Você já pensou na possibilidade de aumentar o faturamento da sua escola e diminuir drasticamente a inadimplência? Que tal ir além e levar mais previsibilidade financeira e comodidade para a gestão escolar? Tudo isso, e muito mais, é possível com o Sponte Pay!
Todos nós estamos acostumados com o pagamento recorrente ao adquirirmos serviços como o da plataforma de streaming Netflix.
Graças a esse modelo de assinatura, não precisamos nos preocupar com contas e boletos, nem gastar tempo em estabelecimentos, como em bancos e lotéricas.
Para os donos e gestores de empresas que ofertam esse tipo de assinatura como meio de pagamento, também é um belo negócio. Afinal, os valores das mensalidades caem na data marcada, sem falta. Além da economia em insumos e tempo, já que a emissão de boletos se torna desnecessária.
Foi pensando nisso que nasceu o Sponte Pay: o meio de pagamento recorrente da Sponte. Uma forma de arrecadação segura e prática para sua escola, trabalhando com a cobrança direta no cartão de crédito.
Conheça essa solução e tenha uma gestão financeira tão eficiente quanto às de serviços por assinatura.
Fácil e intuitivo: acompanhe todos os lançamentos pelo Sponte Pay
Chega de cobranças e inadimplência no financeiro das escolas!
Diferenciais e benefícios do Sponte Pay
Transforme a arrecadação de sua escola com Sponte Pay!
O Sponte Pay funciona de forma similar aos serviços de assinatura com pagamento recorrente que você já conhece. Alunos, pais e responsáveis fecharão o contrato com a escola, concordando com a quantia que será cobrada nas mensalidades e definindo a data de quando o valor será lançado.
A partir daí, é preciso fazer o cadastro do cartão de crédito do cliente no sistema e configurar os valores e datas de lançamento. Salvando essas configurações, as cobranças serão realizadas automaticamente.
Tanto o cadastro do cartão quanto a configuração das mensalidades são fáceis de fazer graças à interface do sistema Sponte, que foi pensada para ser simples, prática e ágil ao navegar.
Leia mais: 9 erros de cobrança que sua escola está cometendo!
A plataforma do sistema de gestão escolar Sponte foi pensada para ser intuitiva, de modo que os processos sejam todos simplificados, a fim de tornar o dia a dia de toda a equipe escolar mais prático.
Com o Sponte Pay não é diferente. Inclusive, ele funciona de forma integrada com a gestão financeira do sistema, então, não é necessário trabalhar com diversas janelas abertas. Está tudo dentro do Sponte.
Na aba Geração de Cobrança, o gestor pode acompanhar a situação financeira de cada aluno com a escola. Essa página é muito importante, pois permite verificar cada pagamento: se o valor foi pago, se está agendado, e até se houve algum problema e o montante foi estornado.
Já no Controle de Créditos, dentro do menu financeiro, o gestor pode verificar todas as datas de repasse dos valores.
A inadimplência é um fantasma que ronda as instituições de ensino de todo tipo. Sejam elas de educação básica, ensino superior, centros de idiomas e até mesmo escolas de cursos profissionalizantes e técnicos.
As razões para isso variam muito, dependendo do contexto de cada aluno, o que pode incluir seus pais e responsáveis, principalmente nas escolas que trabalham com crianças e adolescentes. Pode ser esquecimento, falta de hábito ou até alguma situação financeira pela qual a família está passando no momento.
O fato é que, no cenário de crise atual, os índices de inadimplência estão preocupantes. Com isso, as escolas precisam reforçar suas estratégias de cobrança para tentar combater esse problema que afeta a saúde financeira de centros de ensino.
Com o Sponte Pay, além de eliminar a necessidade de cobrança constante, é possível reduzir a inadimplência em cerca de 30%. Isso porque a data de pagamento que foi agendada cobre qualquer esquecimento por parte do cliente, além de não comprometer o limite do cartão de crédito.
E tudo isso sem que seja preciso enviar lembretes e avisos constantes nos diferentes canais de comunicação. Assim, a gestão escolar e a equipe administrativa ficam liberadas para usar seu tempo em outras atividades que merecem atenção para o bom funcionamento da instituição.
O Sponte Pay nasceu pela necessidade e iniciativa de fazer a diferença e aprimorar as formas de cobranças pelos serviços educacionais, a fim de dar mais segurança e comodidade para os centros de ensino e para seus clientes.
A ferramenta de cobrança recorrente da Sponte atinge esse objetivo ao oferecer uma série de diferenciais e benefícios em relação ao que se vê no mercado atualmente.
Quando se pensa em contratar um sistema para implementar opções de pagamento recorrentes, um dos principais pontos negativos é o fato de que, tecnicamente, é mais uma empresa que a gestão escolar precisa lidar e ponderar se vale a pena.
Com o Sponte Pay, é diferente! Isso porque não há uma terceira empresa a firmar contrato, pois o Sponte Pay é um gateway de pagamento que já é integrado: é tudo entre sua escola e a Sponte. Isso torna o processo bem menos burocrático e mais eficiente.
A falta de controle e previsibilidade financeira são problemas decorrentes da inadimplência.
É bem mais complicado ter o controle financeiro da escola sem saber exatamente quanto vai entrar no caixa a cada mês. Na prática, isso dificulta o planejamento a médio e longo prazo e o investimento em melhorias na infraestrutura e atividades da instituição, o que atrapalha seu crescimento.
Quando se diminuem os índices de inadimplência, por outro lado, o caminho que se tem é inverso: mais dinheiro entrando, mais possibilidades de planejar ações a médio e longo prazo, mais investimento na captação e retenção dos alunos, bem como no desenvolvimento da escola e consolidação da instituição no mercado.
Leia mais: A importância de uma boa gestão financeira em escolas
Quando se pensa em pagamentos por cartão, seja crédito ou débito, a famosa máquina de cobrança vem à mente. Ela possui alguns pontos negativos, a começar pela mensalidade, muitas vezes cobrada pela empresa licenciadora. Isto é, além da taxa sobre as transferências, é preciso pagar para usar a máquina.
Outra questão é o tempo entre a realização do pagamento e a chegada do dinheiro na conta da escola. Com a maquininha, a transferência de valor pode demorar mais do que o esperado.
Com o Sponte Pay, o pagamento cai sempre no dia determinado em contrato, sem precisar esperar mais. E a cobrança recorrente não usa máquinas, então, não há cobranças adicionais na mensalidade do Sponte.
Muitos alunos, pais e responsáveis não se sentem confortáveis com a ideia de colocar uma cobrança recorrente no cartão de crédito, o que é perfeitamente compreensível.
Para essas pessoas, o Sponte Pay tem a solução: os valores destinados à escola não consomem o limite do cartão. Isto é, além da conveniência de não precisar lembrar de pagar os boletos escolares, o pagamento recorrente do Sponte não atrapalha o orçamento familiar e seu uso do crédito.
Geração de boletos, conferência de depósitos e transferências bancárias são alguns exemplos de tarefas comuns de quem trabalha com a gestão financeira escolar. Com a cobrança recorrente automática, essa realidade se transforma. O foco do gestor fica apenas no fluxo de pagamento, otimizando seu tempo de trabalho.
Entre em contato com nossos consultores para saber como levar o Sponte Pay para sua escola e diga adeus para burocracias e para a inadimplência.
Quer saber mais sobre como reduzir as taxas de inadimplência nas escolas por meio de pagamentos recorrentes? Então acesse nosso eBook: