Junto com os primeiros dias frios do ano, começa a chegar também a ansiedade dos alunos e até dos professores pelas férias escolares de inverno. São duas semanas de descanso para eles, mas, para o gestor, esse é um período de oportunidades!
Isso porque o recesso escolar é um excelente momento para organizar a escola e buscar novidades para torná-la ainda mais atrativa para alunos, pais, responsáveis e para toda a equipe.
Quer dicas para aproveitar ainda mais essas duas semanas? Então continue sua leitura e confira o que a gente preparou para você.
- Se em vez do recesso escolar de junho você quiser ler sobre as férias do fim do ano, confira este outro conteúdo: Férias escolares e a gestão educacional: como organizar o fim e o início de ano?
- A importância de começar cedo o planejamento para as férias de junho
- Treinamento e capacitação para professores e colaboradores nas férias escolares
- Atividades extracurriculares durante o recesso escolar
- Preparação para o próximo semestre letivo
- Reparos e limpeza da escola
- Manutenção do relacionamento com alunos, pais e responsáveis no recesso escolar
- Atualização de sistemas e equipamentos nas férias de junho
A importância de começar cedo o planejamento para as férias de junho
Comparadas ao longo recesso escolar do verão, as duas semanas de férias em junho parecem muito pouco tempo. Mas é possível fazer esse tempo render muito! Tudo o que você precisa é de preparação e planejamento.
Não deixe para a última hora. Comece a pensar em suas férias do meio do ano com antecedência, organizando ideias para garantir que tudo possa ser realizado sem correrias e sem deixar nada de fora.
Para isso, a dica é — assim que terminar este texto — fazer uma lista de tudo o que você quer realizar neste recesso escolar.
Considere nossas sugestões, avaliando quais fazem sentido para sua gestão escolar, e levante também demandas próprias de sua instituição de ensino.
Pergunte-se:
“O que posso fazer nas duas semanas de férias de junho que vai melhorar a experiência da comunidade escolar?”
Reúna essas ideias e converse também com alunos, pais, responsáveis, professores e colaboradores. Eles podem ter várias sugestões interessantes e um bom líder escolar deve saber compartilhar as tarefas da gestão.
Leia também: Você sabe o que é gestão escolar participativa?
A partir disso, avalie como essas ideias podem ser colocadas em prática, quantas pessoas serão necessárias para ajudar, quais materiais você precisa providenciar e quanto tempo cada coisa deve tomar.
Com todo esse planejamento, você terá as ferramentas necessárias para garantir o máximo de aproveitamento de suas férias escolares.
- Lembre-se de reservar um tempinho para descansar e sair da rotina. Você também merece.
Treinamento e capacitação para professores e colaboradores nas férias escolares
Considere acrescentar ao planejamento do recesso escolar um período de formação e capacitação para sua equipe escolar.
Assim, professores, pedagogos e equipe administrativa podem aproveitar um pouco das férias escolares para se qualificarem ainda mais, seja por meio de formação continuada, cursos, eventos, palestras ou mesmo reuniões na escola.
É claro que isso não deve ocupar as férias inteiras. Sua equipe também merece um descanso. Mas um pouco de capacitação certamente não será um problema, principalmente se esse investimento demonstrar como sua escola valoriza professores e colaboradores como um todo.
Leia também: Formação de educadores: quais são as principais tendências para professores na educação do futuro?
Outra excelente oportunidade que as férias escolares concedem é a de avaliar o desempenho de seus funcionários. Aproveite este momento para analisar a dedicação e os resultados de cada um deles e faça reuniões de feedback, para que todos possam melhorar em conjunto.
Aproveite também para criar metas e estipular desafios para sua equipe. Isso fortalece a motivação no trabalho e ajuda a medir o desempenho de todos.
Atividades extracurriculares durante o recesso escolar
O recesso não precisa ser só de descanso para os alunos. Eles podem aproveitar esse momento para ampliar os horizontes de seu aprendizado ou para realizar outras atividades de socialização, esportivas ou lúdicas.
Algumas opções são:
- Clubes de leitura
- Oficinas de arte
- Prática de esportes
- Jogos educativos
- Contação de histórias
- Mutirões de proteção ao meio ambiente
- Empreendedorismo social
- Minicursos de aprofundamento ou conversação em idiomas
- Laboratório de informática
- Aulas de robótica
- Prática culinária
Se você quer saber mais sobre esses tipos de ações, confira: O que são atividades extracurriculares? Veja exemplos e por que trabalhá-los em sua escola.
