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Metodologia Pikler na escola: entenda como funciona essa abordagem

4 min de leitura

Os princípios da metodologia Pikler envolvem dar autonomia para a criança e estimular seu desenvolvimento independente.

Os princípios da metodologia Pikler envolvem dar autonomia para a criança e estimular seu desenvolvimento independente.


A metodologia Pikler se destaca como uma das principais abordagens pedagógicas alternativas, dando uma atenção toda especial para a formação de crianças nos primeiros anos de vida.

De fato, o desenvolvimento infantil com Pikler é focado na primeira infância, principalmente até os três anos de idade. A metodologia se propõe a oferecer aos aluninhos uma base saudável, com autonomia e afetividade, nesta fase tão importante para seu crescimento.

Afinal, este é um período fundamental da formação humana. É quando uma nova pessoa começa a compreender e interagir com o mundo, e seu cérebro passa por um desenvolvimento acelerado. Ela começa a pensar, a se comunicar e a lidar com as próprias emoções.

Nesse contexto, uma formação adequada — como a proposta pela metodologia Pikler — é incrivelmente importante para o crescimento com saúde e bem-estar.

Continue a leitura e entenda como funciona essa abordagem pedagógica:

O que é a metodologia Pikler

Como vimos, a metodologia Pikler é uma abordagem pedagógica focada nos primeiros anos da criança. Mas ela não é a única. A metodologia Reggio Emilia, por exemplo, tem um foco grande na primeira infância. Já a Montessori tem uma área inteira de sua composição que envolve crianças de 0 a 6 anos.

Já falamos sobre essas duas metodologias e você pode conferir aqui:

Mas, para este artigo, vamos mostrar o que diferencia a metodologia Pikler, quais são seus princípios  e o que a faz ser destaque para essa faixa etária.

Na prática, a abordagem parte do princípio de que as crianças são capazes de desenvolver suas próprias capacidades motoras e cognitivas — que são os principais focos do desenvolvimento nessa etapa da vida.

Para isso, ela propõe permitir que as crianças explorem e brinquem com autonomia, recebendo estímulos, mas com o mínimo de interferência dos adultos. 

O desenvolvimento dessas habilidades deve ser progressivo, com uma curva de complexidade crescente. No entanto, ele não tem um prazo específico e deve obedecer o tempo de cada criança, para que ela possa explorar livremente seu potencial.

Para tanto, a metodologia também valoriza o estabelecimento de um vínculo saudável com os alunos, e pode ser aplicada não apenas na escola, mas também pelos pais, na rotina das crianças.

🔎 Leia mais: Como aproximar família e escola com uma comunicação eficaz na gestão escolar?

O surgimento da abordagem pedagógica

A metodologia Pikler surgiu das observações e experiências da pediatra Emmi Pikler, um dos principais nomes da educação infantil mundial. E sua biografia é fundamental para entender a história da abordagem pedagógica que leva seu nome.

O nome de solteira de Emmi Pikler é Emilie Madeleine Reiche. Filha de um artesão e uma professora, ela nasceu na Áustria em 1902, mas mudou-se para Budapeste, capital da Hungria, aos 6 anos.

Emmi tornou-se uma médica muito conhecida e casou-se com o matemático e professor György Pikler. Quando teve a primeira filha, Anna, o casal buscou educá-la com os princípios que, mais tarde, se tornaram a base da metodologia Pikler: a autonomia e o respeito ao tempo da criança.

Mas a invasão nazista da Hungria na Segunda Guerra Mundial mudou o cenário para a família Pikler. György foi preso em 1936, e permaneceu como prisioneiro político até 1945, e a própria Emmi atuou com firmeza para salvar estudantes judeus na capital. 

Ao fim da guerra, em uma Budapeste devastada, Emmi Pikler fundou o orfanato Lóczy, que acolheu crianças que não tinham quem cuidasse delas. E lá, aplicou os mesmos princípios de afetividade e autonomia com que criou Anna — e trabalhou para desenvolvê-los ainda mais. 

metodologia-Pikler

Em 1972, um estudo patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que as crianças que cresceram no Lóczy tiveram resultados mais positivos do que era comum em orfanatos da época, com bom desenvolvimento não apenas motor e cognitivo, mas também emocional.

Emmi continuou estudando e publicando ideias sobre o desenvolvimento infantil até sua morte, em 1984, e suas experiências seguem influenciando o mundo até hoje. 

Os princípios da metodologia Pikler

Por anos, diversos estudiosos, pedagogos e pediatras têm apresentado princípios para que as escolas possam contar com um desenvolvimento infantil com Pikler. Todos esses estudos e artigos partem das ideias de Emmi Pikler e criam um caminho a ser seguido.

Mas esses princípios podem ser resumidos, basicamente, em três pilares relatados por Anna Tardos, presidente da Associação Pikler-Lóczy na Hungria e filha de Emmi Pikler, em seu artigo Apresentando a abordagem de desenvolvimento pikleriana: história e princípios.

