Captação é uma tarefa essencial para qualquer instituição de ensino. Se sua instituição conta com um baixo número de alunos fidelizados ou até mesmo necessita aumentar o número total, a captação é o desafio de sua escola e é nela que você deve concentrar seus esforços. Existem vários métodos que dão conta de alcançar resultados satisfatórios quando o assunto é captação de novos alunos. Um dos mais eficazes e, muitas das vezes esquecidos, é oferecer bolsas de estudo. Pensando nisso, a Sponte traz, neste artigo, algumas dicas e informações de como utilizar a oferta de bolsas de estudo como estratégia para a
captação de alunos e, consequentemente, para o crescimento de sua instituição de ensino. Confira!
Ofereça bolsas por desempenho
O oferecimento de bolsas de acordo com o desempenho é estratégia muito usada em escolas e instituições de ensino superior que buscam um maior número de alunos. Para isso, as instituições de ensino promovem provas que determinam, a partir do desempenho dos futuros estudantes, qual será a porcentagem de desconto que conseguirão na matrícula e na mensalidade. Oferecer bolsas integrais, brindes, promoções e outros artifícios também são boas estratégias para atrair a atenção de seus futuros alunos. Outra forma de oferecer bolsas de estudo por mérito é buscar os pais inadimplentes de alunos com bom rendimento escolar e oferecer acordos e descontos na mensalidade. Assim, a instituição diminui a taxa de inadimplência, ao mesmo tempo que retém os alunos que rendem bons frutos. Mas lembre-se que oferecer bolsas só é eficaz quando os valores oferecidos estão devidamente planejados e calculados pela instituição, pois, assim, a escola não terá prejuízo.Mostre o porquê de estudar em sua instituição
Além de oferecer a bolsa e contar com o interesse dos futuros estudantes, sua instituição deve mostrar a todos os pretendentes os motivos pelos quais eles devem escolher aquela escola ou aquele curso para sua formação. O ambiente, os profissionais capacitados, a infraestrutura, os métodos de ensino, a importância da instituição em seu contexto, a inovação, entre outros fatores, são exemplos de motivos que devem ser ressaltados no processo de captação de alunos. Quando a instituição mostra o seu diferencial, além de captar o interesse dos estudantes, ela se posiciona, de forma efetiva, como importante organização do ramo educacional e fortalece sua marca.Seja uma instituição mais inclusiva
Atualmente, a inclusão vem sendo pauta estratégica de muitas empresas, dos mais diferentes ramos e áreas. Devido às constantes discussões a respeito das questões sociais, as organizações estão adotando cada vez mais um discurso inclusivo. Oferecer bolsas de estudos para alunos menos favorecidos economicamente é muito benéfico para sua instituição de ensino, já que, ao invés de excluir uma parte significativa do seu público, ela mostra que está ciente da necessidade da inclusão e que está trabalhando para o cenário social mudar. Esse tipo de atitude faz com que a marca ganhe boa visibilidade e adquira maior número de alunos, além de possibilitar que a escola se posicione melhor nos rankings que medem a qualidade das instituições de ensino. A Sponte trabalha para que você possa se concentrar naquilo em que é especialista: o cuidado e a aprendizagem dos alunos. Conte sempre com o Sponte, o seu software de gestão educacional!Carla Helena Lange
Líder de Marketing