Um dos maiores desafios da atualidade para os estudantes da educação básica é conseguir organizar uma rotina e um espaço para os estudos.
Muitas vezes, alunos do ensino fundamental e médio não conseguem definir prioridades entre as matérias e suas outras atividades, causando impactos negativos no próprio processo de aprendizado.
Nesse sentido, a escola tem um papel que vai além da sala de aula. É preciso ensiná-los, também, maneiras de se organizarem e gerenciarem seu tempo.
Assim, os alunos terão rendimentos satisfatórios e trabalharão melhor com o tempo reservado para os estudos. Portanto, uma instituição que quer ver seus alunos bem-sucedidos, precisa ajudá-los a organizar sua rotina escolar.
Como o uso de aparelhos tecnológicos já é uma realidade na rotina dos alunos, a escola pode se beneficiar disso e utilizar esses recursos como ferramentas auxiliares no processo de aprendizagem. Principalmente com aplicativos que facilitam e organizam o dia a dia dos estudantes.
Assim, com a ajuda de ferramentas digitais, o aluno é capaz de aumentar a sua produtividade e alavancar os resultados de seus estudos.
Pensando nisso, a Sponte listou alguns aplicativos e métodos que sua escola pode utilizar para estimular os alunos a organizarem sua rotina de estudos.
Google Agenda: organização para as atividades do estudante
Evernote: o caderno virtual para controlar as tarefas escolares
Aprovado: planejamento e controle de estudos
Forest: um aplicativo para manter o foco
Todoist: mais um aplicativo para organização da aprendizagem
Aplicativos para relaxar: descanso estratégico na aprendizagem
Mindmaster: o poder dos mapas mentais na educação básica
Métodos de organização para aumentar a produtividade escolar
Portal do Aluno da Sponte: controle total do dia a dia escolar
Google Agenda: organização para as atividades do estudante
Esse aplicativo do Google está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ele é uma agenda online que o aluno pode utilizar para não se esquecer de suas tarefas e compromissos.
Com essa ferramenta, o estudante organiza, de forma rápida, suas atividades, identificando prazos e prioridades e inserindo todas as informações que julgar importantes para cada tarefa.
Além disso, o Google Agenda envia avisos pelo celular quando o horário de realizar a tarefa se aproxima.
Assim, com essa organização, fica muito mais difícil que seus alunos percam prazos ou esqueçam de alguma atividade importante. Dessa maneira, o estudante aproveitará seus dias ao máximo.
Evernote: o caderno virtual para controlar as tarefas escolares
O Evernote é um software usado para fazer anotações dos mais diversos assuntos, e pode ser aplicado no contexto escolar. O programa é amplamente usado no mundo todo e é compatível com os sistemas Android e iOS.
Como o aplicativo funciona como uma espécie de caderno ou agenda, o aluno pode usá-lo para os estudos e para anotar lembretes e afazeres.
Ele consegue criar um caderno para cada matéria, o que aumenta ainda mais a sua organização.
No aplicativo, também é possível anexar textos em formato PDF, inserir figuras e gravar áudios.
Além de ser muito útil para os estudos, o Evernote promove a organização. É um aplicativo multifuncional.
Aprovado: planejamento e controle de estudos
O aplicativo Aprovado apresenta uma interface bem chamativa, o que o torna muito atrativo aos jovens.
Ele é recomendado para quem precisa organizar os estudos, pois permite controlar as horas empregadas na execução de cada atividade. A ferramenta também apresenta gráficos e relatórios sobre o desenvolvimento do aprendizado.
Assim, o estudante pode criar um cronograma personalizado de estudos, acompanhar a sua dedicação em cada disciplina e selecionar matérias que precisam ser estudadas ou revisadas.
É ideal para quem precisa de ajuda para organizar a rotina escolar. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android.
Forest: um aplicativo para manter o foco
Muitos alunos têm dificuldade para manter o foco nas atividades que executam na escola. E isso tende a se agravar em casa, onde há mais distrações e o uso ilimitado do celular e computadores.
Com o objetivo de ajudar os alunos a manter o foco de uma maneira inusitada, criativa e sustentável, que realmente aumente a produtividade, é interessante que os professores apresentem o Forest à classe.
O aplicativo ajuda o estudante a manter a atenção nas tarefas que devem ser executadas no momento, com a ajuda de um cronômetro que bloqueia outras distrações do celular, como as redes sociais.
Ao ativar a contagem do tempo, uma “árvore será plantada” no aplicativo. Se o aluno respeitar o cronômetro e manter o foco, a árvore cresce. Mas, se ele burlar o bloqueio, a árvore morre.
É interessante também comparar as “florestas” dos alunos para analisar quem está conseguindo manter o foco.
O aplicativo apresenta gráficos e estatísticas do comportamento dos alunos e ainda ajuda o meio ambiente, pois árvores reais são plantadas de acordo com o comportamento dos usuários. O programa está disponível na Play Store e na App Store.
