As aulas online já são uma realidade há muito tempo para a gestão pedagógica em escolas que trabalham a modalidade de ensino a distância (EAD). No entanto, nos últimos anos, temos visto um crescimento muito grande dessa prática em muito mais instituições de educação básica.
Essa transformação é uma das tendências da educação do futuro, com a apresentação do ensino híbrido como uma forma revolucionária de superar limites da aprendizagem e proporcionar outras formas de levar o conhecimento às novas gerações.
No entanto, essa realidade transformadora na educação também enfrenta obstáculos — principalmente para manter o engajamento em aulas remotas.
Afinal, já pode ser difícil manter o aluno interessado durante as aulas presenciais, e esse desafio só cresce quando ele está distante, conectado à internet e sendo alvo de um maremoto de informações e distrações o tempo todo.
Por isso, preparamos uma lista de dicas e orientações para você aproveitar todo o potencial do ensino híbrido sem perder a atenção de seus estudantes.
As aulas online envolvem vários desafios para o estudante, desde a dificuldade de acesso à internet até as distrações presentes no ambiente em que o aluno vai estudar. Isso sem falar nas especificidades de cada aluno, como um bloqueio no aprendizado de determinados assuntos, por exemplo.
Por isso, é importante para o professor entender quais são as dificuldades de seus estudantes e como eles são afetados por elas em um ambiente de aulas online.
Para tanto, sua gestão pedagógica deve ter um canal aberto de comunicação com o aluno, assim como com os pais e responsáveis, como é o caso do Portal do Aluno do Sponte. Questione como está indo a evolução nas aulas online, avalie a satisfação de todos e veja como é possível melhorar.
🔎 Leia também: O que é gestão pedagógica? Tudo o que você precisa saber para sua escola.
Além disso, em uma realidade de ensino híbrido é possível usar as aulas presenciais para entender melhor quais são os desafios que esses mesmos estudantes têm enfrentado na aprendizagem online.
A partir dessa compreensão, é possível elaborar estratégias focadas em resolver cada desafio de maneira focada e inteligente, junto com sua equipe pedagógica.
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Uma das ferramentas mais poderosas de motivação para um estudante é o reconhecimento recebido. Por meio da percepção de que ele está evoluindo, do uso de elogios e até da aplicação de recompensas, é possível estimulá-lo a manter o engajamento em aulas remotas de maneira muito mais satisfatória.
Mas lembre-se de que isso não significa ignorar as dificuldades dos alunos e apenas elogiar o tempo inteiro. A ideia do estímulo positivo é propor desafios e trabalhar junto com os alunos para superá-los, reconhecendo cada conquista.
Se você está trabalhando com o ensino híbrido, as aulas online não podem ser simplesmente uma outra forma de lecionar.
Isso porque o ambiente virtual não permite o mesmo tipo de relação ensino-aprendizagem que uma sala de aula tradicional. Ao tentar “forçar” esse tipo de adaptação, todos saem frustrados — inclusive os alunos, o que dificulta muito seu engajamento.
Então, para aproveitar todo o potencial diferenciado das aulas online, é preciso integrá-las ao ensino presencial de forma complementar e inteligente, como parte do próprio planejamento pedagógico e com metodologias adequadas (como veremos mais adiante).
Por isso, é fundamental que o ensino híbrido faça parte do seu planejamento de aulas.
Sem o cuidado necessário, o estudo em um ambiente virtual acaba se tornando solitário, o que prejudica os esforços para engajar alunos em aulas online.
Por isso, busque constantemente estimular as interações entre os alunos, com questionários, jogos, brincadeiras e trabalhos em equipe.
Alunos que sentem-se parte de um grupo durante as aulas online apresentarão resultados melhores e um engajamento maior.
🔎 Leia também: Por que as escolas devem trabalhar a representatividade por meio de coletivos?
Como vimos, um dos principais desafios das aulas online é a distração. Há um universo de informações alcançando o estudante o tempo todo e é difícil para ele focar na aula — principalmente se ele não se interessar pelo assunto.
Por isso, busque despertar esse interesse contextualizando o conteúdo das aulas com a realidade que os cerca. Procure conexões no dia a dia deles e nas mídias que eles consomem, como streaming, redes sociais e outros.
