A pandemia da COVID-19, que iniciou em 2020, trouxe uma série de incertezas para as pessoas. Entre muitos desafios e adaptações, foi preciso se planejar e encontrar novas maneiras de realizar muitas tarefas.
Sua gestão escolar também sentiu o impacto de tantas mudanças, não é? É por isso que organizar e planejar suas ações se tornou ainda mais importante.
As aulas presenciais se tornaram online, a gestão administrativa começou a ser feita de casa pela sua equipe. Sua gestão precisou se preocupar mais com a fidelização e com a captação de novos alunos.
Dentre tantas questões levadas em conta neste momento de pandemia, sua gestão escolar já começou a criar as estratégias para garantir um bom número de rematrículas?
Neste material vamos falar por que na gestão de escolas deve-se criar uma estratégia de rematrículas agora, e como fazer isso na prática! Acompanhe:
Em meio a este cenário, uma pergunta surgiu por parte dos pais e das escolas: é possível tirar um aluno da escola em 2020, e apenas matriculá-lo novamente em 2021?
A resposta é não! A educação básica é obrigatória para crianças e adolescentes entre as idades de 4 a 17 anos. Sendo dever legal dos pais e responsáveis manter a criança matriculada e frequentando a escola corretamente.
Isso significa que a chance de perder alunos por essa razão é menor. No entanto, problemas financeiros e dificuldades com a mensalidade podem fazer pais e responsáveis tirarem alunos de sua escola e matriculá-los em escolas públicas.
Outra questão legal que deve ser conhecida pelos gestores é a respeito da inadimplência.
Caso seu aluno esteja em situação de inadimplência, ele não pode ser “punido” em suas atividades escolares. Ou seja, ser privado de atividades e provas.
Além do mais, a situação só pode ser resolvida por vias legais depois de 90 dias de atraso.
Para saber mais sobre esse assunto, confira o post: Inadimplência e crise: como lidar com a mensalidade escolar agora?
Sua escola se mobilizou para iniciar aulas a distância quando o Ministério da Educação deixou claro que o distanciamento social deveria ser seguido por um longo período.
Isso significa que seus alunos têm tido aulas e atividades apresentadas no formato online há algum tempo, certo?
É importante que sua escola mostre isso para seus alunos, pais e responsáveis, deixando claras todas as atividades e avaliações que foram feitas para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse continuidade.
Essas informações podem ser enviadas por e-mail ou destacadas em posts nas redes sociais de sua instituição.
Contando com o Sponte, isso fica mais fácil, pois através do APP Sponte Agenda e o Portal do Aluno é possível enviar recados e mensagens, além de permitir que o aluno, seus pais ou responsáveis acompanhem as notas e atividades enviadas.
Essa ferramenta também ajuda a gerar a fidelização do aluno, pois ele percebe que, mesmo durante a pandemia, seus estudos estão tendo continuidade com qualidade.
Pode ser que alguns alunos não possam continuar estudando em sua escola pois se encontram em uma situação financeira delicada.
Por isso, é importante que a equipe financeira de sua escola esteja preparada para negociar o pagamento de matrículas e mensalidades. Afinal, este é um momento complicado e sua escola pode se aproximar da comunidade fazendo o possível para fidelizar alunos e manter o maior número possível de matrículas.
Pense em aplicar novas metodologias de pagamento, como a cobrança recorrente via cartão de crédito. Assim, situações de inadimplência causadas por esquecimento serão evitadas.
Para conhecer mais práticas que podem ser aplicadas em sua escola, confira o texto em nosso blog: Mensalidades em atraso? – Dicas para receber dentro das datas.
A tecnologia permite que muitas situações sejam resolvidas facilmente através de plataformas online. E as matrículas são esse tipo de situação.
Em tempos “normais”, alunos, pais ou responsáveis se dirigem à escola para realizar a rematrícula de maneira presencial. Porém, uma vez que isso não é possível durante uma pandemia, sua escola deve encontrar uma maneira de utilizar a internet para tanto.
Contando com o sistema Sponte, isso é possível.
O Software possui uma ferramenta que permite que pais ou responsáveis realizem a matrícula do aluno facilmente. Basta acessar o site da escola e seguir o passo a passo.
Isso facilita o processo tanto para a escola quanto para o aluno e seus familiares, além de permitir que todos continuem respeitando o distanciamento social necessário.
Leia também: Matrículas Web + Pagamento online via Cartão de Crédito.
Um aluno apenas realiza a rematrícula em uma escola se sua experiência, até o momento, for positiva. Por isso mesmo, é extremamente importante que a escola faça o possível para que seu processo de ensino e aprendizagem seja efetivo.
Para garantir isso, aplique metodologias ativas no EAD, procure desenvolver um relacionamento positivo com seu aluno e seus familiares, faça o possível para incluir a comunidade escolar nas atividades da escola e realize uma gestão efetiva em todos os setores.
A administração pedagógica pode trazer muito desafios, mas se sua gestão procurar especializar a equipe da escola e trabalhar de forma conjunta, em prol do aluno, isso será realizado com excelência!
A gestão de escolas durante a pandemia lidou com muitos obstáculos. Sabendo disso, a Sponte tem desenvolvido muitos materiais para auxiliar sua gestão.
Um deles é um eBook que trata do assunto e apresenta o cenário completo, servindo como um guia para que o gestor esteja preparado para adaptar a escola a todas as demandas trazidas pela COVID-19.
Confira o material gratuitamente: