Escolher a melhor opção de meios de pagamento em sua escola de idiomas é essencial. Essa decisão vai ajudar na sua gestão financeira, na redução da inadimplência e, até mesmo, na captação de novos alunos.
Mas, para fazer essa escolha com precisão, é necessário conhecer os diferentes meios de pagamento em escolas e descobrir quais se adaptam melhor ao seu centro de ensino e ao cenário que estamos vivendo hoje.
Preparamos este artigo para discorrer mais sobre esse assunto e como essa decisão exerce influência na sua gestão escolar:
Quando se fala em métodos de pagamentos, é possível separá-los em dois grupos: os tradicionais e os modernos.
Métodos tradicionais: nesse segmento, temos o cheque, o boleto bancário impresso e o dinheiro em espécie.
Métodos modernos: nessa categoria, temos os pagamentos com cartão de crédito e débito, o boleto digital, o pagamento recorrente e o PIX.
Apesar do crescimento dos métodos modernos, muitas pessoas ainda utilizam formas tradicionais para pagarem suas contas.
O cheque e o pagamento com dinheiro em espécie, por exemplo, são cada vez menos comuns, mas ainda pode ser interessante tê-los como opções para alunos e pais, pois muitos ainda preferem essas formas mais tradicionais.
O boleto bancário também marca presença em muitas escolas como uma forma popular de realizar pagamentos. Porém, é uma forma tradicional que, por mais que tenha passado por uma modernização no mundo digital, continua com algumas limitações.
Contudo, a sua escola como um centro de idiomas já é um símbolo de modernidade por si só. Então, é extremamente coerente que a presença de tecnologia, inclusive nos meios de pagamento, faça parte do seu dia a dia.
Isso vale especialmente para o público que está conectado à transformação digital. Ele tende a preferir um pagamento via cartão de crédito ou débito. Ou, melhor ainda, a simplicidade e a eficiência do pagamento recorrente e do PIX.
A captação de alunos é um dos maiores desafios para um centro de idiomas. Oferecer um serviço de excelência pode não ser mais o suficiente em um mercado tão competitivo.
É preciso ir além e oferecer simplicidade e praticidade aos alunos desde o primeiro momento. Por isso, vale a pena contar com estratégias de captação de alunos para escolas de idiomas.
Entre essas estratégias, está também a disponibilização de meios de pagamento. Ter várias opções se mostra como um diferencial para sua escola, e isso fica ainda melhor se você contar com pagamentos digitais, como a cobrança recorrente e o PIX, que falamos anteriormente.
Quando há maneiras digitais e inteligentes para receber o pagamento em uma escola de idiomas, é possível atrair um público maior e, consequentemente, aumentar o número de matrículas ativas.
Além disso, essa digitalização ajuda a reduzir níveis de inadimplência e otimizar a organização interna. Continue a leitura e saiba ainda mais sobre esse assunto.
Para modernizar sua escola de idiomas e oferecer meios de pagamentos eficientes, simples e satisfatórios para pais e alunos, vale a pena contar com ferramentas mais modernas.
O crédito recorrente, em especial, é uma excelente alternativa para:
Essa forma de pagamento pode ser feita de diferentes maneiras. Você pode contar com uma cobrança via cartão de crédito, que acontece automaticamente, sem que o aluno precise realizar qualquer ação mensal. Ele só precisa registrar essa opção na hora da matrícula, ou em qualquer outro momento.
A mesma lógica pode ser aplicada na opção do débito automático. Ambas evitam a inadimplência por esquecimento, já que a cobrança acontece de maneira programada.
Se você pensa em adotar a cobrança recorrente em sua escola de idiomas, o Sponte Pay é a melhor escolha para isso, já que ele possibilita o envio automático de um link de pagamento, via SMS, e-mail e WhatsApp, para o aluno ou responsável financeiro, reduzindo o trabalho da sua equipe de finanças.
Além da recorrência, que oferece praticidade no pagamento, o sistema Sponte também possui outras maneiras para ajudar sua escola na fidelização e retenção de alunos. Veja mais sobre isso no artigo: Como o Sponte ajuda sua escola de idiomas e cursos profissionalizantes na retenção de alunos?
O PIX é um sistema criado pelo Banco Central, que passou a ficar disponível no Brasil em novembro de 2020 e, desde então, transformou todos os processos financeiros.
O PIX surgiu como meio de pagamento instantâneo, com a ideia principal de aumentar a velocidade de transação financeira e sem que haja necessidade de o pagador arcar com qualquer taxa.
Além disso, esse sistema tem como benefício a possibilidade de realizar pagamentos a qualquer hora do dia, apesar de, atualmente, ter sido colocado um limite de transferência máxima a partir de certos horários, como medida de segurança.
A questão é: tanto sua escola de idiomas quanto os alunos, pais e responsáveis podem se beneficiar do PIX, já que ele:
Sem falar que estamos todos muito familiarizados com esse sistema, por isso, o PIX em escolas é uma ótima alternativa para melhorar o relacionamento entre a própria instituição com seus alunos, pais e responsáveis.
As possibilidades de pagamentos modernos para a gestão de um centro de ensino são numerosas. Elas vão desde combater a inadimplência até facilitar o trabalho da sua gestão financeira.
Para te ajudar a escolher a melhor forma de pagamento para uma escola de idiomas e cursos livres, veja as duas listas a seguir com os benefícios para a gestão escolar e para seus alunos:
Devido à correria da rotina, o responsável financeiro acaba deixando isso para depois. Com o pagamento recorrente, isso não acontece, pois a cobrança é automática.
Dessa forma, você consegue ter mais matrículas e até melhorar a retenção de alunos (o período de matrículas e rematrículas são ótimos para apresentar essa forma de pagamento).
Uma gestão escolar nunca é bem-sucedida sem organização. E isso envolve os meios de pagamento. Afinal, eles definem a maneira como a gestão financeira da sua escola se organiza.
Um exemplo disso: se a sua escola de idiomas ainda trabalha com boletos impressos, é provável que você precise monitorar a impressão e distribuição desses documentos todos os meses.
Sem falar que erros são muito comuns nesse processo, como, por exemplo, problemas de digitação, impressão errada dos boletos, extravio do carnê de pagamento por parte dos alunos etc. Todas essas são situações que você pode ter que enfrentar.
Mas tudo isso pode ser evitado com a digitalização e modernização dos processos com a ajuda de um recurso do sistema Sponte: o Sponte Pay.
A digitalização das formas de pagamento do seu centro de idiomas otimiza a organização da escola e melhora as ações administrativas, reduzindo a perda de tempo e o risco de erros para sua equipe.
Então, a oferta de um método de pagamento digital, inteligente e eficiente, como a cobrança recorrente e o PIX, é uma das melhores estratégias para sua escola de idiomas. E isso fica ainda melhor se o pagamento estiver integrado ao seu sistema de gestão!
Conheça mais vantagens de ter um sistema como o Sponte: