Todo gestor sabe que o marketing escolar é importante para melhorar a captação de alunos e ter mais matrículas, não é? Mas você sabia que ele envolve muito mais do que isso?
Ações de marketing em escolas tem um potencial enorme para ajudar em várias áreas da gestão de uma instituição de ensino, desde o engajamento da comunidade escolar até o fortalecimento de sua marca no mercado educacional.
Considerando toda essa importância, o marketing para escolas particulares se tornou um dos destaques no blog da Sponte, ganhando vários conteúdos que podem ajudar sua escola a se tornar uma verdadeira especialista no tema.
E neste texto, reunimos todos esses conteúdos para facilitar ainda mais o seu mergulho em tudo o que você precisa saber sobre marketing escolar. Confira:
Começamos com o básico: o que é esse tal de marketing para escolas particulares e como ele funciona?
Na prática, esse termo diz respeito ao conjunto de técnicas e estratégias de comunicação usadas por uma instituição de ensino para se posicionar no mercado e se comunicar — tanto com o público interno quanto com o externo.
Ele trata das estratégias focadas no mundo online, por meio de redes sociais, sites, e-mails e outros meios de comunicação. Ao mesmo tempo, lida com técnicas de divulgação e comunicação offline, como outdoors, propagandas em jornal e até eventos.
Seja qual for o método, a essência do marketing escolar é usar meios de comunicação online para interagir com o público da escola.
🔎 Para entender todo esse contexto, leia também: Marketing educacional e captação de alunos: tudo o que você precisa saber para ter sucesso.
E lembre-se: marketing educacional não é só captação! Vamos entrar nesse assunto nos próximos tópicos, mas antes disso, deixaremos aqui uma palestra que pode te ajudar a compreender o potencial dessa ferramenta em diferentes áreas da gestão escolar.
O palestrante é Leonardo Mendonça, um verdadeiro especialista em marketing para escolas que falou no evento Sponte Para a Educação. Confira:
Agora você pode estar se perguntando: se o marketing para escolas particulares faz mais do que ajudar a captar matrículas, como eu posso aproveitá-lo na minha escola?
Pois fique tranquilo, que nos próximos tópicos vamos explicar os quatro super-poderes do marketing educacional:
A captação de matrículas é o resultado mais conhecido do marketing escolar e precisa ter seu destaque por aqui. Afinal, ela é um dos principais desafios em escolas particulares e deve receber atenção o ano todo para garantir mais matrículas.
De fato, com boas estratégias de marketing educacional para aumentar as matrículas, uma instituição de ensino não apenas se mantém financeiramente viável, mas também melhora sua lucratividade — e isso vale tanto para a educação básica quanto para escolas de idiomas e cursos livres.
🔎Leia mais:
Considerando a importância desse tema, já contamos com um artigo especial que reúne todas as informações sobre captação de alunos. Você pode conferir aqui: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Organizamos também algumas estratégias que vão mudar drasticamente seu trabalho de marketing escolar focado na captação. Veja:
Outra grande vantagem do marketing educacional é o engajamento da comunidade escolar.
Por meio de ações de marketing, você pode aproximar-se do seu público — alunos, pais, responsáveis e até profissionais da escola —, atrair a atenção dessas pessoas e deixá-las interessadas na rotina educacional.
Um bom marketing ainda potencializa a comunicação com esse público de forma rápida e efetiva, graças ao posicionamento nas redes sociais e outros canais de contato.
Lembre-se de que alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar estão na internet ou, pelo menos, nas redes sociais. Então investir em marketing digital para escolas ajuda a facilitar a comunicação e desenvolver um relacionamento que vá além dos muros da instituição.
Por meio de estratégias de marketing na escola, você pode mostrar o quanto sua instituição é relevante para o desenvolvimento dos alunos — e também o quanto esses alunos são importantes e valorizados.
Essa prática cria uma sensação de pertencimento e de orgulho em seus alunos, por meio do marketing educacional.
