O debate a respeito da diversidade é algo cada vez mais presente na sociedade. Isso porque a convivência harmoniosa entre as diferenças também deve estar presente nas escolas, sendo elas agentes fundamentais no processo de formação dos cidadãos de hoje e do futuro. Isso pode ser feito por meio da educação inclusiva.
Este é um tema que ganha espaço, sendo algo fundamental para o planejamento pedagógico e para as práticas de gestão no ambiente escolar.
É por meio de práticas e políticas de educação inclusiva que a escola se tornará um ambiente que favorece a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças.
Neste artigo, abordaremos a importância da educação inclusiva, seus conceitos, desafios e o que a escola precisa fazer para garantir a promoção da diversidade.
- O que é educação inclusiva?
- Por que a educação inclusiva é necessária?
- Qual a importância da educação inclusiva?
- Quais os desafios da educação inclusiva?
- Como a escola pode promover a educação inclusiva
O que é educação inclusiva?
De forma geral, a educação inclusiva em escolas é o conjunto de práticas que tem como objetivo principal a garantia do acesso à educação para todos, que é um princípio fundamental da sociedade.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a educação inclusiva é um movimento em defesa do direito de todos os estudantes estarem juntos, aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação.
Este modelo de educação está fundamentado na equidade como valor fundamental, de acordo com a concepção dos direitos humanos.
Ela busca garantir o respeito e a valorização da diversidade étnica, cultural, social, física, intelectual e de gênero, permitindo a maior igualdade de oportunidades e a participação de todos no processo de ensino-aprendizagem.
Um exemplo de educação inclusiva é a integração da educação especial dentro das escolas regulares, algo que tem se tornado cada vez mais recorrente no contexto atual.
Desse modo, a escola favorece a integração de alunos com deficiência, valorizando a diversidade.
Por que a educação inclusiva é necessária?
Por conta da sua importância, o estabelecimento de projetos de educação inclusiva tem sido um desafio para profissionais de educação e gestores de instituições de ensino.
Assim como as demais práticas adotadas na escola, a educação voltada a favorecer o respeito à diversidade e a integração deve considerar fatores como o público, o contexto e a realidade de cada escola.
Porém, este é um assunto que precisa ser levado em conta pois está diretamente ligado a direitos fundamentais, a começar pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em seu artigo primeiro, o texto diz o seguinte:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
O artigo 26 garante que todo ser humano tem direito à educação. No seu segundo parágrafo, o texto determina que a educação precisa ser inclusiva e universal. Veja:
“A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos”
A educação inclusiva foi estruturada em cinco princípios:
1 - Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
2 - Toda pessoa aprende
3 - O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
4 - O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
5 - A educação inclusiva diz respeito a todos
Por muito tempo, o debate sobre inclusão social nas escolas se concentrou principalmente na educação para crianças, adolescentes e adultos com deficiência.
No entanto, pautas como diversidade de gênero, raça e religião, por exemplo, precisam ser consideradas para que a inclusão seja de fato efetiva, em conformidade com o que determina a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Qual a importância da educação inclusiva?
Além de garantir o acesso de todos à educação, as práticas de um ensino mais acolhedor também favorecem a convivência com a diversidade entre todos os alunos.
Por meio da inclusão, os estudantes compreenderão de forma mais ampla que a sociedade é formada por pessoas e grupos com diferentes características e vivências, que cada indivíduo é único em suas capacidades físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas.
Isso traz consequências diretas para a forma como o aluno perceberá o mundo a sua volta, e impactará a sua relação com os demais não apenas no ambiente escolar.
Quanto mais cedo for o contato com a diversidade, mais cedo se iniciará a formação de cidadãos mais tolerantes em ambientes como o mercado de trabalho. Por isso, o papel da escola na sociedade é primordial nesse processo.
Afinal, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996:
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
- A educação inclusiva é um dos primeiros passos para o alcance de uma sociedade mais igualitária. Ou seja, sendo a escola um dos ambientes fundamentais para a formação dos indivíduos, a educação inclusiva é uma ótima ferramenta para a inclusão social.
Já a inclusão social é uma forma de assegurar a participação de todos de forma democrática na sociedade, por meio de políticas e práticas que promovam o diálogo e integração com respeito a etnias, a diversidade religiosa, gênero e orientação social, condição física, entre outros.
