A gestão escolar e os professores, em especial, enfrentaram muitos desafios de ensino durante pandemia de covid-19. As escolas tiveram de fechar as portas, os alunos foram mandados para casa e o ensino acabou — de uma hora para outra — sendo transferido para um esquema de aulas remotas.
Isso transformou radicalmente o modo de trabalho dos professores em todo o Brasil. E o pior: a velocidade da transformação jogou os educadores nessa nova realidade com pouquíssimo preparo.
É uma situação tão séria que, mesmo depois de seis semanas do início do isolamento, a grande maioria dos professores brasileiros continuava se sentindo despreparada para a nova forma de ensino.
Essa informação vem de uma pesquisa do Instituto Península, publicada no final de maio. A pesquisa foi feita com 7.734 professores no Brasil inteiro, entre os dias 13 de abril e 14 de maio de 2020.
83% dos professores disseram que ainda se sentem nada ou pouco preparados para a nova rotina de ensino remoto.
Além disso, 88% dos entrevistados disseram que nunca tinham dado aulas em formato digital — o que aumenta ainda mais os desafios dos professores para se adaptar a essa realidade.
E o impacto emocional também é algo que precisa ser levado em conta! Nós sabemos da importância que cada professor tem na educação e reconhecemos o quanto os desafios podem impactar o psicológico.
O mesmo estudo do Instituto Península indicou que 67% dos entrevistados disseram estar ansiosos durante o período de pandemia. 35% sentiam-se sobrecarregados, e 34% estressados.
Tudo isso deve ser levado em conta e significa que os professores precisam da gestão escolar mais do que nunca! Mas também é importante buscar outras formas de melhorar a relação do professor com essa nova forma de ensino, visto que o mundo não está livre de outras situações como a causada pela pandemia que se iniciou em 2019.
Por isso, continue lendo este artigo para conferir os desafios de ensino enfrentados pelos professores a pandemia de covid-19, e veja nossas dicas para te ajudar a lidar com essas situações.
Lidar com as ferramentas digitais para ensino
O primeiro grande desafio das aulas online que professores tiveram de enfrentar — e muitos ainda não o superaram — é a adaptação das aulas para as ferramentas digitais.
Até o início de 2020, o ensino acontecia em salas de aula presenciais, geralmente amplas, com uma lousa e, às vezes, um material de apoio digital. O professor precisava saber controlar a turma, passar seus conhecimentos e ter um pouco de experiência com tecnologias em sala de aula para usar uma lousa digital ou um projetor multimídia, por exemplo.
Além disso, quando o professor dependia de uma ferramenta digital, a maioria das escolas, especialmente as particulares, contava com um técnico para ajudar a usar esses equipamentos.
Como todos sabemos, isso tudo mudou quando a pandemia chegou — e muitos professores se viram despreparados para a nova realidade.
Para lidar com isso, é essencial conhecer as ferramentas necessárias. Não importa qual plataforma de videochamada será utilizada para promover o ensino remoto, é preciso experimentar suas funcionalidades nos momentos de planejamento de aula e entender tudo o que você pode fazer com essa ferramenta.
Nesse sentido, vale a pena pesquisar informações sobre a plataforma de videochamada na internet, pedir orientações para a gestão escolar e também trocar experiências com outros professores.
Essas três possibilidades ajudam muito a aprender e aproveitar o que a tecnologia tem a oferecer neste momento.
Outra dica é encarar a tecnologia como uma aliada, e não como um desafio. Lembre de que sem ela seria praticamente impossível continuar lecionando. Então, aproveite! Aprenda como usá-la ao máximo e continue levando ensinamentos aos seus alunos.
Manter o engajamento e a disciplina dos alunos nas aulas remotas
Aprender a usar as ferramentas é um passo importante. No entanto, é apenas uma das etapas para um ensino remoto de excelência. Depois disso, também é essencial saber como engajar uma turma de alunos em aulas online.
Sabemos o quanto pode ser difícil manter o controle de uma turma de crianças ou adolescentes em uma aula presencial, não é? Essa tarefa exige bastante jogo de cintura e preparo do professor.
No entanto, isso fica ainda mais difícil quando cada aluno está em sua própria casa, com acesso ao celular e tantas outras distrações — e sem muita possibilidade de controle da parte do professor.
Nessa situação, é preciso buscar estratégias para manter o engajamento dos alunos. Isso inclui conhecê-los muito bem, para saber como captar sua atenção e seu entusiasmo.
Também é importante fazer perguntas e pedir a opinião dos alunos durante a aula, para que eles tenham a oportunidade de interagir e se sintam mais integrados ao processo de aprendizado.
Além disso, integrar as aulas com outras mídias também enriquece as aulas. Pode ser Netflix, Google, YouTube e outros meios que complementem o ensino com informações relacionadas. No mesmo sentido, contextualize o assunto das aulas com a realidade do aluno. Ambas as ações aumentam o interesse.
Proponha desafios, reconheça o esforço de cada estudante, parabenize quando eles completam as atividades e promova a interação, com exercícios em grupo, que possam ser feitos de forma virtual.
Outra forma de manter o engajamento é com a aplicação de metodologias ativas no EAD, para que o aluno seja um protagonista do próprio aprendizado. Isso ajuda muito a fazê-lo se sentir engajado.