Os princípios da metodologia Pikler, apontados por Anna, são:

1. Completa liberdade de movimento para a criança

O elemento mais conhecido e inovador da metodologia Pikler foi a descoberta de que o desenvolvimento motor da criança pode ser facilitado pela sua própria iniciativa. 

Emmi Pikler guiava os pais a deixarem os bebês começarem seus próprios movimentos e determinarem o passo de seu desenvolvimento motor, diferente das práticas tradicionais.

2. Cuidado diplomático e respeitoso no relacionamento entre a criança e o adulto que cuida dela 

Este é o princípio da afetividade. Emmi Pikler ensina a criar, desde o primeiro dia, um relacionamento respeitoso com o bebê, nos gestos, na fala e na atenção. 

Ela criou uma “cultura” de formas de tocar, pegar e segurar o bebê nos braços, como prestar atenção nele, como responder aos seus sinais. E o resultado final é a criação de um espaço psicológico que otimiza o desenvolvimento da criança.

3. Rotina de cuidados no ambiente escolar

Emmi Pikler propõe deixar de lado práticas padrão de instituições de ensino e aplicar experiências familiares na educação. 

Para isso, cria-se um ambiente voltado a permitir que os bebês cresçam para ser crianças saudáveis, curiosas e ativas, com autoconfiança e confiança nos adultos, além de um sentimento de pertencimento.

🔎 Leia mais: A importância da rotina na Educação Infantil.

Desenvolvimento infantil com Pikler: quais as vantagens dessa abordagem?

As vantagens da Pikler envolvem benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, que estão, inclusive, relacionados aos objetivos da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Por meio das práticas de afeto e autonomia no ambiente escolar Pikler, as crianças passam a desenvolver uma sensação de identidade, autoestima e confiança.

Além disso, essas práticas potencializam também a criatividade, a independência e a capacidade de resolver problemas dos alunos.

Para completar, o ambiente escolar Pikler também ajuda as crianças a terem segurança emocional e autoconfiança.

🔎 Leia mais: Quais são as competências socioemocionais importantes para desenvolver na escola?

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Como aplicar Pikler na escola?

Atualmente, há no Brasil uma rede de educadores unidos no objetivo de aplicar a medotologia Pikler na escola brasileira. É a Rede Pikler Brasil, fundada em 2012, durante o Simpósio Internacional da Red Pikler Nuestra America. Em seu site, eles se apresentam desta forma:

A Rede Pikler Brasil tem como objetivo reunir profissionais das mais diversas áreas que se ocupam da Primeira Infância brasileira e que assumiram o desafio de trazer os conhecimentos e a prática da Abordagem para nossa realidade cultural tão rica, diversa e complexa.

O site pode ser acessado por este link: Rede Pikler Brasil. O grupo oferta uma biblioteca repleta de artigos sobre a metodologia, além de cursos, eventos, vídeos, livros e muito mais. Há, inclusive, um espaço para se tornar membro da Rede. Esse é um passo importante para aplicar Pikler na escola.

Mas, mesmo fora da rede, há algumas práticas que podem ser adotadas pela sua instituição de ensino. 

A principal delas é dar espaço para as crianças se moverem livremente na escola, em espaços seguros, agradáveis e acolhedores. Elas devem ser capazes de desenvolver suas habilidades por conta própria.

🔎 Leia mais: Como aumentar a segurança no ambiente escolar e cuidar do bem-estar dos alunos?

Além disso, uma escola que adere aos princípios da metodologia Pikler deve praticar o afeto no ambiente escolar e ter rotinas que dão autonomia e protagonismo aos alunos.

🔎 Leia mais: Aluno protagonista: 12 passos para desenvolver esse conceito em sua escola.

Vale lembrar que a metodologia é pensada para bebês de zero a três anos. Mas os princípios de autonomia e afeto podem ser aplicados também em outros contextos escolares — desde que passem por uma adequação e estejam presentes no planejamento pedagógico.

A importância da formação dos professores

Por fim, a dica mais importante para aplicar metodologias educacionais alternativas — como a Pikler — é: ofereça formação continuada a seus professores. Só assim os educadores podem aprender essas práticas de maneira plena, e aplicá-las na escola.

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Mestra em Letras: Linguagem, Cultura e Sociedade, com ênfase em Literatura, Sociedade e Interartes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Comunicação e Marketing, Liderança e Gestão de Pessoas e em Recursos Humanos. Licenciada em Letras - Português e Inglês e em Pedagogia. Possui experiência na área de educação nos seguintes níveis: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Também já atuou no mercado editorial e como autora de materiais didáticos da área de linguagens. Atualmente, é líder do setor de marketing da Sponte, vertical de Educação da Linx, empresa do grupo Stone Co.

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