e professores a também adotarem essa abordagem. 

As características e habilidades apresentadas a seguir são essenciais para que o gestor escolar consiga desenvolver efetivamente a gestão democrática em sua escola:

1.    Liderança participativa: capacidade de envolver todos os membros da comunidade escolar nas decisões e processos, e disposição para ouvir e considerar diferentes pontos de vista.

2.     Transparência: compromisso com a abertura das práticas e processos administrativos; disponibilidade para explicar e justificar decisões.

3.     Empatia: sensibilidade para entender as necessidades, preocupações e perspectivas de alunos, pais, professores, funcionários e comunidade escolar; habilidade para criar um ambiente acolhedor e respeitoso.

4.      Flexibilidade: facilidade para se adaptar e lidar com mudanças e diferentes opiniões; capacidade de ajustar estratégias e abordagens conforme necessário.

5.     Compromisso com a inclusão: valorização e promoção da inclusão de todos os grupos e indivíduos na comunidade escolar; trabalhar para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.

6.    Comunicação Eficaz: habilidade para se comunicar de forma clara, efetiva e aberta com todos os membros da comunidade escolar; capacidade para facilitar discussões e reuniões produtivas.

7.     Habilidade de Mediação e Resolução de Conflitos: capacidade para mediar e resolver conflitos de maneira justa e equilibrada, utilizando a comunicação não-violenta;  aptidão para negociar e encontrar soluções que atendam aos interesses de todos.

8. Capacidade de Construir Consenso: habilidade para construir consenso entre diferentes grupos e indivíduos; aptidão para tomar decisões que reflitam o acordo coletivo.

9.     Gestão do Tempo e Priorização: capacidade para gerenciar eficientemente o tempo e as prioridades, equilibrando as necessidades de administração com a participação democrática; aptidão para delegar tarefas e responsabilidades de maneira eficaz.

10. Avaliação e Feedback: habilidade para avaliar continuamente as práticas e os processos de gestão democrática; capacidade para fornecer e receber feedback construtivo para promover melhorias contínuas.

Essas características e habilidades auxiliam o gestor escolar a criar um ambiente colaborativo e participativo, fundamental para o sucesso da gestão democrática.

🔎 Leia também: Entre responsabilidades e desafios: como realizar o papel do líder escolar?

Exemplos práticos para o gestor promover esse modelo de gestão

A seguir, apresentamos alguns exemplos práticos do cotidiano do gestor escolar que contribuirão para o desenvolvimento das características e habilidades essenciais para a implementação da gestão democrática na escola:

  • Facilitação de Reuniões: Organizar e conduzir reuniões de forma que todos os participantes tenham a oportunidade de se expressar e contribuir para a discussão.
  • Criação de Conselhos e Comitês: Estabelecer conselhos escolares ou comitês representativos que incluam pais, alunos, professores e funcionários para envolver a comunidade nas decisões escolares.
  • Comunicação Regular: Manter canais de comunicação abertos, como newsletters, reuniões regulares e plataformas digitais para garantir que todos os membros da comunidade estejam informados e engajados e possam compartilhar suas ideias e opiniões.

A importância do Projeto Político Pedagógico para a gestão democrática

Hoje, uma referência na implementação da gestão democrática nas escolas é o Projeto Político Pedagógico (PPP), pois ele não pode ser formulado sem antes ser feito um diagnóstico sobre os estudantes, suas condições e recursos. 

Cada escola deve ter o seu projeto elaborado de acordo com a sua realidade e, dentro dele, devem conter problemas a serem resolvidos, assim como os ideais a serem alcançados, além de que todos envolvidos na comunidade escolar devem fazer parte da construção do PPP.

A definição de PPP, segundo Paulo Roberto Padilha:

  • É projeto, porque reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante determinado período de tempo.
  • É político, por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico, porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Com o PPP bem feito, as escolas conseguem não somente adaptar o que fazem ao que a comunidade escolar precisa, mas também garantir que todo mundo participe ativamente da construção do futuro da educação. 

O PPP torna-se, assim, um reflexo da gestão democrática escolar, promovendo um ambiente onde a colaboração e a participação são valorizadas e incentivadas.

A gestão democrática, quando é aplicada com as características e habilidades citadas ao longo do texto, não só contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, mas também estimula um clima de confiança e respeito mútuo. Esse modelo não é só um ideal, mas uma prática contínua que exige comprometimento, reflexão e ajustes constantes.

Ao integrarmos essas práticas e princípios no cotidiano escolar, promovemos um modelo educacional que atende às necessidades dos alunos e da comunidade. Criamos um ambiente onde todos têm a oportunidade de contribuir, crescer e se desenvolver de forma equilibrada e produtiva.

A Nova Educação, fundamentada na gestão democrática e na participação ativa de todos os envolvidos, é essencial para preparar os alunos para os desafios do século XXI. 

Ao adotarmos essa abordagem, investimos em um futuro educacional mais justo, igualitário e inovador, onde cada voz é ouvida e cada contribuição é valorizada. 

Portanto, a gestão democrática não é apenas uma estratégia administrativa, mas um compromisso com a construção de um ambiente educacional mais participativo, inclusivo e eficaz.