Com essas duas frentes, o seu potencial de retenção fica muito maior, facilitando a manutenção dos estudantes na escola durante o período de rematrícula. Assim, você otimiza até os resultados financeiros da escola.
Quer que sua instituição seja referência na sua cidade ou região? Que sua marca seja realmente reconhecida e valorizada no mercado educacional?
Então você precisa aparecer no Google, chamar a atenção nas redes sociais e ter um site bem organizado. O marketing digital para escolas vai te ajudar com isso.
Ao mesmo tempo, o marketing escolar offline, com estratégias como outdoors e propagandas em jornal, rádio e TV, fortalecem seu nome na região e mostram que sua marca é de confiança.
🔎 Leia mais: Como o marketing pode ajudar na gestão escolar?
Neste artigo, falamos do marketing educacional como um todo. Mas, considerando o crescente potencial do marketing digital para escolas, hoje ele ocupa muito mais espaço na elaboração de estratégias de comunicação.
Ainda assim, sua instituição pode e deve fazer investimentos na divulgação offline, com promoção de eventos e propagandas em folders, outdoors, jornais, rádio e até televisão, se possível.
Como já vimos, isso fortalece o reconhecimento da escola em sua cidade e região. Afinal, é muito impactante ver um outdoor com o nome da sua escola, ouvir falar sobre ela na rádio e participar de um evento promovido no próprio ambiente escolar.
Além de atrair matrículas, isso ajuda a criar laços com a comunidade local.
Ao mesmo tempo, lembre-se sempre de que a imensa maioria dos brasileiros está conectada à internet. Nesse contexto, o marketing digital para escolas tem potencial para aproveitar esses números, ao alcançar pessoas e apresentar a elas os diferenciais de sua instituição de ensino.
Esse é o primeiro passo para conquistar mais matrículas, fortalecer sua marca e até para estreitar o relacionamento com sua comunidade escolar atual.
Ou seja, o ideal é integrar práticas online e offline para desenvolver um marketing mais amplo e efetivo em sua escola.
Para ter bons resultados no marketing escolar, sua gestão deve investir em algumas áreas tanto no mundo online quanto no offline, como acabamos de ver.
Então, nos próximos parágrafos, vamos falar dessas áreas e ajudar a guiar sua equipe na busca por um marketing escolar de sucesso.
Nossa primeira parada precisa ser nas redes sociais. Afinal, essas plataformas permitem apresentar tudo que sua escola tem a oferecer, com investimentos acessíveis e atingindo diretamente o público-alvo de sua escola. Além disso, elas possibilitam uma comunicação ágil e direta com a comunidade.
Com estratégias que “falem a língua” do seu público, nas plataformas que eles passam boa parte de seus dias, você vai melhorar a captação, a retenção, o engajamento da comunidade e até o fortalecimento de sua marca.
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Todos sabem que as redes sociais são ótimas para o marketing escolar. Mas o potencial de um site otimizado para aparecer no Google também pode ser muito valioso para sua escola.
Esse destaque é uma excelente forma de aperfeiçoar a captação de alunos, pois é lá que a maioria dos alunos, pais e responsáveis procuram por uma instituição de confiança.
Além disso, o site pode ofertar canais de contato e muito mais informações sobre a escola, de forma personalizada para mostrar a sua cara para a comunidade.
Mas, para aparecer bem no Google, é preciso contar com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca).
🔎 Leia mais: SEO para instituições de ensino: como fazer sua escola aparecer no Google?
Para potencializar seu site, melhorar o rankeamento no Google e fortalecer ainda mais o relacionamento com a comunidade escolar, você pode contar com um blog.
Ele é um canal de comunicação digital que tem como principal objetivo divulgar conteúdos relevantes e gratuitos para o público, conquistando visibilidade para a escola, mostrando sua autoridade no assunto e posicionando a instituição no mercado educacional, como uma referência na área.
🔎 Leia mais: Vale a pena desenvolver um blog para sua escola?
Blog, site e redes sociais são ótimos para o chamado tráfego orgânico — a atração de pessoas online sem investimentos financeiros.
Mas o alcance dessa estratégia é limitado. Para fazer seu marketing digital para escolas crescer com muito mais eficácia, é interessante investir em mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.
Elas são ferramentas que permitem a empresas e pessoas investirem dinheiro em troca de destaque na internet e nas redes sociais de forma segmentada, para que os anúncios apareçam especificamente para o público-alvo da instituição.
🔎 Leia mais: Como anunciar a escola no Google Ads e no Facebook Ads? Melhore a captação de alunos com mídias pagas.
Agora vamos tratar de uma estratégia específica, muito voltada à captação de alunos — mas que já ajuda a desenvolver um bom relacionamento e engajamento durante a própria atração dos novos estudantes.
O funil de marketing baseia-se em uma representação gráfica do caminho pelo qual uma empresa deve levar seus potenciais clientes, desde a descoberta da marca, passando pela decisão de compra e seguindo para o relacionamento pós-venda.
Visualmente, ele tem o formato de um funil dividido em partes. Essa separação varia de acordo com cada interpretação, mas aqui vamos trabalhar com estas cinco divisões.
A partir dessa visualização, é possível ter um processo de captação muito mais eficiente, organizado e com excelentes resultados — sem perder tempo e dinheiro com desorganização.
🔎 Leia mais: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.
Enquanto as redes sociais são ótimas para contatos rápidos e para o entretenimento, o e-mail mantém uma posição de destaque no envio de mensagens sérias e importantes. Por isso, ele não pode ser esquecido no marketing educacional.
Por meio do e-mail marketing para escolas, você pode criar um relacionamento muito sólido com sua comunidade escolar, e até com as pessoas que ainda não se matricularam, mas estão em seu funil de marketing.
🔎 Leia mais: Estratégias de marketing educacional via e-mail para captar alunos.
Ao falarmos dos benefícios do marketing escolar, destacamos o fortalecimento da sua marca. Afinal, a escola é uma marca — e a forma como ela será vista pelo público depende de suas ações de branding.
Na prática, branding se relaciona ao conjunto de ações e estratégias que uma empresa — ou, no seu caso, a escola — pode tomar para definir sua marca e fortalecer sua posição no mercado.
Para isso, é preciso criar uma identidade para a instituição, que esteja alinhada com seus valores e posicionamentos estratégicos, e que possa ser vista positivamente pelo público.
Nesse processo, vale a pena criar um logotipo, desenvolver um manual de identidade visual e definir uma forma padrão de se comunicar com a comunidade, por meio de uma estratégia de comunicação realmente consistente.
Também é importante definir os valores da escola e compartilhá-los com sua comunidade.
Até agora, falamos bastante sobre o marketing escolar focado no público externo, mas cuidar do seu público interno também é importante.
O marketing interno — ou endomarketing — é um conjunto de boas práticas usadas para manter a equipe motivada e engajada com a instituição de ensino.
Essas práticas envolvem confraternizações, feedbacks, capacitação dos profissionais, uma política de portas abertas na gestão e uma valorização interna da imagem da escola.
🔎 Leia mais: Endomarketing: saiba o que é e como aplicar em sua escola.
A relação entre um bom sistema de gestão escolar, como o Sponte, e o marketing escolar pode não parecer tão óbvia em um primeiro momento. Mas o fato é que a forma como sua escola trabalha faz toda a diferença nesse processo.
Trabalhar com um software de gestão escolar tecnológico melhora a visão que os alunos e responsáveis têm da sua escola. Eles saberão que podem confiar em uma instituição de ensino que possui um método de gestão organizado e seguro.
Em termos de imagem de marca, esses resultados aumentam o interesse, a possibilidade de matrícula e a reputação de sua escola.
🔎 Leia mais: Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos?
Além disso, o Sponte trabalha a favor de sua instituição, otimizando o trabalho de todos os setores, do administrativo ao pedagógico. Ao oferecer um serviço de qualidade contínua, dificilmente os alunos vão querer trocar de instituição. E, se algum obstáculo surgir no caminho, o Sponte tem a solução.