Outra opção é ir ainda mais longe e criar uma colônia de férias na escola! Essa prática é mais comum nas férias de verão, que são mais longas e têm uma temperatura agradável, no entanto, é possível adaptá-la à realidade do recesso escolar de junho.
Para isso, pense em atividades mais aconchegantes, que possam ser feitas sem expôr seus alunos ao frio.
Leia mais sobre o assunto: Sua instituição funcionará em julho? Saiba como implantar a colônia de férias para seus alunos.
Preparação para o próximo semestre letivo
Este é o ponto mais básico, que geralmente faz parte do planejamento do recesso escolar da maioria das escolas: a preparação para o próximo semestre.
Ou seja: é hora de reorganizar os materiais didáticos, conferir o planejamento de aulas, montar o novo ensalamento, ver o que continua igual e o que precisa ser adaptado, etc.
Além disso, também vale a pena revisitar o Projeto Político Pedagógico (PPP) e avaliar como está seu cumprimento. Assim, é possível adaptar as estratégias de acordo com suas necessidades.
No mesmo sentido, é interessante aproveitar para fazer uma avaliação geral de sua gestão escolar e ver o que precisa mudar para o próximo período letivo.
Analise o desempenho dos alunos, a organização dos espaços e até a comunicação da escola. Tudo pode ser melhorado e este é o melhor momento para fazer isso.
Reparos e limpeza da escola
Com a escola menos movimentada durante as férias de junho, este é um excelente momento para fazer uma limpeza completa e profunda de todas as áreas, além de reorganizar armários, salas e materiais.
Também é o período ideal para fazer aqueles manutenções que acabaram “ficando para depois”. Verifique todos os espaços, veja o que precisa de reparos e invista em deixar tudo arrumado para a volta dos estudantes.
Busque dedicar um tempo para deixar o ambiente mais seguro e sem risco de acidentes. Temos um texto que pode ajudar muito nesse objetivo: Prevenção de acidentes na escola: 9 dicas práticas para ter um ambiente seguro.
Manutenção do relacionamento com alunos, pais e responsáveis no recesso escolar
É importante também manter a comunicação da escola com alunos, pais e responsáveis durante o período de férias de junho.
Envie mensagens com informações sobre novidades da escola, atividades planejadas para o próximo semestre e avisos sobre atividades extracurriculares. Isso é ótimo para manter o engajamento de sua comunidade escolar no recesso.
Além disso, atualize as redes sociais da escola com posts interessantes, dicas de estudos, atividades divertidas e outras publicações que façam parte da realidade de seus alunos. Use esse espaço também para interagir com os estudantes, incentivar seu engajamento e fazer com que não esqueçam os estudos durante o descanso.
Leia mais: TikTok na educação: como usar a rede social para prender a atenção dos alunos?
Realizar atividades que reúnam as famílias pode ser outra boa ideia para esse momento. Assim, todos sentem-se mais participantes da realidade escolar.
Atualização de sistemas e equipamentos nas férias de junho
Além dos reparos e da manutenção, você ainda pode aproveitar as férias escolares para investir em novidades.
Seja para melhorar a infraestrutura da escola, seja para adquirir novos equipamentos e tecnologias; o recesso é um ótimo momento para fazer isso com tranquilidade, podendo experimentar o que há de novo sem a pressão dos alunos e apresentá-lo com destaque na volta às aulas.
Afinal, mostrar para os estudantes, pais e responsáveis uma biblioteca ampliada, um novo laboratório ou mesmo novas carteiras nas salas de aulas é uma excelente forma de começar o período letivo.
Essas novidades também servem para manter a comunidade engajada, já que você pode mostrar um pouco delas nas redes sociais e nas mensagens enviadas. Assim, é possível criar expectativas para a volta às aulas.
Da mesma forma, presentear seu corpo docente e sua equipe administrativa com equipamentos de primeira linha e um sistema de gestão escolar que facilite seu trabalho também é uma boa estratégia para que retornem à rotina ainda mais motivados.
Como já dissemos, este é um excelente momento para tudo isso. No entanto, não esqueça de que levar novidades e tecnologias para dentro da escola precisa fazer parte de seu planejamento não apenas nas férias.
Há tantas possibilidades para modernizar uma instituição de ensino que você pode ter um verdadeiro planejamento para levar sua escola para o futuro.
Preparamos um guia justamente para te ajudar com a criação desse plano. Confira:
Carla Helena Lange
Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.