Passar atividades e avaliações
Outra dificuldade é passar atividades e avaliações em aulas online, especialmente a fim de garantir que o aluno realmente as execute durante o tempo de aulas remotas.
Muitos professores enfrentaram esse problema ou ainda precisam se desdobrar para tentar convencer o aluno a não copiar a atividade do colega e ter seu próprio aprendizado.
Mas essa dificuldade é muito menor para professores que contam com o sistema de gestão escolar Sponte. Por meio do Portal do Aluno do Sponte, o professor pode enviar atividades, passar avaliações, compartilhar notas e muito mais!
Se você, professor, está com dificuldade para aplicar atividades e avaliações, seja em aulas remotas, seja em aulas presenciais, converse com a gestão da sua escola. Descubra se o sistema deles permite essa funcionalidade e comece a resolver muitos dos seus problemas!
Ter um relacionamento com os pais e responsáveis
É preciso levar em conta a importância dos pais e responsáveis para manter o interesse do aluno, garantir que ele faça as atividades e não interrompê-lo durante as aulas remotas.
Por isso, o professor deve buscar ter algum tipo de contato com os pais e responsáveis, ao menos mostrando-se disponível para tirar dúvidas sobre a educação dos alunos durante períodos que exigem o ensino online ou remoto.
O Portal do Aluno do Sponte também ajuda nesse quesito, criando um caminho oficial de comunicação entre a escola, os alunos e seus familiares. Além disso, o portal também possibilita enviar notas e conteúdos para os pais e responsáveis.
Estabelecer um horário para tirar dúvidas
Com a suspensão das aulas presenciais, os alunos perdem boa parte do contato com o professor e muitos não se sentem confortáveis para tirar dúvidas durante as aulas online.
Além disso, pais e responsáveis muitas vezes terão dúvidas e questionamentos sobre o andamento das aulas e dos desafios do ensino para seus filhos.
Já falamos como é importante estar disponível para resolver essas dúvidas e fortalecer o relacionamento com pais e alunos. Contudo, estar disponível a qualquer horário pode ser muito prejudicial!
Você, professor, pode acabar recebendo mensagens o tempo todo. Isso prejudica seu emocional, atrapalha seu descanso e aumenta ainda mais o estresse e a ansiedade em tempos que exigem isolamento social.
Por isso, evite compartilhar seu número de telefone ou WhatsApp pessoal. Conte com o Portal do Aluno Sponte para realizar os contatos e tirar dúvidas. Diga que esse é o canal oficial e estabeleça horários em que você estará disponível.
Isso permite uma gestão muito melhor do seu tempo e ajuda a dar respostas melhores, com calma para avaliar qualquer dúvida.
Cuidar do emocional e manter a motivação
Já falamos sobre como o emocional dos professores pode ser afetado seriamente durante períodos de isolamento social, como a pandemia de covid-19. Por isso, é preciso ter um sério cuidado para não se deixar levar pela ansiedade e insegurança do momento.
Cuidar do seu emocional envolve ter horários separados para o seu lazer e para o seu descanso todos os dias! Nada de resolver dúvidas e problemas quando deveria estar descansando.
Não se sinta culpado por tirar um tempo para si. Sem períodos de lazer e descanso, você prejudica sua própria saúde e ainda acaba afetando os resultados das aulas.
Além disso, vale a pena procurar apoio profissional, se sentir essa necessidade. Converse com a gestão escolar para avaliar se há disponibilidade de atendimentos por meio da escola! Esse é um apoio muito importante que gestores podem dar neste momento.
Também é interessante reunir-se — sempre que possível e de maneira virtual — com colegas professores, para trocar experiências, dicas de uso das ferramentas digitais e simplesmente conversar, como você costumava fazer na sala dos professores. Isso ajuda muito a manter a motivação nas aulas a distância.
Se preparar para a volta às aulas presenciais
Os desafios de uma possível volta às aulas vão ser mais sentidos pela gestão escolar, mas você, professor, também precisa levar isso em conta.
Como readaptar suas aulas para o presencial? Como levar os materiais que os alunos usavam de forma digital para o mundo físico? Como lidar com os alunos, que podem ter passado por momentos difíceis durante a pandemia?
Há várias dificuldades que devem ser consideradas. Mas há também vantagens para o professor que realmente estiver preparado!
Quando as aulas presenciais voltarem, será possível levar para a escola muitas das experiências positivas do ensino a distância.
O uso de ferramentas digitais, a integração com a realidade e com outras mídias, o relacionamento com os pais, a nova forma de cobrar disciplina: todos esses desafios de ensino enfrentados pelos professores durante a pandemia podem se tornar aprendizados que vão melhorar ainda mais suas aulas presenciais!
Conclusão
A gestão escolar mudou com os estudos em casa. Todos sentiram na pele, esse impacto afetou não apenas os professores, mas também o setor administrativo, o setor pedagógico e até o relacionamento com a comunidade escolar.
Lidar com a covid-19 se mostrou um imenso desafio. Mas com boas estratégias e ótimas ferramentas, como as oferecidas pelo sistema Sponte, que ajuda no planejamento estratégico e integra todas as áreas da sua escola, é possível sair com uma gestão escolar ainda melhor ao fim da pandemia!
Carla Helena Lange
Líder de Marketing