O método conteudista da educação básica brasileira já não é mais o suficiente para preparar os alunos a se tornarem cidadãos ativos e conscientes. Afinal, uma escola de inteligência precisa desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também competências emocionais em sala de aula.
Ou seja: para formar pessoas responsáveis e com habilidades sociais, é essencial que as escolas trabalhem além dos conceitos básicos das matérias curriculares, ultrapassando, com seus alunos, os limites dos livros didáticos.
As habilidades socioemocionais – também chamadas de não-cognitivas, interdisciplinares ou transversais – são as competências que podem ser ensinadas, praticadas e aprendidas, tanto na escola quanto em casa, por meio de diversas atividades fundamentais para a formação do indivíduo.
O objetivo de trazer essas aptidões para a sala de aula é preparar o aluno a enfrentar a vida adulta como ser humano e não apenas como profissional. Entenda, neste artigo, como a escola pode ajudar na formação de alunos não apenas intelectualmente capazes, mas humanamente conscientes.
O que são as habilidades socioemocionais?
Como trabalhar as habilidades socioemocionais em sua escola?
Por que desenvolver a parte socioemocional na educação básica?
Quais são os benefícios de desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos?
Chamamos de habilidades socioemocionais aquelas que são associadas à inteligência emocional dos indivíduos. São elas que ajudam a determinar a maneira como nos relacionamos com os outros e com a nossa própria personalidade.
Vale ressaltar que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda que as habilidades socioemocionais estejam presentes em todas as escolas do país, sejam elas de cunho público ou privado, ao exigir as seguintes habilidades dos alunos:
A escola, cujo papel é preparar o aluno para a vida em sociedade, não deve negligenciar essas competências, uma vez que são elas, de forma subjetiva para cada aluno, que determinam a maneira como aprendemos e lidamos com as mais diversas situações do cotidiano.
Além de preparar o aluno para o futuro profissional, é essencial educá-lo para a rotina de relações pessoais do dia a dia, e isso só acontece quando há a compreensão das próprias emoções e de como se lida com situações comuns.
O bom desenvolvimento das habilidades socioemocionais está diretamente ligado ao futuro profissional do indivíduo e ao aprendizado que o aluno terá como guia por toda a sua vida.
Dessa maneira, é preciso que a questão socioemocional seja trabalhada desde cedo pela família e pela escola.
Como vimos, essas habilidades são aquelas que envolvem competências emocionais, sociais e éticas que influenciam como cada pessoa:
Estamos vivendo em uma época de intensas e complexas transformações sociais, o que exigirá cada vez mais que os indivíduos saibam lidar com o que ocorre tanto ao seu redor quanto em seu interior.
Desse modo, a escola precisa ir além das fórmulas matemáticas e regras gramaticais, e incentivar os estudantes a usarem habilidades que irão ajudá-los em situações concretas do cotidiano, seja no ambiente residencial, escolar ou profissional.
O gestor e a equipe pedagógica podem, por exemplo, aplicar atividades em que os alunos precisam reconhecer suas emoções e o que estão sentindo em relação à determinada situação.
É possível promover aulas e atividades em que a criatividade seja trabalhada por meio de desenhos, criação de histórias, show de talentos e outras oficinas.
Estimular que os alunos participem de ações voluntárias e de empreendedorismo sociais na comunidade também é uma maneira de trabalhar as habilidades socioemocionais.
Apresentações orais, em grupo ou individuais, podem contribuir para o desenvolvimento dessa competência, assim como as metodologias ativas de aprendizagem.
Convidar o aluno a fazer análises do conteúdo em sala de aula e promover debates e pesquisas são iniciativas que ajudam os estudantes nesse âmbito.
Dessa forma, eles entendem que a aprendizagem é um caminho a ser percorrido e que há obstáculos a serem superados. Aplicar a autoavaliação é muito importante para isso.
Tais habilidades preparam o aluno para a realidade concreta, a qual, muitas vezes, é colocada em segundo plano na sala de aula.
Assim, ao terminarem o ciclo escolar, os alunos serão capazes de contribuir positivamente para a sociedade, além de outras vantagens que veremos a seguir.
Desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos está diretamente relacionado com o modo como eles enxergam e enfrentam o mundo ao seu redor.
É importante esclarecer que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais não deve ser reconhecido como algo oposto às práticas tradicionais de ensino. Pelo contrário: elas precisam ser complementares aos conteúdos regulares trabalhados em sala de aula.
O que muda é a presença do ensino socioemocional de maneira interdisciplinar. Sendo assim, a forma de lecionar abre espaço para que o aluno relacione as matérias curriculares com ações como:
Tudo isso é primordial para que os alunos tenham um pleno desenvolvimento acadêmico, em contato com características formadoras para a vida e não apenas para uma faculdade ou área profissional.
Quem apreende habilidades como resiliência, sociabilidade, tomadas de decisões responsáveis e empatia para com o próximo, tende a alcançar um sucesso maior em relação àqueles que não desenvolveram essas competências.
Ao trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais com seus alunos, é possível reconhecer diversos benefícios, tais como:
Percebe-se que, ao introduzir essas habilidades no dia a dia em sala de aula, a produtividade dos alunos aumenta, pois você eliminará problemas recorrentes, como a indisciplina, do contexto escolar.
Além disso, alunos com dificuldades no aprendizado tendem a se beneficiar dessa pedagogia mais humanizada, pois terão a habilidade de identificar o próprio ritmo de assimilar os conteúdos e lidar melhor com ele.
Tudo isso beneficia a gestão escolar como um todo, pois os índices de rendimento serão maiores e as ocorrências negativas serão reduzidas.
A sua escola trabalha as habilidades socioemocionais? Como elas são inseridas no currículo escolar? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Aprenda, também, as possibilidades de ensinar habilidades socioemocionais por meio do empreendedorismo social. Leia tudo sobre isso no nosso eBook: