Tradicionalmente, quando se fala em avaliação escolar, a primeira reação dos alunos tende a ser negativa: ficam nervosos, preocupados e desmotivados. Aposto que você, gestor ou professor que está lendo este post, lembra bem do desgaste nos processos de correção dessas provas.
Essa tradição do processo avaliativo, que professores de diversas gerações anteriores aplicavam, faz com que educadores de hoje ainda tenham dificuldades em se desvincular das avaliações conteudistas, muitas vezes, também, por pressão da própria escola e de pais e responsáveis, que não compreendem a efetividade de outros processos avaliativos.
Para conseguir melhorar esses processos, a primeira coisa a se fazer é entender os motivos da existência da avaliação escolar, qual a melhor forma de avaliar (considerando todos as partes envolvidas) e, principalmente, como mensurar e lidar com os seus resultados.
Neste post vamos tratar de todos esses assuntos, que são parte fundamental do processo pedagógico em qualquer instituição de ensino. Confira:
Qual o papel de uma avaliação escolar?
Como fazer uma avaliação escolar e melhorar o processo avaliativo?
No que se basear para fazer uma avaliação escolar?
Como analisar os resultados de uma avaliação escolar?
Avaliação escolar online no ensino à distância
Como o Sponte impulsiona a avaliação online
Qual o papel de uma avaliação escolar?
Antigamente, a avaliação escolar era utilizada também como um instrumento de poder do professor sobre os alunos. E as notas, por sua vez, serviam para rotular os estudantes, separando-os entre os “melhores” e “piores” da turma.
Esse tipo de tratamento dado ao processo avaliativo não possui efeito positivo sobre o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.
Atualmente, tem-se um outro olhar sobre tudo isso. A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.
Ainda, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos estudantes”.
Sendo assim, a avaliação mostra as dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a alcançar e a solucionar nos próximos passos.
Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola.
Engana-se também quem pensa que as avaliações se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial para averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo docente está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar sua metodologia.
Baseando-se nos estudos e análises de Bloom (1993), é possível definir as funções da avaliação em:
- Diagnóstica (analítica): realiza um “diagnóstico” sobre a situação de aprendizagem de cada aluno em relação a determinadas competências, habilidades e conhecimentos.
Com ela, é possível mapear os pontos fortes e as dificuldades de cada aluno, permitindo ao professor descobrir a melhor forma de solucionar esses problemas de maneira individual e melhorar suas metodologias aplicadas.
- Formativa (controladora): utiliza diferentes práticas e métodos do processo avaliativo para medir de forma individual e profunda, o que contrapõe-se ao método de avaliação tradicional conteudista, já que esse processo avaliativo ocorre em uma via de mão dupla, em que o professor da feedbacks sobre a situação de aprendizagem do aluno e o aluno da feedbacks sobre os métodos de ensino, dando aos alunos um papel mais ativo no processo de ensino aprendizagem.
Entre os principais meios de avaliação formativa, podemos citar:
- Autoavaliação
- Testes tradicionais
- Simulados
- Seminários
- Debates
- Trabalhos em grupo
- Entre outros
- Somativa (classificatória): avalia quais foram as habilidades, competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao final do processo educacional, avaliando os resultados de aprendizagem de cada aluno.
O diferencial dessa avaliação escolar, em relação às outras existentes, é que ela gera informações de qualidade do processo instrucional e o quanto os objetivos de aprendizagem foram alcançados.
Por fim, conclui-se que todos os tipos de avaliações são fundamentais nos ambientes escolares, principalmente para encontrar onde as metodologias estão acertando e quais são as mudanças necessárias para melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Como fazer uma avaliação escolar?
Neste post já utilizamos a expressão “processo avaliativo”, e isso tem um porquê. O ato de avaliar começa muito antes da elaboração da prova ou atividade.
É preciso, primeiramente, analisar os motivos e o tipo de avaliação utilizada e, consequentemente, definir seus objetivos.
- Por que você está avaliando?
- O que você quer saber?
