A captação de alunos é sempre um dos principais objetivos das escolas de idiomas, não é?
Para conquistar novas matrículas, sua gestão escolar precisa de estratégias de atração. Como o aprendizado de idiomas não é obrigatório, você deve mostrar para pais, responsáveis e alunos que o investimento em uma língua estrangeira vale muito a pena.
Além disso, você tem que se destacar frente aos demais centros de idiomas, mostrando que o ensino que sua escola oferece é a melhor opção.
Para isso tudo, é essencial contar com estratégias de marketing que façam sua mensagem chegar até o seu público-alvo, resultando em mais matrículas em sua escola de idiomas.
Há muitas estratégias de marketing possíveis para atrair alunos para centros de ensino. Várias delas são offline, como outdoors, folders, divulgação em rádio e jornais, e até eventos educativos e celebrações de datas comemorativas, como o Halloween, no caso das escolas de inglês.
No entanto, no mundo cada vez mais digital que vivemos hoje, as estratégias de atração offline não têm o mesmo impacto que tinham no passado e apresentam resultados limitados à captação de alunos.
Afinal, como aponta a pesquisa Digital 2020, da Data Reportal, a imensa maioria dos brasileiros vive conectada à internet. Segundo os dados, 140 milhões de pessoas já utilizavam as redes sociais no Brasil em janeiro de 2020 – e esse número só vem aumentando.
Então se você quer alcançar essas pessoas, reforçar sua captação de alunos, melhorar sua retenção e ter verdadeiros resultados na sua escola, você precisa do marketing digital.
Com ele, você consegue:
Quando falamos em marketing digital para escolas, muitos gestores logo pensam nas redes sociais e acreditam que algumas postagens ocasionais no Instagram e no Facebook são suficientes.
Contudo, para realmente colher os resultados do marketing digital, é preciso ir mais longe, com estratégias e ferramentas.
Por isso, confira as principais estratégias de marketing que seu centro de idiomas pode implantar:
A internet é um oceano de informações, que inunda as redes sociais e a vida das pessoas. Por isso, a sua comunicação online precisa produzir coisas que sejam interessantes, para chegar até elas e captar sua atenção.
O primeiro passo para isso é saber com quem você está falando.
Quando você produz peças de marketing genéricas, sem um público em mente, é difícil que elas realmente captem a atenção das pessoas.
Por outro lado, se o seu material for feito especificamente para um determinado público, usando de uma linguagem com que ele se identifique, o marketing digital ganha muito mais eficiência.
Por isso, defina seu público-alvo para cada campanha de marketing, pensando previamente se você está tentando alcançar, por exemplo, pais que querem que seus filhos aprendam inglês, adolescentes que estão buscando melhores notas nos vestibulares ou jovens que querem melhorar seu emprego.
Com isso em mente, você vai direcionar melhor cada publicação. Mas é possível ir ainda mais longe com as personas.
Personas são uma espécie de personalidades fictícias que representam seu público ideal. Para compor uma persona, você deve levantar o máximo possível de informações sobre seus diferentes públicos.
Por exemplo, se parte de seu público são jovens buscando melhorar o emprego, descubra mais sobre eles. Qual sua faixa-etária? Quais seus interesses? Que tipo de emprego eles buscam?
A partir dessas informações, você vai criar a persona, como se fosse uma pessoa real. Defina nome, gênero, interesses, idade e tudo o mais que você puder levantar de informações.
Assim, na hora de produzir um conteúdo para esse público, você vai poder pensar que está produzindo para essa “pessoa”, ao invés de um público-alvo difuso. Isso vai fazer com que seu marketing se torne muito mais humano e eficiente.
Hoje em dia, estar nas redes sociais é algo obrigatório para escolas de idiomas que querem crescer e se posicionar no mercado, porque é lá que seus alunos estão.
Mas, como já dissemos: não é o bastante simplesmente estar nas redes e postar de vez em quando. Pelo contrário, é preciso ter estratégias de marketing dentro delas.