Todoist: aplicativo para a organização da aprendizagem
O Todoist é um ótimo app para os alunos e para os professores. Isso porque, além de anotar as atividades que devem ser feitas, o usuário pode compartilhá-las com outras pessoas e delegar tarefas.
A interface também permite que as atividades sejam organizadas pela data limite da entrega e que as metas sejam definidas semanal e mensalmente.
Além disso, o app conta com um sistema de pontuação. Assim, o usuário pode acompanhar seu progresso por meio de gráficos.
O Todoist é rápido, prático e intuitivo, e pode ser instalado em celulares com Android ou iOS.
Aplicativos para relaxar: descanso estratégico na aprendizagem
O aluno sobrecarregado produz menos e tem mais dificuldades para manter o foco nos estudos.
Por isso, além de organizar a rotina, é preciso apresentar caminhos para que os estudantes consigam colocar seus pensamentos em ordem e relaxar estrategicamente.
Tendo isso em mente, apresente os seguintes aplicativos voltados ao descanso da mente:
- Headspace: Meditação e Mindfulness: o objetivo dessa ferramenta é promover sessões de meditação guiadas para ajudar na respiração, no relaxamento, no descanso e no foco.
- Daily Yoga: o aplicativo apresenta uma lista com mais de 500 posturas de ioga para alunos iniciantes e avançados. As sessões contam com exercícios diários com sugestão de tempo e objetivos específicos, tais como relaxamento, atividade física ou meditação.
Com a ajuda da tecnologia, os alunos conseguirão manter o foco durante a execução das atividades propostas, sem se sentirem tão sobrecarregados.
Lembre-se de que o burnout também pode afetar os alunos, e técnicas como essas podem ajudá-los.
Leia mais:
- Mindfulness e Inteligência Emocional: por que professores e gestores precisam disso?
- A importância de desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos
MindMaster: o poder dos mapas mentais na educação básica
Para os alunos mais visuais, os mapas mentais podem contribuir para que o processo de aprendizagem seja ainda mais efetivo, especialmente quando o assunto envolve avaliações e apresentações de trabalho.
O MindMaster trata-se de uma plataforma educativa que ajuda a desenvolver habilidades de percepção visual, atenção, concentração, orientação e os princípios de categorização e classificação.
Sendo assim, o aplicativo MindMaster é ótimo para que os alunos montem seus próprios mapas mentais de forma interativa.
Os mapas podem ser elaborados em equipe e há as opções de bate-papo, estatísticas de uso e relatórios. O aplicativo está disponível nos sistemas Windows, Android e iOS.
Métodos de organização para aumentar a produtividade escolar
Ensinar os alunos a se organizarem é algo extremamente relevante para os dias atuais, pois essa é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho.
Então, se preocupe em levar para sua escola algumas estratégias que contribuirão para o desenvolvimento dessa competência, como:
- O método GTD (Getting Things Done): essa estratégia exige que os alunos executem suas tarefas em cinco etapas: coletar, processar, organizar, revisar e executar. O método ajuda os alunos a filtrarem informações e executarem projetos de forma efetiva, além de contribuir para evitar o estresse.
- Técnica de Pomodoro: tal técnica mostra que as tarefas podem ser executadas em etapas, com o objetivo de elevar a capacidade mental dos aprendizes. Para colocá-la em prática, o aluno deve dividir seus afazeres em sequências de 25 minutos cada. Ao término de um bloco, ele deve descansar por 5 minutos e retomar logo em seguida.
Os alunos podem escolher a estratégia mais adequada para eles. O propósito da escola, ao apresentar esses métodos, é ajudá-los a reconhecer prioridades, traçar objetivos, aprender a fazer listas de atividades e eliminar o excesso de tempo ocioso.
Portal do Aluno da Sponte: controle total do dia a dia escolar
O sistema de gestão da Sponte conta com o Portal do Aluno, uma ferramenta essencial para ajudar os alunos a se manterem organizados.
Com ele, o estudante consegue ter acesso aos seus materiais, atividades, horários e até suas notas e boletins. Além disso, ele pode tirar dúvidas com o professor com uma ferramenta direta de comunicação.
Assim, o aluno consegue interagir com a escola e pode acessar informações relevantes de maneira virtual e remota. Com isso, sua escola conquista:
- Mais engajamento da comunidade escolar.
- Aumento da produtividade dos times administrativos.
- Redução da inadimplência.
- Melhores resultados no aprendizado de seus estudantes.
Quer saber mais? Então confira o Portal do Aluno do Sponte!
Todos esses aplicativos são formas práticas e inteligentes de levar a tecnologia para dentro da sala de aula, em uma verdadeira aplicação da Educação 4.0.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse nosso eBook:
Cristopher Ronsani Morais
Executivo com mais de 16 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, liderando a gestão de produtos, marketing e experiência do cliente. Graduado em Tecnologia e especialista em Gestão de Negócios. Atualmente, é Diretor de Negócios da Sponte