É natural que com o início de um novo ano letivo seja necessário que o gestor escolar e sua equipe administrativa revisem metas e objetivos da escola. Assim, o planejamento estratégico para escolas de idiomas é a chave para que gestores e sua equipe estejam alinhados com o que precisa ser feito para o próximo ano.
Nesse sentido, é preciso construir um novo planejamento para dar conta de todos os desafios que o ano apresentará ao longo do caminho até dezembro, bem como se preparar para as inovações trazidas nos últimos tempos e integrá-las com sua realidade escolar.
Mas você sabe como se caracteriza um planejamento estratégico? O que esperar e como desenvolver um planejamento pedagógico coerente e com ações práticas para atuar em um novo período letivo? Continue lendo nosso artigo para saber!
Um recurso fundamental para se começar bem o ano em sua escola de idiomas é o planejamento estratégico. É com ele que você vai definir o que fazer durante o ano letivo para tomar decisões assertivas.
Mas o que é esse planejamento? Ele se define como um ferramenta que auxilia os gestores e sua equipe a estabelecerem metas para o período determinado, baseando-se em perspectivas de sua instituição e de outras escolas no mercado.
É necessário que o planejamento estratégico integre a comunidade escolar como um todo, para que envolva toda a realidade de sua escola, bem como ocorrer continuamente durante toda a jornada prevista.
Assim, as melhores estratégias poderão ser escolhidas, aplicadas e avaliadas em sua escola.
Uma das primeiras considerações a serem feitas pelo gestor de uma escola de idiomas é sobre qual é seu público e o que ele quer. Um público adulto é muito diferente de alunos na faixa etária infanto-juvenil, por exemplo, e o modo de abordá-los deve ser diferenciado.
Isso já é uma prática recorrente, pois é sabido que a maneira de atendimento, bem como a forma com que os públicos diferentes aprendem, é distinta.
Outro ponto relevante já utilizado é o calendário escolar, que contempla como será a carga horária do ano letivo, quais datas comemorativas fazem parte desse período e podem ser trabalhadas no contexto de sua escola de idiomas.
Assim, eventos e outras atividades podem ser organizados e planejados com antecedência, o que é proveitoso para a equipe escolar e também para os alunos.
🔎 Leia também: Tudo sobre gestão administrativa escolar para escolas de sucesso.
Uma questão a ser analisada nesse momento é a tecnologia e sua influência cada vez mais presente no dia a dia de todos, inclusive nas escolas e nas metodologias de ensino.
Durante o período de pandemia, as instituições de ensino tiveram que se adaptar a novos modelos, com o uso de ferramentas digitais e a implementação de aulas online. Tanto professores, quanto alunos, tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos, apesar de ter sido um período difícil e de muitas incertezas.
Sendo assim, é interessante para o gestor pensar em maneiras de inserir a tecnologia em sua escola de modo que se adeque a suas necessidades e de seus alunos.
Mesmo que sua escola já ofereça recursos digitais e formas de aula online, é interessante pensar sobre a integração de novos modelos de ensino.
Na realidade trazida pela pandemia, as escolas tiveram de transformar sua metodologia de ensino, fechando seus espaços físicos e abrindo salas virtuais para ministrar aulas online. Além da adaptação dos estudantes e dos professores, esse novo sistema demandou muito apoio por parte das famílias dos alunos, principalmente daqueles que ainda são crianças.
Os professores, por sua vez, tiveram o importante papel de adaptar suas dinâmicas de aulas presenciais para o ensino à distância, o que demandou muita dedicação e aprendizado constante para dominar uma técnica de ensino ainda pouco utilizada no Brasil, se comparada aos modelos tradicionais.
Ainda que uma parcela de público preferiu voltar e se adapta melhor ao ensino de forma presencial, há alunos que se mostraram favoráveis ao sistema online de ensino.
Isso aconteceu principalmente entre alunos em idade adulta. A grande maioria deles trabalha, o que reduz drasticamente seu horário disponível para as aulas, sem falar nos gastos de tempo e dinheiro relacionados ao deslocamento até a escola. Nesse ponto, as aulas online acabaram sendo bem vistas por essa parte do público.
Assim, é necessário considerar a possibilidade da implementação do ensino híbrido. Muitas escolas estão abrindo para essa alternativa das aulas se darem de forma mista entre presencial e online. Esse em especial é um ponto positivo para o segmento de idiomas.
Afinal, como vimos, as aulas online acabaram caindo no gosto dos alunos adultos, que muitas vezes não possuem muito tempo disponível para se dedicar a um curso presencial.
Então as aulas remotas poupam tempo e dinheiro, além de serem mais cômodas, pelo fato dos alunos estarem em suas casas. Por isso, existe uma forte tendência que está consolidando o ensino de idiomas de forma remota para uma parcela do público.
🔎 Leia mais: Escola do futuro: saiba como transformar sua gestão escolar.
A seguir, separamos algumas dicas assertivas para o seu plano pedagógico do novo ano, levando em consideração o estabelecimento de objetivos e a organização de atividades que contemplem todo o período letivo.
A matriz SWOT é um diagrama muito conhecido no meio da administração e consiste basicamente em uma tabela que lista as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades de um negócio.
É válido que você reveja a última matriz SWOT da escola e, se ela ainda não tiver uma, recomenda-se sua criação. Isso porque essa matriz ajuda a visualizar tudo que precisa e pode ser melhorado na gestão escolar.
Além disso, revisitar os valores e a filosofia da instituição também é muito importante para se certificar de que estão atualizados, bem como se as práticas atuais adotadas pela escola estão de acordo com seu propósito.
Com a SWOT e os valores da escola em mãos, é hora de definir as metas da instituição para o novo ano. Essa tarefa fica muito mais fácil com as ferramentas certas, como citado anteriormente.
Para atingir os objetivos propostos no planejamento estratégico para escolas de idiomas, é importante delegar tarefas e distribuir responsabilidades. No contexto dos centros de idiomas, que muitas vezes contam com uma equipe mais enxuta, isso é essencial para que o gestor não fique sobrecarregado e todas as metas sejam lembradas e atingidas.
Mais um ponto importante que deve constar no planejamento é prever avaliações periódicas sobre o andamento das atividades, para que seja possível saber se todos os objetivos estão sendo alcançados, bem como quais problemas se apresentaram no caminho e como contorná-los.
🔎 Leia mais: Análise SWOT para escolas: como usar essa estratégia em sua instituição de ensino?
Para uma organização efetiva das atividades de sua escola de idiomas, é preciso preparar ações que englobem todo o período letivo, desde a fase de captação de alunos até os momentos finais das aulas.
Nesse sentido, algumas referências podem ser seguidas com o objetivo de estruturar e antecipar o que está por vir, para que tanto a equipe quanto o gestor estejam cientes dos processos e tarefas a serem alcançadas.
É necessário pensar sobre a organização das turmas e aulas, para estipular datas e horários, saber a quantidade de alunos em cada segmento - que compreende as faixas etárias, os níveis em que eles estão e o andamento dos cursos - e quais professores serão responsáveis por cada turma.
Além disso, é essencial que a equipe esteja sempre por dentro dos processos que a escola solicita, como, por exemplo, a metodologia das aulas para o setor pedagógico, e o atendimento ao cliente para o segmento administrativo.
A estrutura da escola também merece atenção na hora de se preparar para o novo ano, pois podem ser necessárias algumas mudanças em móveis, utensílios, em ambientes sanitários e nas salas de aula.
Em conjunto com a renovação dos ambientes físicos, a escola pode contar com ferramentas online para potencializar as aulas e o engajamento dos alunos, além de buscar por uma gestão pedagógica mais digital.
Afinal, a tecnologia faz parte cada vez mais de nosso dia a dia e a escola precisa estar sempre conectada com o que pode trazer mais benefícios e comodidade para uma melhor experiência de ensino e atendimento.
Outra etapa fundamental a ser observada é a captação de alunos. As campanhas para atrair novos alunos devem ser postas em prática e, para isso, é ideal que o marketing digital faça parte de seu planejamento de forma contínua.
🔎 Leia mais sobre essas dicas no artigo do blog a seguir: Prepare-se para o novo ano letivo em escolas de idiomas e cursos livres.
Seguindo as dicas acima, sua escola de idiomas certamente terá um planejamento pedagógico mais completo e eficiente para fazê-la render em cada novo ano letivo.
Mas também é importante lembrar que o planejamento não pode ser feito sozinho! O gestor representa a administração da escola, mas na hora de organizar seu planejamento pedagógico é essencial contar com a participação de toda a comunidade escolar.
Converse com a sua equipe e até com alunos, seus pais e responsáveis. Assim, você terá um planejamento que realmente atenda às demandas e as necessidades de todos, aproveitando os pontos fortes da sua escola.
É importante também verificar o planejamento estratégico durante o ano, trabalhando de forma contínua e aperfeiçoando os pontos necessários, seja ao longo do período trabalhado ou para o próximo ano letivo.
Além disso, você pode contar com um software de gestão escolar para lidar com a burocracia e transformar a gestão de sua escola de idiomas de uma maneira fácil e estruturada.
Desse modo, as atividades ficam descomplicadas para todos os que trabalham em sua instituição de ensino e você pode aproveitar o tempo para fazer suas tarefas de uma forma mais leve e organizada.