Blog Sponte | As principais novidades da gestão escolar

Retenção de professores: 10 dicas para sua escola | Sponte

Escrito por Carla Helena Lange | Jul 11, 2024 3:00:00 AM

A rotatividade no corpo docente é algo natural, com que toda escola precisa lidar. Mas é claro que nenhum gestor gosta de perder bons profissionais. Para evitar esse problema, é preciso saber como melhorar a retenção de professores.

A retenção do corpo docente faz parte da gestão de professores na escola e envolve boas práticas como o estabelecimento de uma cultura organizacional saudável e o oferecimento de desenvolvimento profissional para sua equipe.

Continue a leitura, entenda o impacto da alta rotatividade de professores e confira dicas práticas que sua escola pode implementar:

  1. Cuidar da cultura organizacional da instituição de ensino
  2. Definir horários de trabalho equilibrados
  3. Investir na formação continuada dos educadores
  4. Criar um plano de carreira claro, com oportunidades de desenvolvimento
  5. Oferecer um pacote de benefícios atraente
  6. Fazer reuniões e dar feedback de forma regular e construtiva
  7. Cuidar da comunicação escolar, com canais abertos e transparentes
  8. Envolver o corpo docente na tomada de decisões
  9. Cuidar do processo de contratação do corpo docente
  10. Oferecer condições de trabalho adequadas para a retenção de professores

Qual é a importância da retenção de professores para a qualidade do ensino?

Ainda que a saída de profissionais seja algo comum em qualquer setor, ela costuma ser um processo cansativo para gestores — principalmente em um ambiente escolar. 

Afinal, a perda de um bom professor causa uma interrupção no processo pedagógico, causa a suspensão de projetos e obriga sua escola a abrir um processo de contratação, que também é desgastante.

Sem falar que uma evasão muito grande de educadores é um mau sinal para sua instituição. Isso pode significar que há problemas na sua cultura organizacional e o impacto dessa realidade na gestão educacional é muito sério.

Por outro lado, uma boa retenção de professores ajuda a lidar com os muitos desafios para manter um corpo docente estável e comprometido. Confira a importância dessa prática:

Garantir a continuidade e a qualidade do ensino

Os professores são uma engrenagem fundamental do processo pedagógico e a saída de um profissional desses — que muitas vezes está inserido em projetos educacionais ou no meio de um período letivo — pode prejudicar a continuidade do ensino. 

Além disso, a perda de educadores capacitados e competentes também é um prejuízo para a qualidade educacional da escola.

Com uma boa retenção de professores, o risco de perder profissionais reduz drasticamente e é possível ter mais tranquilidade tanto na continuidade quanto na qualidade do ensino.

🔎 Leia mais: Professores mais produtivos: saiba como motivar sua equipe escolar!

Manter professores engajados e motivados

Atividades de retenção do corpo docente envolvem a valorização e o engajamento dos professores, o que, além de evitar a evasão, ainda potencializa os resultados na escola.

Afinal, professores engajados contribuem para a retenção de alunos, para a qualidade da aprendizagem, para o bem-estar escolar e muito mais.

🔎 Leia mais: Como ter professores engajados, que contribuem para a retenção e captação de alunos?

Dar previsibilidade para o período letivo e para a organização de horários

Organizar o período letivo é sempre uma tarefa trabalhosa e o gestor muitas vezes precisa fazer malabarismos para ter horários adequados para todos os educadores. E isso tudo acaba prejudicado quando um desses professores deixa a instituição.

Então, com menos rotatividade de professores, a escola tem mais previsibilidade e menos perda de tempo com esse tipo de problema.

Evitar o desgaste da contratação e treinamento de novos profissionais

Contratar um novo profissional nunca é uma tarefa fácil. A escola deve abrir processos de atração de professores, avaliar candidatos, fazer aulas teste e lidar com a burocracia  admissional. 

Sem falar na necessidade de treinar essa pessoa para que esteja alinhada com a escola, o que toma ainda mais tempo.

Proteger os investimentos em capacitação e formação continuada

Você investe em formação continuada e capacitação para seus professores? Garantir a retenção do corpo docente é uma forma de evitar que esse investimento se perca quando o educador deixar a instituição.

🔎 Entenda mais sobre a importância da valorização do professor para o futuro da educação:

Como melhorar a retenção do corpo docente na sua escola? Veja em 10 passos:

Claramente, cuidar da retenção do corpo docente é importante. Mas você sabe como chegar nesse objetivo em sua escola?

Para te ajudar, nos próximos parágrafos vamos compartilhar 10 passos que fazem toda a diferença para reduzir a rotatividade de professores. Confira:

1. Cuidar da cultura organizacional da instituição de ensino

O conceito de cultura organizacional surgiu no mundo corporativo, mas pode facilmente ser transmitido para o ambiente escolar. 

Na prática, ele envolve os valores, comportamentos e hábitos que guiam o trabalho e as relações interpessoais em um determinado espaço e definem sua identidade, tanto para o público interno quanto para o externo.

Em uma escola, é preciso trabalhar valores e hábitos de valorização da equipe e transparência que ajudem a desenvolver uma cultura positiva. A partir disso, seu ambiente de trabalho será colaborativo, inclusivo e respeitoso. No mesmo sentido, busque fortalecer o vínculo entre os professores e a gestão escolar.

Isso faz toda a diferença para a retenção de professores. Afinal, um educador priorizará um ambiente que realmente o valoriza e favorece a criação de uma cultura de respeito ao seu trabalho.

🔎 Leia mais: A valorização de professores é o futuro para uma educação de qualidade: entenda o papel da escola nesse processo.

2. Definir horários de trabalho equilibrados

A gestão pedagógica de uma escola deve definir os horários escolares de forma adequada para seus educadores, permitindo a eles um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para isso, busque evitar que os docentes fiquem com janelas em seus horários ou que precisem ir para a escola para dar poucas aulas por vez. 

Assim, você permite que o professor aproveite melhor sua vida pessoal, reduza gastos com o deslocamento e organize sua rotina de uma forma satisfatória. Isso diminui o estresse no trabalho, aumenta a motivação e ajuda a reter esses educadores.

🔎 Leia mais: A importância de um planejamento de horário escolar bem estruturado na Educação Básica.

3. Investir na formação continuada dos educadores

A estagnação é uma das principais causas de evasão de profissionais da educação. Quando sentem que não estão crescendo na sua escola, a migração para outra instituição se torna cada vez mais tentadora.

Por isso, uma excelente forma de reduzir a rotatividade de professores é a formação continuada. Por meio de investimentos em programas de desenvolvimento, como cursos, workshops e conferências, você mostra que valoriza seus educadores e ajuda-os a evoluírem profissionalmente. 

Além disso, a formação continuada também é excelente para a qualidade de ensino em sua escola. Afinal, seus professores estarão mais motivados e mais capacitados para dar aulas cada vez melhores.

🔎 Leia mais: 6 maneiras de motivar a formação continuada de professores na sua escola.

4. Criar um plano de carreira claro, com oportunidades de desenvolvimento

O investimento em formação continuada não é o suficiente para superar o sentimento de estagnação dos professores. Eles também precisam sentir que estão melhorando financeira e profissionalmente.

Ou seja, sua escola precisa oferecer oportunidades de avanço e desenvolvimento profissional, por meio de um plano de carreira claro e organizado, que mostre como seus educadores podem crescer na escola.

Vale a pena contar, também, com programas de reconhecimento e premiação para destacar o desempenho e as contribuições dos professores.

5. Oferecer um pacote de benefícios atraente

Muitas vezes, os professores deixam a escola porque recebem propostas melhores, seja com salários mais altos, seja com outros benefícios profissionais.

Portanto, busque oferecer um pacote de benefícios atraente, incluindo salários competitivos, planos de saúde, programas de bem-estar e incentivos financeiros. Além de um bom plano de carreira, com possibilidades de crescimento, como já indicamos anteriormente.

6. Fazer reuniões e dar feedback de forma regular e construtiva

O feedback é uma das ferramentas mais poderosas na gestão de pessoas. Além de ajudar sua equipe a evoluir e superar problemas, um feedback bem feito também mostra que a escola reconhece e valoriza o trabalho realizado.

Esse feedback deve ser bem estruturado e constante, além de acompanhado por reuniões pedagógicas regulares com o mesmo objetivo.

🔎 Leia mais: Como organizar uma reunião pedagógica eficiente?

7. Cuidar da comunicação escolar, com canais abertos e transparentes

Além dos feedbacks e das reuniões, sua gestão também deve ter uma política de portas abertas. Ou seja, a escola precisa estar aberta para sugestões e dúvidas de seus profissionais.

Nesse sentido, busque sempre manter canais de comunicação transparentes e acessíveis entre a chefia e o corpo docente.

8. Envolver o corpo docente na tomada de decisões

Não basta ter uma comunicação clara no processo educacional. Para cuidar da retenção de professores, busque também envolvê-los na tomada de decisões da escola.

Pedir as opiniões dos educadores e realmente atuar a partir delas é uma excelente opção para aumentar seu compromisso e senso de pertencimento — além de melhorar os resultados da escola, por meio de uma gestão participativa.

Para melhorar esse processo, considere criar comitês ou grupos de trabalho em que os docentes possam contribuir com ideias e participar de processos decisórios.

9. Cuidar do processo de contratação do corpo docente

A retenção de professores começa já no momento da contratação. Afinal, se você contratar profissionais alinhados aos valores e demandas da escola, a chance de mantê-los é muito maior.

🔎 Leia mais: Contratação de professores: como ter os melhores docentes em sua escola?

10. Oferecer condições de trabalho adequadas para a retenção de professores

Para a maioria dos professores, educar é uma verdadeira missão. Eles trabalham para levar a aprendizagem para seus alunos, e é extremamente frustrante não ter os recursos para realizar esse trabalho tão essencial.

Por isso, ofereça condições de trabalho adequadas, com salas de aula bem equipadas, recursos didáticos modernos e um ambiente seguro. Com as ferramentas certas, o ensino é muito mais efetivo e a satisfação dos professores é muito mais garantida.

🔎 Leia mais: Sala dos professores: a escola deve investir nesse espaço.

Onde encontrar ferramentas de gestão que mostram sua preocupação com a retenção de professores?

Falamos sobre como ferramentas didáticas são ótimas para aumentar a satisfação de sua equipe e reduzir a rotatividade dos professores — e o mesmo vale para funcionalidades que facilitem o trabalho deles.

Com um sistema de gestão escolar, como o Sponte, você pode transformar a rotina educacional

Ele reduz drasticamente o tempo perdido com atividades burocráticas, como o registro de presenças e o lançamento de notas, automatizando os processos, facilitando o planejamento e dando ao educador o tempo necessário para focar no ensino e em seus alunos.

Entenda mais sobre os benefícios do Sponte para sua gestão pedagógica: