Sabemos que, devido à difícil crise econômica que o país está passando, muitas famílias estão reavaliando se seus filhos continuarão ou não estudando em escolas particulares. E isso é um problema sério para as instituições cujo financeiro depende quase exclusivamente das mensalidades.
Em momentos como este, é essencial mostrar os diferenciais que sua escola pode oferecer para a educação dos alunos. Também, é importante deixar claro quais condições ela oferece para os pais, sobretudo para as famílias que estão precisando ajustar as contas com mais cuidado.
Para essa tarefa, a melhor aliada é uma boa estratégia de marketing digital para escolas. Assim, sua escola terá uma comunicação muito mais eficiente com seu público em potencial.
Nesse ambiente, as redes sociais são a melhor solução para sua escola. Com elas, é possível criar campanhas completas, assertivas e com uma média de investimento bem mais acessível do que nas mídias tradicionais (como TV, rádio e jornal).
Mas como usar as redes sociais de sua escola com inteligência, aproveitando todo o potencial que elas têm a oferecer? E como criar conteúdos que sejam interessantes e cumpram o propósito de divulgar a sua escola?
Continue a leitura deste artigo para saber:
Como aplicar o marketing digital escolar
Como criar conteúdo para as redes sociais de sua escola e atrair mais alunos?
Aproveite as possibilidades do Facebook na divulgação de sua escola
Conheça as funcionalidades do Instagram para seu marketing escolar
Avalie os investimentos em mídia online paga
Mais sugestões importantes para o marketing escolar nas redes sociais
Quando falamos de marketing digital, precisamos compreender algumas especificidades que ele tem no segmento da educação. O marketing escolar é bem diferente do marketing utilizado para outros tipos de produtos e serviços, e isso tem dois motivos:
Logo, conseguir uma nova matrícula é um objetivo que envolve vários passos até ser alcançado.
Com uma escola, a tendência é de que os laços formalizados no contrato de matrícula perdurem por anos, até a formação completa do aluno. E é esse tipo de relação que procuramos, o que envolve a fidelização de estudantes e suas rematrículas.
Isso significa que o marketing para sua escola não deve trabalhar os serviços educacionais de forma rasa. A educação tem um alto valor agregado que, inclusive, vai além do financeiro.
Portanto, a dedicação da equipe escolar deve ser cuidadosa na missão de captar alunos, investindo em uma comunicação de qualidade!
Com esses pontos bem claros, podemos, então, pensar em como se darão as estratégias de marketing nas redes sociais para sua escola.
Antes de começar a criar conteúdo, é preciso um planejamento que envolve responder a quatro perguntas básicas. As respostas dessas perguntas devem guiar toda a estratégia de marketing da escola.
Isso significa que a gestão de marketing precisa ter um perfil de público bem definido para criar uma mensagem direcionada especialmente a ele. Para os fins de captação, o direcionamento é para os pais dos alunos, que são os principais decisores no processo de matrícula.
Essa pode parecer uma pergunta óbvia, mas não se engane. É claro que o objetivo final é a conversão do público em mais matrículas, mas, para isso, é preciso criar uma mensagem persuasiva, que exponha fatos sobre sua escola que serão benéficos para os alunos.
E aí entramos no marketing de conteúdo: uma maneira de divulgar a escola de forma menos direta, mostrando os diferenciais da instituição e suas vantagens dentro do processo pedagógico. Mais adiante traremos algumas ideias práticas de como desenvolver o marketing de conteúdo para sua escola.
Um dos principais aspectos a serem levados em conta ao construir a sua mensagem é a linguagem utilizada. A escola deve conhecer o seu público e se comunicar de uma forma que lhe seja agradável.
Afinal, suas publicações nas redes sociais precisam gerar engajamento, compartilhamentos e interações. Se a linguagem estiver de acordo com a utilizada pelos seus alunos, isso fica muito mais fácil.
Já comentamos aqui como a internet pode ser uma aliada eficiente na missão de captar novos alunos. Isso porque as pessoas em geral passam um bom tempo conectadas às redes sociais, e é lá que sua escola deve estar!
Atualmente, existem diversas redes sociais disponíveis, mas sem dúvidas as maiores são Instagram e Facebook. E são nelas que os primeiros esforços devem se concentrar para que a escola se estabeleça no ambiente online e divulgue seus serviços.
A seguir, falaremos especificamente sobre cada uma dessas plataformas e as possibilidades que elas oferecem. Também, daremos algumas ideias de conteúdos interessantes para sua escola. Confira:
A maior rede social do mundo sem dúvidas é uma plataforma com grande potencial de captação de alunos. Além de divulgar a sua instituição de ensino por meio de conteúdos postados na linha do tempo, a escola pode estreitar vínculos com pais, alunos e clientes em potencial a partir das interações oferecidas pelo Facebook.
Mencionamos anteriormente o marketing de conteúdo como uma forma de divulgar a escola e despertar o interesse de seu público para que ele inicie o processo de matrícula.
Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de conteúdo para movimentar as redes sociais de sua escola e divulgar os seus serviços. Confira:
O uso do audiovisual nunca foi tão intenso e o motivo é claro: vídeos chamam muito mais atenção do que fotos e posts estáticos.
Produzir um vídeo é uma excelente forma de apresentar sua escola e construir uma boa imagem institucional, e usar as redes sociais é a melhor maneira de divulgá-lo.
Por mais que o vídeo esteja hospedado no YouTube, por exemplo, a distribuição por curtidas e compartilhamentos no Facebook ajudará o post a alcançar mais pessoas sem que elas precisem digitar o nome da sua escola no campo de busca.
Novamente, o audiovisual aparece como recurso para apresentar sua escola, mas dessa vez com um conteúdo um pouco diferente.
Para que os pais e alunos conheçam o corpo docente e se sintam ainda mais próximos da instituição, faça vídeos curtos com os professores se apresentando ou discutindo os assuntos de suas aulas.
Nesses momentos, também é interessante diversificar a linguagem. Por exemplo: professores do ensino infantil podem se apresentar de forma lúdica, convidando os pequenos para as aulas, o que dará aos pais uma pequena prévia de como esse professor se comunica com seus alunos.
Já no caso do ensino médio, os professores podem apresentar suas formações e mostrar como são especialistas nos assuntos que lecionam, passando credibilidade.
Tais vídeos, acompanhados de chamadas interessantes no post, certamente contribuirão para que as pessoas conheçam melhor a instituição e a competência dos profissionais que trabalham nela. Ter essa certeza contribui muito para uma tomada de decisão favorável à matrícula na sua escola.
Pais e alunos também querem conhecer como é a rotina da instituição. Por isso, é preciso exibir esse lado da sua escola nas postagens do Facebook.
Publicações com fotos das atividades que sua escola realiza são excelentes para mostrar o dia a dia dos alunos.
E isso tem uma vantagem adicional: mostrar o cotidiano de seus alunos atuais, motiva-os a interagir e participar mais das redes sociais e das atividades da escola.
Além disso, a constância nas postagens nas redes sociais é essencial para que a plataforma mantenha sua escola em destaque. Portanto, não deixe de alimentar o seu perfil com postagens, interações e informações relevantes para pais e alunos.
O Instagram é muito importante para o marketing digital de uma escola. Isso porque ele possui várias ferramentas que permitem a produção de um conteúdo interativo, interessante e com um grande potencial para conquistar seus alunos.
Confira algumas ideias:
O IGTV é um espaço no Instagram voltado para vídeos mais longos. É perfeito para divulgar o vídeo institucional de sua escola, além de outras informações relevantes, como comunicados importantes para o público geral e até vídeos com dicas. Por exemplo: para os pais, qual seria a melhor forma de lidar com o ensino híbrido.
Esse é um assunto que está em alta, sendo novidade para as escolas e também para as famílias. Portanto, aproveite para mostrar o preparo de sua instituição para lidar com essa metodologia e reforçar a confiança que as famílias dos alunos têm em sua equipe.
Os vídeos curtos e temporários dessa ferramenta são ótimos para manter o fluxo de conteúdo das redes sociais da escola, além de serem perfeitos para mostrar o cotidiano da instituição.
Afinal, as pessoas querem saber como é a rotina na sua escola, principalmente com a volta das aulas presenciais, quando querem ter certeza de que a sala de aula é um ambiente seguro.
Lembre-se de que tudo que for considerado mais importante e relevante pode ser armazenado nos “Destaques”, na página do perfil da escola!
Os Reels são vídeos curtos, mas que geralmente contam com efeitos de edição mais elaborados. Eles são editados na própria plataforma do Instagram de forma intuitiva.
Diferente dos Stories, os Reels são interessantes para a criação de conteúdos que divulguem de forma mais direta os serviços e diferenciais que sua instituição oferece. Tudo de forma leve e irreverente.
Uma ideia muito interessante é fazer um vídeo estilo “sim ou não”, ressaltando as características positivas da escola. Por exemplo: no enquadramento da tela, uma pessoa fica no centro e, em todo o tempo, em um de seus lados fica escrito a palavra “Sim” e no outro lado a palavra “Não”.
A partir daí, perguntas vão surgindo, como “A escola tem: “laboratório de informática?”, “Espaço maker”, “Metodologia de ensino inovadora”, “Material didático contextualizado”, entre outros diferenciais. Sempre que uma característica positiva aparece, a pessoa na tela aponta para o lado do “Sim”.
Essa é uma ideia de divulgação direta, em que o usuário irá conhecer mais da instituição de forma leve e divertida, totalmente alinhada com o tipo de conteúdo que é produzido no Reels.
Nas redes sociais, a escola tem a oportunidade de impulsionar suas postagens para que sejam vistas por mais pessoas. Isso acontece mediante o investimento na rede social. As vantagens são os valores bem mais acessíveis do que seriam em uma mídia tradicional.
O ponto mais importante ao impulsionar uma postagem nas redes sociais é configurar corretamente o público que irá recebê-la. Por isso, é importante que a escola conheça bem seu público-alvo e suas principais características demográficas e de consumo.
Dessa forma, as postagens chegarão somente às pessoas que têm reais possibilidades de se tornarem clientes e efetuarem matrículas, otimizando o investimento em comunicação da escola.
Como sua escola utiliza as redes sociais para divulgação e captação de alunos? Compartilhe sua experiência nos comentários.
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