- Como você vai analisar os resultados para chegar a uma conclusão?
A partir dessas perguntas, o professor pode escolher o método mais adequado para aplicar. Existem diversas metodologias de avaliação:
- Observar os alunos
- Solicitar que eles façam redações sobre determinado tema
- Aplicar provas objetivas
- Avaliação de trabalhos práticos
- Propor debates
- Apresentação de seminários
Essas são apenas algumas propostas de avaliação escolar. De acordo com especialistas da área da educação, é interessante avaliar de diferentes maneiras, pois cada aluno tem diferentes necessidades e dificuldades de aprendizado.
Além disso, a avaliação precisa ser um processo contínuo e sistemático, que vai se ajustando conforme as necessidades aparecem. Sendo assim, é perfeitamente possível e desejável que mais de um método de avaliação apareça no planejamento pedagógico, além da velha prova escrita.
Vale lembrar que os “resultados das avaliações” não se referem apenas às notas das provas. Os registros de acompanhamento escolar também são importantes, pois mostram de forma detalhada o percurso do aluno e das aulas, dessa forma, é possível tirar muitos dados sobre como está indo o processo de ensino.
No que se basear para fazer uma avaliação escolar?
A avaliação escolar só tem sentido se estiver de acordo com o conteúdo ensinado. Tentar avaliar os alunos com conteúdos não vistos foge totalmente da proposta educacional.
Isso parece óbvio, mas as coisas podem se tornar muito confusas se o professor decidir usar um trabalho de pesquisa como fonte principal de nota.
Se o professor quiser aplicar uma avaliação sobre determinado assunto, ele deve promover experiências para que os alunos consigam aprender antes. Da mesma forma, se quer que os alunos façam uma pesquisa, deve ensiná-los como fazê-la e entender que os resultados podem (e provavelmente serão) diferentes dos esperados.
Lembre-se que todos os exames feitos em sala de aula, sejam eles bons ou ruins, servem para que a equipe pedagógica consiga tomar decisões mais precisas quanto à aprendizagem dos alunos e aos métodos de ensino.
🔎 Leia mais: Como a avaliação de aprendizagem ajuda na retenção de alunos.
Se as respostas não atingirem suas expectativas, o professor pode procurar outra forma de desenvolver o conhecimento e explicar os assuntos para que os alunos tenham um melhor desempenho. Como você já sabe, a avaliação é um processo contínuo e deve ser assim para o professor também.
Como analisar os resultados de uma avaliação escolar?
Encarar o resultado das avaliações é sempre um ponto delicado. Quando o assunto for o resultado das provas, é fundamental que os professores devolvam as avaliações para os alunos, para que eles vejam seus erros e acertos.
É direito do aluno ter acesso aos dados sobre seu rendimento: algo extremamente importante para que ele possa se autoavaliar. Isso é essencial para seu crescimento no âmbito escolar e seu amadurecimento enquanto pessoa.
O uso dos resultados e como serão compartilhados, seja pelo professor, pela escola, ou até mesmo pelos pais e responsáveis, pode influenciar negativamente o desempenho do aluno e também sua saúde mental.
Os resultados das avaliações geralmente são utilizados para:
- Motivar a aprender mais e buscar novos métodos de ensino aprendizagem que condizem com a realidade e as necessidades do aluno;
- Castigar, humilhar ou até mesmo excluir o estudante ou tratá-lo diferente pelo erro cometido.
Já dá pra saber qual é a correta não é mesmo?
É por conta disso que os professores devem tomar alguns cuidados na hora da devolução.
A tradicional caneta vermelha pode não ser a melhor estratégia de devolutiva, uma vez que, além de ser uma cor chamativa, está estigmatizada como uma cor de alerta, trazendo a ideia de “perigo” e “errado” (tendo a escola muita responsabilidade sobre essa última interpretação).
Outra forma interessante de contribuir com o resultado da avaliação é devolver a prova com anotações à parte, não em meio às questões. Assim, o aluno saberá todos os pontos a serem melhorados, evitando o constrangimento e a sensação de que “tudo foi um erro” ao ver seu exame rabiscado.
Em casos que precisem de atenção especial, conversar a sós com o aluno é uma solução muito melhor do que expô-lo na frente de toda sua turma. Isso também evita constrangimentos.
Ao lidar com o aluno, seja paciente, empático e cuidadoso. Isso o deixará mais calmo e, consequentemente, ele será mais receptivo ao que você tem a dizer.
Ao comunicar aos pais e responsáveis o resultado do desempenho dos filhos, é importante situá-los dentro desse novo conceito de avaliação. A maioria deles foram educados em um sistema tradicional, com todas as características que falamos antes, e podem ter dificuldade de entender as novas propostas postas em prática hoje em dia, achando que o professor está “passando a mão” na cabeça do aluno pelos erros cometidos ao em vez de corrigi-lo.
Mas não é sobre isso, é sobre dar a oportunidade do estudante entender onde errou e mostrar novas alternativas para que ele possa aprender de maneira eficiente e não se constranger por ter errado.
Avaliação escolar online no ensino à distância
O ensino híbrido e o remoto têm cada vez mais espaço nos ambientes de ensino. Depois do isolamento social pela pandemia, as novas tecnologias se tornaram indispensáveis para o processo educacional. Nesse cenário, a avaliação digital ou avaliação online apareceu como parte integrante do processo.
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Se comparar com as avaliações escolares tradicionais, as avaliações online conseguem abranger mais aspectos do processo de ensino aprendizagem. Além disso, com o uso delas é possível individualizar cada avaliação e analisar o desempenho de cada estudante pelo seu perfil, levando em consideração seus obstáculos e pontos fortes.
Sendo assim, os resultados entregues pelas avaliações online são mais completos e precisos. Com o uso dos dados obtidos, é possível identificar com uma melhor precisão quais são os métodos de ensino que atingem os objetivos pedagógicos e quais são os pontos que precisam melhorar para tornar a aprendizagem de todos os alunos mais eficaz.
Além disso, elas não dificultam o trabalho do professor, mas sim tornam tudo mais fácil e prático. Assim, os docentes passam menos tempo elaborando, aplicando e corrigindo as avaliações.
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Como o Sponte impulsiona a avaliação online
Gerenciar tudo isso pode ser um desafio intimidador para gestores que ainda não possuem experiência com a metodologia. Por isso, o ideal é investir em um software que seja intuitivo e simplifique sua rotina na escola.
Com o uso do software de gestão escolar Sponte na sua instituição, os professores, gestores e demais profissionais terão em mãos uma ferramenta completa que irá ajudá-los a fazer a gestão pedagógica e financeira de maneira completa.
Isso inclui ferramentas como a Sala de Aula Online, que além de facilitar a rotina do professor e do aluno com aulas online dentro do sistema Sponte, organizando e dando agilidade no dia a dia, possui integração total com o sistema de gestão escolar.
Sendo assim, os professores podem disponibilizar tarefas de casa, atividades e até mesmo avaliações online pelo sistema, tudo isso com facilidade e praticidade.
De forma integrada, você terá controle sobre todas as informações e poderá disponibilizá-las conforme desejar. O Portal do Aluno facilita esse processo para estudantes e professores.
O Sponte oferece também ferramentas automatizadas de cobrança, ajudando nas atividades do departamento financeiro.
Conte com o Sponte para organizar e manter um plano educacional efetivo. Ele se adapta à sua realidade. Não importa se você tem um método de avaliação por notas ou por conceitos, o programa tem funções que automatizam todos os processos da gestão de ensino e, com isso, você tem mais tempo para se concentrar em melhorar sua instituição de ensino.
Um novo olhar sobre o conceito de avaliação se faz muito necessário hoje em dia, sobretudo em um momento em que a educação se desdobra e aparece em cada instituição com uma nova roupagem, com metodologias diferentes.
E na sua escola, qual método avaliativo é mais utilizado? Quais resultados são obtidos por meio deles? Conte para a gente nos comentários!
Carla Helena Lange
Líder de Marketing