Por ser um tipo de atividade considerada por muitos como não obrigatória, o ensino de cursos livres e idiomas acaba sofrendo mais com a evasão de alunos. E como superar esse desafio diretamente relacionado com a captação e a retenção de alunos?
Além de causar problemas de arrecadação e de fluxo de caixa, o que compromete seriamente as atividades da escola, esse contexto também pode ter relação com a saúde mental dos alunos, principalmente após o período de pandemia.
Para ajudá-lo a contornar esse problema, neste artigo, falaremos especificamente sobre a saúde mental e como ela está ligada à questão de retenção de alunos que muitas escolas de idiomas enfrentam todos os anos.
E mais: além de entender essa relação, conheça algumas formas de aumentar a adesão dos alunos, com ferramentas poderosas que te ajudarão nessa tarefa.
Saúde mental e seu impacto na retenção de alunos
Como sua escola de idiomas pode melhorar a retenção de alunos neste cenário?
Quais ferramentas sua escola pode usar para reforçar a retenção de alunos?
O tema saúde mental tem ganhado bastante destaque nos últimos anos. No entanto, durante a pandemia de covid-19, ele se tornou ainda mais central, pois o vírus e suas consequências impactaram profundamente a forma como as pessoas vivem e enxergam o mundo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam piora em seu bem-estar mental durante a pandemia.
Além do isolamento e da pressão do cenário pandêmico, o medo da covid-19 também foi um fator que afetou a saúde mental dos brasileiros. A sensação de insegurança afastou as pessoas umas das outras e de atividades que antes estavam presentes em seus cotidianos, como o aprendizado de novos idiomas.
A depressão, infelizmente, se tornou um problema de saúde mental generalizado, assim como a ansiedade, afetando diretamente a motivação das pessoas.
Ainda que esse cenário tenha ficado para trás, muitas pessoas ainda sofrem com essas questões - e problemas de saúde mental como ansiedade e depressão estão cada vez mais presentes.
Mas como a escola pode, de forma sensibilizada, atuar diretamente sobre a retenção e evitar a evasão de alunos? É isso que veremos a seguir.
Como vimos, problemas de saúde mental podem afetar a retenção de alunos, pois dificultam a motivação deles em dar continuidade aos seus estudos na escola de idiomas.
Portanto, é essencial contar com boas estratégias para motivar os alunos, evitar a evasão e prezar pelo bem-estar do estudante em sua escola. Confira:
Quando o assunto é saúde mental, a melhor forma de lidar com os desafios é buscar um especialista. Muitas pessoas nem sempre têm consciência de seu próprio problema, da necessidade de procurar ajuda ou dos caminhos para encontrar esse apoio.
Sua escola de idiomas pode auxiliar nesse processo, especialmente para ajudar o aluno a cuidar de si. Para isso, oriente professores e outros profissionais da equipe a prestarem atenção no comportamento e nas posturas dos alunos.
🔎 Leia mais: Saúde mental na escola: como identificar problemas e cuidar de seus alunos.
Em casos de comportamentos que indiquem problemas de saúde mental — como repentino afastamento dos colegas, falta de atenção, ausência de motivação, entre outros —, pode ser interessante ter uma conversa com o aluno, ou com seus pais ou responsáveis, caso ele seja menor de idade.
Nessa conversa, mostre-se aberto para discutir a questão do ponto de vista da escola a fim de não dê a entender que você está se intrometendo na vida pessoal do aluno. Fale sobre a produtividade em aulas e sobre o aprendizado, e como isso pode estar sendo afetado. Então, a partir das respostas é possível avaliar a recomendação de apoio psicológico.
É válido contar com parcerias com psicólogos da cidade para que sua escola possa oferecer descontos aos alunos interessados em cuidar da própria saúde mental.
Sabemos que essa não é uma obrigação da sua escola. Afinal, os estudantes passam poucas horas semanais em seu ambiente. Contudo, oferecer esse cuidado e essa atenção pode ser um importante diferencial para a retenção dos alunos.
Questões financeiras podem ser motivo de estresse e ansiedade para os alunos, especialmente falando dos que já são adultos. Lidar com todas as responsabilidades da vida não é fácil e, muitas vezes, é preciso tomar decisões baseadas nas possibilidades atuais de cada um.
Dessa forma, muitos tendem a não priorizar seus cursos de língua estrangeira ou de cursos livres, decidindo cancelar suas matrículas.
Nesses casos, o gestor pode agir, mostrando-se disposto a negociar com o aluno que dê sinais de desistência.
Mas, para que essa ação dê resultados, é essencial contar com planos que sejam vantajosos para o aluno e para a instituição, como oferecer formas diversificadas de pagamento, parcelamento e até mesmo verificar se há a possibilidade de dar descontos na mensalidade.
🔎 Leia mais: Meios de pagamento e eficiência: qual o melhor formato para sua escola?
Uma excelente opção para facilitar o pagamento dos alunos e ajudar em sua retenção é a cobrança recorrente via cartão de crédito, como se sua escola oferecesse um serviço de assinatura.
Quando a escola de idiomas dá opções ao aluno, a tendência é que ele reconsidere sua decisão e permaneça matriculado. Isso também alivia a insegurança e ansiedade do estudante, causadas pelo medo de não conseguir cumprir financeiramente com o contrato.
Estudar um novo idioma ou um curso livre requer dedicação e prática, caso contrário, ele não será tão efetivo quanto poderia e o estudante não terá o progresso desejado.