Por exemplo, atualmente o TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas por crianças e adolescentes. Em vez de proibi-la, é possível utilizar essa plataforma para potencializar as aulas e o interesse dos alunos.
Temos um texto feito especificamente sobre esse assunto. Confira: TikTok na educação: como usar a rede social para prender a atenção dos alunos?
A Educação 5.0 propõe que as escolas devem explorar, de forma conjunta e integrada, as possibilidades da tecnologia educacional e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Ou seja, ela busca usar as inovações para alcançar um ensino mais humanizado, ajudando os alunos a melhorar o relacionamento interpessoal, lidar com conflitos e explorar a diversidade.
Esse tipo de ensino torna a educação mais interessante, pois realmente dialoga com os sentimentos, desejos e visões de mundo do estudante.
🔎 Leia: Educação 5.0: a importância da educação socioemocional para o futuro das escolas.
Por meio das metodologias ativas, as aulas online se tornam muito mais dinâmicas, com o aluno ocupando um papel de protagonista do próprio aprendizado.
Isso porque elas tiram do professor o fardo de ser o “explicador” dos temas. Ele se torna um mediador e um orientador, promovendo estudos, debates e o compartilhamento do conhecimento entre os estudantes.
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Há, inclusive, metodologias ativas adequadas especificamente ao ensino a distância, que podem potencializar o engajamento e a aprendizagem durante as aulas online.
De fato, as transformações metodológicas podem realmente ajudar a engajar alunos em aulas online, como apontado na palestra de Lana Crivelaro, consultora educacional da UNESCO, Avaliadora de Regulação do INEP/MEC e Diretora Pedagógica na RL Educacional, durante o Sponte para a educação.
Lembre-se de que para incluir as metodologias ativas em sua escola, é essencial que elas façam parte do planejamento pedagógico.
A gamificação é uma estratégia relativamente recente que propõe alternativas do mundo dos jogos para aumentar o engajamento dos alunos, seja na aprendizagem online, seja nas aulas presenciais.
A prática usa mecânicas de jogos, como pontos, rankings, fases e desafios, que atraem a atenção dos alunos, estimulando seus cérebros a buscar metas e objetivos e aumentando o interesse deles na lição.
Essas características são muito ligadas ao ambiente virtual, por isso mesmo, a gamificação tem um potencial muito grande no ambiente das aulas online.
Então, para aplicar a gamificação em sua escola, confira nosso texto sobre o assunto: O que é gamificação e como ela contribui para o processo de ensino-aprendizagem?
A comunicação com os alunos no ambiente presencial é fácil. Eles estão constantemente no mesmo ambiente que o professor, a equipe pedagógica e o gestor escolar. Tirar dúvidas, dar orientações ou organizar trabalhos depende apenas de trocar algumas palavras.
Em aulas online, esse contato tão próximo acaba se afastando e isso esfria o engajamento dos estudantes com a escola. Sem canais de comunicação, eles desconectam-se da instituição e se sentem menos participantes dela.
Portanto, para fortalecer o engajamento é preciso buscar abrir canais de comunicação e manter essa proximidade com os estudantes.
Algumas ótimas soluções são as redes sociais e ferramentas focadas em comunicação escolar, como o Portal do Aluno do Sponte.
Como ficou claro, o engajamento de alunos em aulas remotas é um desafio grande, mas não insuperável. Com essas 10 dicas, você está preparado para lidar com o problema e ainda oferecer um ensino híbrido muito mais efetivo.
Para ter bons resultados, uma aula online depende de um ambiente virtual adequado, onde professores e alunos possam se comunicar, trocar informações, realizar atividades e até concluir avaliações.
Engajar alunos em aulas online sem esse tipo de ferramenta é quase impossível. Isso porque a dificuldade de comunicação e compartilhamento de conteúdos acaba prejudicando a experiência de todos e leva à frustração.
Por isso, busque possibilidades como o apoio online integrado ao sistema de gestão escolar Sponte. Esse recurso facilita a rotina do professor e do aluno, tem chat interativo, possibilita a disponibilização de atividades online, ajuda no acompanhamento pedagógico e ainda permite a geração de links para aulas online.