Quais os desafios da educação inclusiva?
Implementar práticas de educação inclusiva nas escolas é um grande desafio, pois se trata de um assunto em construção dentro do ambiente escolar, e também do ponto de vista de políticas públicas. De forma mais ampla, destacamos alguns desafios em particular:
Capacitação
É necessário formar, capacitar e atualizar professores para trabalhar com alunos que possuem necessidades especiais, como professores habilitados em libras e braille, por exemplo.
Profissionais com essas habilidades ainda são relativamente escassos no mercado, o que representa um grande desafio para a implementação de uma educação inclusiva.
Suprir as necessidades individuais dos alunos, favorecer a convivência e promover o debate sobre tolerância entre as diferenças exige o trabalho de profissionais capacitados.
🔎 Saiba mais: A valorização de professores é o futuro para uma educação de qualidade: entenda o papel da escola nesse processo.
Recursos
Promover a inclusão também exige recursos financeiros, sobretudo quando falamos da educação pública. A inclusão vai além das práticas pedagógicas, incluindo também a necessidade de adaptar a estrutura da escola para pessoas com dificuldades de mobilidade.
Muitas construções não foram projetadas para favorecer a mobilidade, o que exige a realização de obras e adaptações como rampas, elevadores, barras e outros equipamentos.
Também são necessários investimentos em ferramentas tecnológicas, como teclados virtuais, salas e laboratórios multifuncionais, sistemas de computador e outras ferramentas audiovisuais que facilitam a comunicação e o aprendizado, entre várias outras.
Barreiras sociais
O processo de ensino-aprendizagem dos alunos envolve a atuação de vários outros agentes, além de professores, diretores e coordenadores. A educação é uma construção conjunta que conta com a participação das famílias e da comunidade em geral. Adotar uma gestão escolar participativa pode ser uma boa opção para a escola nesse processo.
Por isso é necessário que todos estejam alinhados com a necessidade de promover a inclusão, e cientes de práticas e comportamentos que contribuam para este processo.
Apesar dos avanços recentes, temas relacionados à diversidade ainda encontram resistência em alguns grupos sociais, o que coloca um grande desafio para o debate sobre a educação inclusiva.
Há também a falta de conhecimento sobre o assunto, o que pode dificultar a aplicação de conceitos e propostas de educação inclusiva.
Como a escola pode promover a educação inclusiva?
Como dito anteriormente, as práticas desenvolvidas nas escolas precisam considerar diversos fatores como perfil dos alunos, a comunidade onde está inserida, entre outros.
Um projeto de educação inclusiva consistente deve considerar as seguintes dimensões de forma contínua:
- políticas públicas
- gestão escolar
- estratégias pedagógicas
- famílias
- parceiros
É a união desses diferentes atores em um processo coletivo, de acordo com o contexto, que contribuirá para um projeto educacional mais inclusivo. No âmbito escolar, algumas práticas também podem ser consideradas:
Diálogo: Manter um canal direto de comunicação e diálogo entre toda a comunidade escolar é uma forma de valorizar o respeito mútuo e a convivência.
O diálogo é a melhor forma de envolver e mobilizar todos os envolvidos na promoção de uma educação inclusiva e no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.
Tecnologias assistivas: investir em tecnologias assistivas é uma forma de contribuir com o processo de inclusão de pessoas com deficiência. Máquinas de escrita em braille, teclados virtuais e headmouse são algumas dessas ferramentas.
Formação: investir na capacitação da equipe em Atendimento Educacional Especializado (AEE), e estimular os professores no aprimoramento constante por meio de cursos e outros treinamentos relacionados ao tema.
A escola pode oferecer treinamento em libras, por exemplo, fazendo com que as equipes estejam capacitadas a atender e educar pessoas com deficiência auditiva.
Espaços acolhedores: O projeto político pedagógico deve considerar espaços acolhedores para a aprendizagem, levando em consideração as características, os planos e os ritmos de desenvolvimento de cada aluno.
Também é importante manter um currículo flexível para que os estudantes possam se desenvolver de acordo com suas individualidades, respeitando o tempo e as necessidades do seu processo.
Esperamos que com a leitura deste texto você tenha compreendido melhor sobre este que é um dos temas mais relevantes para a educação nos dias de hoje.
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Carla Helena Lange
Líder de Marketing