Isso gera uma sobrecarga nos alunos, sobretudo para as crianças, que ainda não entendem muito bem como podem gerenciar seu tempo. Então, é interessante que a escola auxilie-os nessa questão, propondo uma rotina de estudos que seja eficiente e, ao mesmo tempo, não os sobrecarregue.
A iniciativa pode ser levada pelos professores, que apresentarão as melhores maneiras de manter essa rotina, desenvolvendo o senso de organização e autonomia do aluno, mantendo-o motivado a continuar estudando.
É fundamental que a comunicação escolar com alunos, pais e responsáveis seja eficiente. Isso impacta no engajamento deles e até na saúde mental dos estudantes, que terão mais facilidade ao conciliar a rotina do curso com seus outros compromissos.
Para isso, clareza, responsabilidade e agilidade na comunicação são qualidades essenciais. A escola precisa garantir que sua mensagem chegue ao aluno e este precisa saber que será ouvido e levado em consideração, especialmente se está passando por um momento delicado.
Portanto, a gestão escolar deve se fazer presente e aberta a acolher os estudantes, para que eles se sintam parte da comunidade escolar, com condições de continuarem seus estudos.
Para colocar essas e outras estratégias em prática e melhorar a captação e a retenção de alunos, é fundamental contar com as ferramentas certas. Com a tecnologia, seu centro de ensino se torna mais eficiente, organizado e atrativo para os estudantes: algo que é essencial para manter seu faturamento.
🔎 Leia mais: Como a tecnologia ajuda a combater a evasão e o abandono escolar?
Mensagens de texto são uma ótima maneira de contatar os alunos, pais e responsáveis. Isso porque são práticas, a leitura é rápida e é possível disparar várias de uma só vez, otimizando o tempo de trabalho da equipe.
Um bom sistema de gestão escolar para idiomas e cursos livres precisa oferecer essa facilidade aos seus usuários, com ferramentas de mensagens instantâneas integradas ao sistema.
No Sponte, por exemplo, é possível até realizar verdadeiras campanhas, seja pensando na comunicação interna ou no marketing, com a funcionalidade de programação de envio de mensagens.
Assim, não é preciso que seus colaboradores fiquem “cuidando” desse serviço, pois os SMS ou e-mails serão enviados automaticamente, no dia e horário planejado.
Isso tem um ótimo potencial, inclusive na hora de enviar recados e engajar a comunidade escolar de forma rápida, eficiente e automática.
O Customer Relationship Manager é uma lógica utilizada por empresas de diferentes áreas para administrar as interações com seus clientes, com o intuito de compreender suas necessidades de maneira mais completa.
Essa estratégia pode ser facilmente aplicada em uma escola de idiomas com as ferramentas certas.
O software Sponte, por exemplo, conta com bons recursos de CRM para gerenciar as informações dos alunos, permitindo que a gestão tenha insights sobre suas necessidades e proponha soluções que melhorem a retenção.
O funil de vendas é uma técnica do marketing em que a gestão consegue rastrear — e até certo ponto guiar — o caminho que o cliente faz do momento em que conhece a empresa até a conversão e fechamento da venda.
🔎 Leia mais: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.
Em uma escola de idiomas, ou cursos livres, o processo é parecido: o aluno, pai ou responsável conhece a instituição, passa por um processo de decisão e enfim fecha o contrato. Esse período intermediário é crucial para que o cliente em potencial se convença e efetue a matrícula.
O sistema para escolas de idiomas Sponte permite o acompanhamento dos alunos em cada etapa da captação para que a gestão possa agir de forma assertiva e garantir a matrícula. Mas não é só isso!
Com esse rastreamento, a escola pode se posicionar melhor, já começando a fidelizar esse aluno ao conhecer suas demandas. Assim, a retenção também fica muito mais fácil.
Como vimos, oferecer diferentes opções de pagamento é essencial para manter a retenção, considerando os desafios dos alunos. E uma das melhores soluções para isso é o pagamento por recorrência.
Com o pagamento recorrente, você facilita muito a vida do aluno, pai ou responsável, que só precisa registrar seu cartão de crédito no momento da matrícula ou quando optar por essa solução. Depois disso, a cobrança é automática e não compromete o limite do cartão.
Outra ferramenta excepcional para conter a evasão de alunos são as ferramentas de gestão pedagógica do Sponte.
Com elas, você consegue acompanhar métricas como índice de frequência, número de faltas, notas, entre outros indicadores que podem apontar uma tendência ao abandono do curso.
Assim, é possível se adiantar a essa decisão do estudante e conversar com ele, para garantir sua retenção e evitar essa perda para sua escola.
O Portal do Aluno Sponte é um excelente recurso para a troca de informações entre a escola e o estudante. Por meio dele, é possível visualizar a frequência nas aulas, receber e enviar atividades, trocar recados e até disponibilizar informações sobre o desempenho do aluno.
Essa é uma alternativa interessante para que gestão e coordenação consigam se comunicar com um aluno em específico, especialmente no contexto em que a escola pode oferecer suporte à saúde mental.
Além disso, ao facilitar a comunicação e o acompanhamento do desempenho escolar, o Portal do Aluno favorece muito a retenção e a satisfação dos estudantes em seu centro de ensino.
🔎 Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Todas essas ferramentas colaboram muito para manter seus estudantes satisfeitos e fidelizados em sua escola.
Entre em contato com a gente e conheça todas as soluções que o Sponte pode oferecer para sua escola de idiomas!
Quer saber mais sobre como melhorar sua captação e retenção para ter as salas de aula cheias? Então confira nosso eBook sobre matrículas e rematrículas: