O pagamento por PIX é uma novidade recente, disponibilizada pelo Banco Central no final de 2020, que já mostrou um potencial enorme, inclusive para a gestão financeira escolar. Os dados não mentem: o PIX já é o queridinho de muitos brasileiros.
Segundo matéria publicada na Agência Brasil, essa forma de pagamento foi a mais popular em 2023. Foram quase 42 bilhões de transações por PIX em 2023, com um aumento de cerca de 75% em relação a 2022. enquanto 3,8 bilhões foram para outros meios.
De acordo com estatísticas do Banco Central do Brasil, somente em março de 2024 foram mais de R$ 1,5 milhão em transações com PIX.
O destaque se deve, principalmente, à facilidade dessa forma de pagamento. Por isso, cada vez mais pessoas buscam essa opção para pagar suas contas — e os mais diferentes setores estão correndo atrás de oferecer a possibilidade para seus clientes.
Supermercados, lojas de utilidades domésticas, clínicas médicas e muito mais! O PIX é quase unanimidade e já está transformando até a gestão escolar.
No entanto, o PIX nas escolas também tem limitações que podem prejudicar sua gestão financeira. É por isso que a Sponte trabalhou para oferecer o PIX no Sponte Pay.
Continue sua leitura para entender o porquê de contar com PIX e como o Sponte pode potencializar esse meio de pagamento em sua escola.
O crescimento do PIX não é por acaso. Ele facilitou muito a transferência de dinheiro no país inteiro e apresentou, também, grandes benefícios para a gestão financeira escolar. Veja os principais:
Como já sabemos, a grande vantagem do PIX para a comunidade no geral é a praticidade do uso. Qualquer pagamento — inclusive o de mensalidades escolares — fica muito mais fácil e a transferência não custa nada para o pagador.
Isso significa que alunos, pais e responsáveis podem pagar a mensalidade de sua escola sem sair de casa e em qualquer horário do dia (com exceção de horários que eles possam ter estipulado por medida de segurança). Tudo sem contato com outras pessoas.
Assim, ao oferecer o PIX para sua comunidade escolar — que já está acostumada com essa simplicidade — você aumenta muito as chances de fidelizar alunos e responsáveis.
Com o pagamento por PIX, sua escola pode reduzir drasticamente a inadimplência por esquecimento. Isso porque alunos, pais ou responsáveis receberão a chave PIX ou o QR Code mensalmente, na data certa.
Além disso, a própria simplicidade do PIX ajuda a reduzir os atrasos nas mensalidades. Afinal, com uma rotina sempre cheia, muitos responsáveis têm dificuldade de realizar o pagamento na data certa, principalmente se for via boleto ou no balcão da escola.
Por fim, vale a pena considerar que o simples fato de oferecer mais formas de pagamento à comunidade escolar também ajuda a combater a inadimplência em sua gestão financeira.
🔎 Leia mais: Reduza a inadimplência na sua escola com o Sponte.
O pagamento por PIX nas escolas facilita também a gestão financeira, porque o dinheiro fica disponível imediatamente, direto na conta cadastrada.
Sem falar que o processo pode ser automático, dispensando a necessidade de contar com uma conciliação bancária.
O pagamento por PIX livra sua equipe de ter de imprimir carnês de pagamento ou de receber — e armazenar — dinheiro vivo ou cheques dentro da própria escola.
Além das vantagens de segurança, isso também significa uma séria redução de gastos com impressão e papéis, além de diminuir o trabalho de sua equipe, que pode focar seus esforços em outras atividades importantes.
Para completar, o PIX também ajuda a evitar as filas que acabam se formando em muitas escolas nos dias do vencimento da mensalidade.
Limitação do PIX nas escolas para a gestão financeira
Apesar das muitas vantagens, o PIX também tem suas limitações para a gestão financeira escolar. A maior delas é a dificuldade de organização para quem recebe.
Afinal, geralmente, as equipes nas escolas precisam enviar a chave ou o QR Code para o responsável pela mensalidade. Depois, elas devem conferir o comprovante e lançar o pagamento, registrando manualmente o nome do pagador, a data do pagamento e, às vezes, até o valor.