Primeiro, você deve analisar em quais redes sociais seu público-alvo está mais presente, para selecionar em quais você vai investir seus esforços.
Depois, você deve produzir posts que sejam interessantes para sua persona, usando a linguagem dela e incentivando a interação e o compartilhamento.
Dicas sobre o idioma que você ensina são sempre ótimas escolhas, quando são feitas de uma forma divertida e interativa. Enquetes, desafios e perguntas também são opções bem positivas.
Também é interessante incluir seus alunos nessas publicações. Incentive-os a postar conteúdos que tenham a ver com a escola e poste fotos e vídeos de atividades em que eles participam.
Integrar seus alunos às redes vai melhorar a retenção e também a captação, pois ao ver esse tipo de postagem divertida, novos alunos se interessarão pelo seu centro de ensino.
Antigamente, o principal foco de uma campanha de marketing era simplesmente mostrar o que uma empresa tinha a oferecer e convencer o cliente a comprar (ou, no seu caso, a se matricular).
No entanto, as coisas mudaram com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, e com o crescimento da concorrência na área das escolas de idiomas.
Hoje, as pessoas vão pesquisar muito antes de se matricularem, ou matricularem seus filhos, em uma escola de inglês – e boa parte dessa pesquisa será feita na internet.
É aí que entra o marketing de conteúdo. Essa estratégia envolve produzir postagens online que realmente sejam ricas com informações, não apenas sobre a sua escola, mas também sobre o ensino de línguas como um todo.
Dessa forma, você mostra que tem conhecimentos sobre o assunto, aumenta o interesse de seu possível cliente e melhora as chances de uma matrícula.
Além disso, se forem realmente interessantes, os materiais serão compartilhados e alcançarão muito mais pessoas.
Estratégias de e-mail marketing e de SMS são formas rápidas, eficientes e automatizadas de ter um bom contato com seu público.
Através delas, você melhora o relacionamento com a comunidade escolar e reduz a evasão em escolas de idiomas e cursos livres.
Você pode usar essas estratégias como uma forma otimizada de entrar em contato com os alunos, levando dicas, anúncios da escola e servindo como um canal de ajuda para eles.
Combinada com as redes sociais, essa estratégia é muito eficiente para fazer com que sua escola de idiomas seja parte do dia a dia do aluno, reduzindo muito as chances de evasão.
Um bom sistema de gestão escolar, como o Sponte, deve contar com essas ferramentas de marketing tão úteis para suas estratégias de retenção de alunos.
Confira mais vantagens do sistema: Como o Sponte ajuda sua escola de idiomas e cursos profissionalizantes na retenção de alunos?
Seu público hoje em dia não quer apenas receber conteúdos e comunicações. Ele quer ser capaz de interagir! Já falamos sobre isso acima, quando apresentamos as estratégias de redes sociais, mas queremos ir mais longe.
Suas redes podem ser mais do que plataformas para a publicação de conteúdos. Elas têm o potencial para serem os melhores canais de comunicação de sua escola.
Esse potencial tão grande se dá pela facilidade que a comunicação acontece nas redes. É um contato rápido, eficiente e simples, que permite que uma pessoa interessada tire dúvidas e descubra mais sobre a sua escola.
Se sua equipe atendê-la com presteza e dedicação, as chances de conseguir uma nova matrícula são muito maiores.
Além disso, tenha também outros canais de comunicação para manter o relacionamento com pais e alunos que já fazem parte de sua comunidade escolar. Isso melhora sua retenção.
Com o sistema Sponte, você conta com o Portal do Aluno para essa função, e muito mais.
Como vimos, o marketing digital é uma excelente forma de aumentar suas matrículas – algo que é essencial, principalmente em tempos de crise.
No entanto, além do marketing, você pode contar com outras estratégias para garantir mais alunos em seu centro de ensino.
Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo muito rico, que trata do marketing e de outras maneiras de conseguir mais matrículas em sua escola de idiomas. Confira: