A unidade da Escola Cultura Inglesa em Presidente Prudente-SP tem uma longa história de sucesso, com mais de 17 anos transformando a vida de seus alunos — e a Sponte participou de toda essa trajetória. Hoje, vamos ver como o sistema contribuiu para esse êxito, com destaque para a gestão financeira e o Sponte Pay.
Afinal, nós sabemos que, assim como a Cultura Inglesa de Presidente Prudente, milhares de escolas no Brasil têm quase tudo para serem bem-sucedidas. Elas contam com gestores dedicados, professores capacitados e equipes que realmente vestem a camisa da educação.
Tudo o que falta é um empurrãozinho para melhorar a eficiência da gestão escolar, reduzir o trabalho manual, lidar com a inadimplência, organizar a gestão pedagógica, facilitar a comunicação, entre outras funções. E é para isso que a Sponte está aqui!
Venha com a gente para entender como o sistema revolucionou a gestão financeira da Cultura Inglesa de Presidente Prudente — e como pode transformar a sua:
- Um relacionamento de 17 anos de sucesso com o sistema de gestão escolar Sponte
- Automatização financeira com o Sponte Pay: “muito bom para quem está atendendo o cliente e para quem está gerando relatórios”
- O potencial da gestão financeira e do pagamento recorrente na captação e retenção de alunos
- O pagamento recorrente para combater a inadimplência na gestão educacional
- Como um financeiro de qualidade ajuda a manter o alto nível da gestão escolar
Um relacionamento de 17 anos de sucesso com o sistema de gestão escolar Sponte
A escola de inglês Cultura Inglesa de Presidente Prudente foi inaugurada no início de 2005 e hoje — 17 anos depois — se destaca como uma das maiores unidades da Cultura Inglesa no interior de São Paulo.
Esse sucesso se deve ao ensino de qualidade, à aplicação de um calendário anual repleto de atividades culturais e ao cuidado genuíno com a comunidade escolar. Mas, para conseguir implantar isso tudo, a escola precisou de uma gestão educacional muito eficiente.
Os gestores sabiam da importância desse ponto, por isso, desde início, contaram com o apoio do sistema escolar Sponte.
Nesses 17 anos, o relacionamento foi um sucesso. O Sponte esteve envolvido em todo o crescimento da escola, oferecendo ferramentas para otimizar seus setores com produtividade e excelência educacional.
A instituição, por sua vez, pôde fazer parte da evolução do sistema. “Nos últimos 17 anos, em todas as mudanças que o Sponte teve a gente participou”, relata o encarregado administrativo da escola, Victor Hugo Galiano.
Para Victor Hugo, um dos grandes destaques dessa parceria foi justamente a gestão financeira.
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Desde 2005 com o que há de mais moderno na gestão financeira para escolas
O encarregado administrativo relata que, em 2005, quando a escola começou, os boletos eram “o que tinha de mais moderno nos pagamentos”. E a parceria com a Sponte foi o que ajudou a escola a se adaptar a essa forma de pagamento.
Mas não parou por aí. A tecnologia se desenvolveu, a sociedade mudou e, agora, os boletos estão ultrapassados. “Hoje as coisas são muito diferentes. O boleto, a gente quer o menos possível, porque ele dá mais trabalho.”
Ele reforça que uma escola não pode pensar apenas em receber, mas também em como organizar todos os recebimentos. “Tem que controlar como receber, como dar baixa, como contabilizar, tem que mandar isso para o escritório e temos três a quatro auditorias por ano.”
Nesse cenário, se tornou necessário otimizar o processo. “Então a gente tem usado o Sponte”, conta, acrescentando que também aproveita muito o “casamento” do Sponte com a Stone, uma fornecedora líder de soluções de tecnologias financeiras, que potencializam o recebimento de contas em empresas do Brasil inteiro.
Essa parceria transformou a funcionalidade de gestão financeira no Sponte e permitiu a criação do Sponte Pay, a solução de pagamentos dentro do sistema, que permite o recebimento recorrente das mensalidades dos alunos.
Pagamento recorrente na Cultura Inglesa de Presidente Prudente
Victor Hugo conta que já estava buscando esse tipo de solução para a escola, mas tinha dificuldades para aplicar.
“Não era interessante fazer a venda recorrente em grande escala porque nossa baixa era manual. A gente tinha que fazer o recebimento cada vez que o aluno pagava um link ou via recorrência. Além disso, ainda tinha que fazer um controle mensal que dava um trabalho danado”, lembra ele.
Foi aí que a escola encontrou a Stone e — melhor — descobriu que a Stone possuía parceria com a Sponte, que já era o sistema da escola há anos. “Falei ‘puxa, agora a gente está em casa!’, porque vamos ligar tudo aquilo que estamos utilizando.”
Essa parceria transformou o dia a dia da escola. “Foi fantástico para a gente poder ter um controle maior”, conta Victor Hugo. Segundo ele, o Sponte Pay facilitou os recebimentos e o controle, além de reduzir a inadimplência, melhorar a captação de alunos e mais!
Como você pôde ver, o encarregado administrativo da escola Cultura Inglesa de Presidente Prudente deixou claro: “o casamento da Sponte com a Stone, veio sanar todos os nossos problemas”. Para entender mais sobre essa solução e ver como ela mudou o cenário da instituição, continue sua leitura:
O que é o Sponte Pay?
O Sponte Pay é a ferramenta do Sponte que permite o pagamento por recorrência. Com isso, ele é uma das principais armas do sistema contra a inadimplência escolar.
Oferece alto índice de redução da inadimplência graças à cobrança automática de mensalidades, com envio de link de pagamento por SMS, e-mail ou WhatsApp.
Essa funcionalidade ainda dá mais agilidade e organização para a escola, além de comodidade para alunos, pais e responsáveis, que não precisam se deslocar para fazer o pagamento.
A ferramenta também reduz em até 45% os gastos com papel e impressões e elimina a perda de tempo com a gestão de boletos e conciliação bancária.
Com o Sponte Pay, esses resultados podem ser alcançados sem maquininha e sem mensalidade!
Automatização financeira com o Sponte Pay: “muito bom para quem está atendendo o cliente e para quem está gerando relatórios”
Victor Hugo, encarregado administrativo na escola Cultura Inglesa de Presidente Prudente, afirmou que a automatização do Sponte Pay ofereceu benefícios que vão “da recepção para fora” e “da recepção para dentro”.
“Dos dois lados a recorrência funciona”, afirma ele, e reforça que é muito bom "para quem está atendendo cliente e para quem está gerando relatórios".
O principal potencial “para dentro” é o da automatização no controle de recebimentos na gestão financeira. Para Victor Hugo, o sistema dá à escola a segurança da informação de quando cada cliente pagou, com mais tranquilidade, transparência e agilidade.
“Quando esse pagamento for realizado, a gente tem como controlá-lo internamente de maneira transparente para não termos problema com contabilidade, auditorias e tudo mais”, afirma.
Já a vantagem “para fora” é aquela oferecida aos alunos, pais e responsáveis. É o benefício “no contato ao cliente, de oferecer algo que vai atendê-lo. Vai fazer com que o cliente não perca a oportunidade de fazer inglês com a gente”, relata.
Entenda melhor esse benefício que, segundo Victor Hugo, ajuda a escola a não perder vendas:
O potencial da gestão financeira e do pagamento recorrente na captação e retenção de alunos
A captação de alunos é um dos principais desafios de qualquer escola. Afinal, ter mais matrículas é fundamental para manter — e aumentar — o faturamento. E, para Victor Hugo, o Sponte Pay tem sido fundamental nessa missão tão importante.
Ele conta que o pagamento recorrente é uma espécie de “válvula de escape” toda vez que a escola vai perder um possível aluno que não consegue usar outra forma de pagamento.
Segundo ele, há muitos que não conseguem usar o cartão, que não tem limite, ou enfrentam alguma outra dificuldade. “Então o Sponte Pay, com a venda recorrente, é a nossa carta na manga.”
Nas palavras dele, a recorrência é uma “salvadora da pátria” para vender nesses casos. É um plano para possibilitar ao aluno fazer sua aula de inglês com a escola.
O pagamento recorrente para combater a inadimplência na gestão educacional
Além da captação e da organização, o pagamento recorrente com o Sponte Pay vem com outra grande vantagem: o combate à inadimplência com métodos de cobrança eficientes.
Segundo Victor Hugo, a partir do momento em que a escola conta com essa forma de pagamento, “a inadimplência vai diminuindo com o tempo”.
Afinal, com a cobrança automatizada do pagamento recorrente, a escola pode evitar totalmente a inadimplência por esquecimento — além de assegurar o recebimento do valor total no dia agendado, o que possibilita uma gestão financeira mais organizada e eficiente.
30% menos inadimplência na gestão escolar
A união do Sponte Pay com as outras funções do Sponte é capaz de reduzir em mais de 30% as mensalidades em atraso.
Quer entender mais essa vantagem, então confira: O Sponte ajuda a sua escola a reduzir e controlar a inadimplência.
Como um financeiro de qualidade ajuda a manter o alto nível da gestão escolar
Como falamos no começo do texto, a escola de inglês Cultura Inglesa de Presidente Prudente deve seu sucesso ao ensino de qualidade, às atividades culturais e à gestão educacional. Mas lidar com tudo isso pode sobrecarregar qualquer gestor.
“A gente tem que se preocupar com tanta coisa”, fala o encarregado administrativo da instituição. “Então, alguns recursos que a gente precisa ter na área financeira, na parte administrativa, são essenciais para poder fluir o negócio.”
Foi essa necessidade de uma gestão eficiente que levou a escola a buscar o sistema de gestão escolar Sponte. E a parceria se tornou ainda mais importante durante e depois da pandemia da covid-19.
Victor Hugo conta que nestes “momentos incertos do pós-pandemia” é preciso lutar para continuar a qualidade de ensino e o atendimento de alto nível pelos quais a escola se tornou conhecida.
“A gente preza muito pela qualidade, por aquilo que há de melhor no serviço. E, para isso, é preciso ter uma retaguarda, um background que tem que estar muito bem estruturado”, afirma. “E a gente sabe que com a Sponte e a Stone a gente tem feito essa parceria muito legal”, completa.
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Cristopher Ronsani Morais
Executivo com mais de 16 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, liderando a gestão de produtos, marketing e experiência do cliente. Graduado em Tecnologia e especialista em Gestão de Negócios. Atualmente, é Diretor de Negócios da Sponte