No entanto, o Sponte Pay tem a funcionalidade certa para resolver esse problema, e também outras limitações do PIX! Veja como:
O Sponte Pay conta com a solução certa para eliminar o trabalho da gestão financeira escolar no recebimento do PIX. Em vez de um registro manual para cada pagamento, o sistema automatiza todo o processo.
Depois de combinar a forma de pagamento por PIX com o “pagador” (aluno, pai ou responsável), o profissional da escola só precisa registrar os dados no sistema, escolher o meio de pagamento e programar o envio automático (o envio também pode ser manual, de acordo com a preferência de sua gestão).
Assim, quando chegar perto da data do vencimento, o próprio software envia um link via e-mail ou mensagem de WhatsApp para o responsável pelo pagamento, que só precisa clicar e acessar o QR Code ou a chave PIX.
Ao abrir, ele poderá ver o nome do recebedor (a escola) e o valor a ser pago (a mensalidade). Aí é só completar o pagamento em seu aplicativo e não precisa nem enviar o comprovante para a escola.
Isso porque todo o processo é automatizado! Sua equipe financeira não vai precisar conferir comprovantes e lançar no sistema. Em vez disso, o Sponte Pay reconhece o pagamento imediatamente e dá baixa, por conta própria, na mensalidade do aluno.
Além da automatização e da facilidade para sua gestão financeira, o Sponte Pay também oferece:
Um problema registrado por vários usuários PIX no Brasil foi a segurança. Há numerosos relatos de fraudes, golpes e vazamentos de dados que aconteceram utilizando esse sistema.
No entanto, a segurança do pagamento por PIX no Sponte Pay é garantida pela plataforma Pagar.me, da Stone, parceira da Sponte e uma das maiores referências em gestão financeira no país.
Assim, todas as transações ocorrem em um ambiente seguro.
Outras plataformas de recebimento por PIX, como os bancos tradicionais, limitam o número de transações que podem ser realizadas em um determinado período de tempo.
Com o Sponte Pay, essa preocupação não existe. Sua gestão financeira pode receber todas as mensalidades da escola por essa forma de pagamento sem qualquer problema.
Ainda que o envio do link de cobrança seja automático, o sistema permite a flexibilização do pagamento, inclusive com adiantamento de mensalidades caso o aluno, pai ou responsável deseje.
Diferente dos cartões de crédito, que cobram um percentual do valor, o pagamento por PIX no Sponte Pay possui uma tarifa fixa para qualquer pagamento. Isso significa que ele é uma ótima solução para receber valores altos.
Sua escola só precisará pagar pelo PIX quando ocorrer o pagamento. Não há tarifas de emissão nem nada do gênero, como é padrão na emissão de boletos em muitos bancos.
O pagamento por PIX é apenas uma das opções do Sponte Pay. Para ajudar sua gestão financeira, também oferecemos a cobrança recorrente no cartão de crédito.
Essa forma de pagamento é um importante destaque em nosso sistema. Ele é ainda mais fácil para sua comunidade escolar e garante o pagamento na data certa, de forma automática, o que ajuda a zerar a inadimplência escolar.
Isso porque o pagamento recorrente funciona como um serviço de assinatura, que cobra todo mês de acordo com o que ficou contratado no momento na matrícula.
Além disso, ele não sensibiliza todo o limite do cartão, o que dá mais segurança para seu público.
O pagamento recorrente já é um sucesso do Sponte Pay. Confira: Como o Sponte melhorou a gestão financeira da Escola Cultura Inglesa de Presidente Prudente-SP.
No Sponte Pay há, também, a opção de boleto automatizado, com envio programado, baixa automática, recebimento em dois dias e cobrança apenas na liquidação, como ocorre com o PIX.
O boleto é uma ótima escolha para alunos, pais e responsáveis que estão mais acostumados a essa forma de pagamento tradicional e preferem não usar o cartão de crédito.
Se você quer ainda mais eficiência nas finanças escolares, acesse nossa página de gestão financeira e veja tudo o que o Sponte oferece: