Na eterna tarefa de oferecer um aprendizado cada vez melhor para seus alunos, é importante que professores e gestores busquem novidades constantemente. E um grande destaque nesse quesito é o projeto didático.
Você sabe o que é projeto didático? Já pensou em ajudar seus professores a implantar essa prática nas salas de aula e na gestão pedagógica de sua escola?
Nos próximos parágrafos, vamos entrar em detalhes sobre o tema, com exemplos e um passo a passo para ajudar sua equipe a criar esse tipo de projeto didático-pedagógico. Confira:
O projeto didático — também conhecido como projeto didático-pedagógico ou projeto de trabalho — não deve ser confundido com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou com as abordagens pedagógicas.
Enquanto o PPP envolve todo o planejamento educacional da escola e as abordagens pedagógicas dão um rumo para o ensino, o projeto didático é muito mais específico e pontual.
Na prática, ele é um planejamento educacional construído em torno de um ou mais temas, ou de uma situação problema, a partir da qual os alunos vão precisar pesquisar, estudar e apresentar seu próprio conhecimento.
Na disciplina de língua portuguesa, por exemplo, um projeto didático pode se construir a partir da necessidade de aprimorar a comunicação oral dos alunos, ou expandir sua habilidade escrita. Já em ciências, é possível trabalhar um projeto didático para acostumar os alunos com o processo científico.
Por meio desse projeto, o professor deve estimular e guiar os alunos no aprendizado dessa questão específica, proporcionando que eles façam pesquisas e desenvolvam formas de apresentar o conteúdo.
Um projeto didático desses deve envolver várias atividades diferentes e pode até incluir disciplinas distintas, em uma verdadeira proposta interdisciplinar.
A partir dessa proposta, os alunos fazem seus próprios projetos e todo o processo deve ser documentado. Ao fim do período, os estudantes apresentam seus resultados, explicam o processo e respondem às questões apresentadas.
É importante lembrar que cada projeto didático deve estar integrado ao plano de aula da disciplina e alinhado ao PPP da escola.
🔎 Leia mais: Como elaborar um projeto político-pedagógico de forma estratégica.
Um projeto didático é uma grande oportunidade para os estudantes exercitarem suas habilidades de pesquisa e geração de conhecimento, sem depender tanto do professor — que ocupa um lugar de guia nesse processo de aprendizagem.
Em primeiro lugar, o resultado é um aprofundamento natural e efetivo dos alunos nos temas estudados.
Mas também há um grande estímulo ao protagonismo do estudante e uma melhora em sua capacidade de estudar por conta própria. Algo que é essencial para o desenvolvimento acadêmico.
Além disso, o processo de criar um projeto didático ajuda o aluno a exercitar a criatividade e o pensamento crítico, assim como outras habilidades, como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação.
Por fim, o projeto também é uma forma de ensinar aos estudantes boas práticas de planejamento no longo prazo, que são importantíssimas — ainda mais no contexto cada vez mais imediatista que vivemos hoje.
🔎 Leia mais: Como ajudar os adolescentes a construir um projeto de vida?
Há alguns passos importantes que o professor ou a equipe pedagógica deve levar em conta ao planejar um projeto didático na escola. Confira quais são:
Para começar, estabeleça qual será o tema — ou os temas — para o projeto didático. Essa definição deve focar em algo que possa ser interessante para os alunos e que tenha relação com a lição que deve ser ensinado. O ideal também é que esteja dentro das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
🔎 Leia mais: Tudo sobre a BNCC: sua escola está adequada à nova Base Nacional Comum Curricular?
O próprio professor deve fazer um estudo prévio do tema para se habituar com ele e ser capaz de responder a possíveis perguntas dos alunos. Mas lembre-se: a função de pesquisar é deles, o educador deve ser apenas um guia.
A partir do tema, estabeleça quais são as metas de aprendizagem desse projeto. Aqui também é válido alinhar essas expectativas com as metas previstas na BNCC.
Estabeleça um prazo final para a entrega do projeto, considerando também um cronograma com prazos para atividades e entregas parciais.
Faça um levantamento dos recursos e materiais necessários e que os alunos poderão usar. Alguns exemplos são livros, equipamentos pedagógicos e até sites. Isso deve estar organizado previamente, mas os estudantes podem ser criativos e ir além.
Preveja os critérios de avaliação e as formas pelas quais o professor vai medir o aprendizado e a participação dos estudantes.
Mostre para a turma o projeto didático, os objetivos, os materiais e as questões que eles devem responder com a pesquisa. Comente com eles também como será a avaliação e organize os grupos para as atividades.
Normalmente, criar um projeto didático é uma tarefa do professor ou da equipe pedagógica. No entanto, o gestor escolar tem papéis importantíssimos nesse processo.
Em primeiro lugar, ele deve participar da integração do trabalho. Caso seja um projeto interdisciplinar, ele deve envolver os diferentes educadores.
Se não for interdisciplinar, ainda há a tarefa de conectar o professor com a gestão pedagógica, para construir um projeto realmente integrado com a realidade educacional da escola e conectado ao PPP.
🔎 Leia mais: Tudo sobre o Projeto Político Pedagógico para sua escola.
No mesmo sentido, o gestor pode estimular a criação de projetos didáticos que sirvam para a escola como um todo, sendo aproveitados por diferentes professores. Claro que eles devem ser adaptados para a realidade de cada turma, mas já é válido ter modelos prontos que ajudem nesse processo.
O gestor ainda pode incentivar reuniões da equipe para a construção conjunta dos projetos didáticos dentro do planejamento pedagógico da escola.
Outra função importante do gestor é oportunizar e incentivar a formação continuada de seus professores, dentro do contexto dos projetos didáticos.
A formação continuada é fundamental para melhorar esse processo. Por meio de cursos, palestras e estudos, os professores aprenderão boas práticas, técnicas e modelos de como fazer projetos didáticos.
🔎 Leia mais: Formação de educadores: quais são as principais tendências para professores na educação do futuro?
Por último, mas não menos importante, o gestor pode ajudar com a disponibilização de um sistema de gestão escolar. Nos próximos parágrafos vamos discutir o potencial dessa tecnologia.
Um software de gestão escolar como o Sponte apresenta funcionalidades muito valiosas para a execução de projetos didáticos.
Para começar, o Sponte conta com ambientes de aprendizado digitais, em que os alunos podem realizar atividades, consultar informações e reunir-se com professores e colegas mesmo quando estão fora da escola.
Isso facilita muito a autonomia e o aprendizado enquanto os alunos estão trabalhando em suas apresentações.
Um bom software oferece também dados educacionais importantes, que mensuram o que os alunos já conhecem, o que podem aprender e como eles performam nas avaliações. Isso é muito útil na hora de planejar os projetos e de verificar o sucesso das atividades.
🔎 Leia também: A importância da coleta e análise de dados educacionais.
Os dados ajudam também a verificar o que é preciso melhorar nesses processos e até o impacto que os projetos têm no sucesso do seu ensino.
Para complementar, ele disponibiliza uma plataforma onde os estudantes podem verificar suas notas e conferir as atividades realizadas.
E esses são apenas exemplos de tudo o que o Sponte pode fazer.
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